cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Competição Melhor Solução de Cliente - Divulgação

claudia_wada
Advisor
Advisor
0 Kudos

Oi Pessoal,

Gostaria de divulgar a competição da Melhor Solução de Cliente que está sendo realizada pela SAP.

Maiores detalhes abaixo ou no site https://ideas.sap.com/MelhorSolucaoCliente

Obrigada

--------------------

Durante o SAP Latin America Localization Summit 2013, teremos pela primeira vez a competição “Melhor Solução de Cliente”. Nessa competição, você poderá mostrar uma solução SAP desenvolvida na sua empresa que ajudou a otimizar seus processos e que você acredita que poderá otimizar também outras empresas.

Qual o prêmio? A melhor solução escolhida pelo público será incorporada ao standard da SAP, em votação a ser feita pelos clientes da SAP durante o SAP Latin America Localization Summit.

Estamos buscando soluções desenvolvidas por clientes para a área de ERP Brasil (localização de SD, MM, NF-e), que contemplem funcionalidades ainda não cobertas por produtos da SAP para o Brasil

Programação

10/10 a 20/11

Período de inscrições

21/11 a 24/11

Avaliação das soluções (com possíveis sessões remotas com participantes)

25/11

Divulgação dos finalistas da competição

26/11 a 29/11

Preparação da apresentação dos finalistas com suporte da SAP

02/12 a 03/12

Competição durante o SAP Localization Summit no SAP Labs Latin America

Regulamento

A solução deve atender os seguintes critérios mínimos para ser aceita na competição:

  • Trazer valor de negócio para clientes brasileiros no contexto do ERP Brasil, que engloba a localização brasileira dos módulos de MM, SD e NF-e (excluindo-se GRC);
  • A solução deve usar somente tecnologias da SAP;
  • A solução já deve estar em produtivo;


A empresa participante da competição deverá:

  • Ter assinado o Feedback Agreement (FBA)
  • Indicar no formulário de inscrição duas pessoas como ponto de contato;
  • Participar de uma sessão remota com a SAP, caso seja necessário, entre os dias 07/11 e 19/11;
  • Comprometer-se a em apresentar a solução de forma presencial durante o SAP Latin America Localization Summit, caso seja escolhida como finalista;

Para definição dos finalistas, a SAP analisará todas as candidaturas considerando os critérios mencionados acima, além de critérios internos tais como complexidade da solução e esforço de desenvolvimento.

Caso sua empresa não possua o Feedback Agreement assinado, a SAP entrará em contato com você para assiná-lo assim que sua inscrição for efetuada. Soluções de clientes que não tenham assinado o Feedback Agreement até o dia 25/11 serão desconsideradas.

Inscrições

Para inscrever uma solução, acesse o SAP Idea Place até o dia 06 de novembro e inclua uma nova solução na seção Brasil - Melhor Solução de Cliente: https://ideas.sap.com/MelhorSolucaoCliente


Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Acho que a melhor maneira de divulgar isso seria por um blog.

claudia_wada
Advisor
Advisor
0 Kudos

Lesson learned

Answers (8)

Answers (8)

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

E ai, quem venceu?

Former Member
0 Kudos

O vencedor foi... "Otimizador de cálculo de preço de compra" - Proposta por: FH Consultoria Empresarial LTDA

former_member214163
Participant
0 Kudos

Eduardo, sabe se a SAP já incorporou esta solução no standard?

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

2 meses depois da competicao?! Dificil hein... Eu chuto que em menos de 6 meses nao rola.

former_member214163
Participant
0 Kudos

Eduardo, sabe se a SAP já incorporou esta solução no standard?

Former Member
0 Kudos

Oi Luiz.

Não sei. Até onde eu sei ainda não foi incorporada.

@Claudia.wada você pode ajudar?

Abraço

Eduardo Chagas

claudia_wada
Advisor
Advisor
0 Kudos

Ainda não, se eu tiver alguma novidade, aviso aqui.

Abraços

Former Member
0 Kudos

Divulgada a lista dos finalistas...

https://ideas.sap.com/ct/ct_a_view_blog.bix?c=58DE2BA6-CEFC-48D1-9CF7-6A278FC61345&bID=33C24C9C-D560...

FCI tá com tudo! rsrsrs

Parabéns a todos que participaram! Principalmente aos finalistas! 

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

Sera interessante ver as 2 solucoes FCI competindo diretamente.

Num pequeno off topic, o hackaton que eu mencionei como exemplo de premio bacana foi um fiasco (pra nao dizer fraude).

Former Member
0 Kudos

Deve ter muita gente anciosa pra ver a solução de FCI! O que tem de gente ficando careca ou fazendo tudo manual... é grande!

Former Member
0 Kudos

Bacana isso, Cláudia.

Parabéns à SAP pela iniciativa.

Abraço.

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Por um acaso, valeria implementação de um "Enhancement Point" para a solução do DDA?

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Daniel, tudo bem?

Acho que vale sim. Confirma ?

Abs

claudia_wada
Advisor
Advisor
0 Kudos

Oi Daniel,

Infelizmente não se aplica, pois é específico de FI

Abraços

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Deveriam estender o escopo do programa, então.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Olá Claudia, ótima ideia!

Não achei resposta para essa dúvida: somente os clientes podem cadastrar soluções?

E as soluções feitas por consultorias / consultores freelancer, e que foram aplicadas em mais de um cliente, como podem ser submetidas?

Obrigado,

Eduardo Hartmann

claudia_wada
Advisor
Advisor
0 Kudos

Oi Eduardo,

Se a consultoria / freelancer estiver representando o cliente com prévia autorização e desde que o cliente detenha o direito do código, não tem problema.

Só ressaltando, a ideia de incorporar ao standard não significa que a SAP irá pagar ou efetuar qualquer tipo de transação monetária pelo código. O cliente teria o benefício de ter a solução incorporada ao standard, deixando de pagar manutenção pelo código Z.

Também importante lembrar que o cliente deve assinar o document feedback agreement.

Abraços

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Beleza!

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

Acho que a iniciativa a principio eh boa, mas...

Claudia Wada wrote:

O cliente teria o benefício de ter a solução incorporada ao standard, deixando de pagar manutenção pelo código Z.

Dai o mesmo cliente que desenvolveu a solucao precisa de uma alteracao, mas nao pode fazer. Entao o cliente abre chamado no suporte, que demora 3+ semanas pra responder e diz que esta "fora de escopo" da solucao.

Cheers,

Custodio

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Custodio, tudo bem?

Lembrando que é uma solução de cliente que atende um requerimento legal, então se a SAP incorpora no standard, isso significa que vamos garantir a manutenção e o atendimento da legislação. Além disso, a SAP só faz solução de mercado (fora o custom development), então se uma alteração/melhoria for relevante para todas ou a maioria as empresas, a SAP vai fazer sim.

E como sempre, sugestão de melhoria não deve ser reportada para a SAP via chamado, e sim via ASUG, Idea place, Fórum SCN, etc.

Além disso, ninguém é obrigado a candidatar uma solução, especial se quer ter liberdade de alteração da mesma.

Abs

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

Ola Bruno,

Obrigado pela resposta. Voce tem razao, evoquei o canal errado para alteracao. Tambem tem razao em dizer que ninguem eh obrigado a participar. Nao muda o fato de que, se a solucao for incorporada ao standard, o cliente precisara esperar meses pra ter uma solicitacao atendida, SE for atendida.

Realmente, os clientes devem pensar muito bem se querem participar dessa competicao.

Abraco e boa sorte a SAP e aos clientes na competicao.

Custodio

PS: nao pude deixar de pensar que, em que pese a diferenca entre a natureza das competicoes, <<EDITADO PELA MODERAÇÃO>> sim eh um premio interessante

Message was edited by: Henrique Pinto

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Custodio,

<moderator>

Editei sua resposta para remover o link que fazia referência/propaganda a uma solução não-SAP, pois ela fere as Regras de Engajamento do SCN. Se deseja falar sobre o programa em questão, você pode descrevê-lo no corpo da mensagem, explicando o porquê de achar que ele é relevante.

</moderator>

<IMHO>

Não tiro sua razão, porém você está olhando para essa questão sob uma ótica de desenvolvedor. Para um desenvolvedor, é de fato um saco ter que esperar semanas pra SAP entregar algo que ele resolveria em menos de 16 horas codificando.

Eu entendo esse aspecto. Porém consigo entender também o lado das empresas que pagam os 22% de manutenção da SAP e ainda assim tem que manter uma grande estrutura de suporte interna devido aos seus Zs. Pensando sob a ótica de um gestor de TI de uma grande empresa, qualquer iniciativa que visa reduzir a quantidade de Zs na empresa e, por conseguinte, o seu custo interno de manutenção, é vista com muitos bons olhos, pois suporte é custo. Esse mesmo dinheiro poderia estar sendo investido em novos projetos. Em outras palavras, em vez de você passar 16 horas codificando a manutenção do código Z existente, você poderia estar codificando um novo processo de negócio que o standard não atende e que vai possibilitar à empresa trazer novos negócios e clientes (ou seja, você passa a ser gerador de receita e não custo).

Essa é a visão da TI estratégica que os CIOs estão cada vez mais buscando. Uma TI pró-ativa e possibilitadora de novos negócios e não uma TI reativa e que é apenas custo.

</IMHO>


Abraços,

Henrique.

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

Grande Henrique!

Obrigado pela sua resposta. Tambem entendo o ponto de vista do gestor, mas voce se engana ao deduzir que estou falando exclusivamente do ponto de vista do desenvolvedor.

Alias, do ponto do vista do desenvolvedor, eu tambem quero eh muito menos suporte! Nao conheco um desenvolvedor (pelo menos nao um BOM desenvolvedor) que goste de suporte. Quero ocupar meu tempo com coisas interessantes.

Mas do ponto de vista do usuario, e nao vamos esquecer que tudo o que fazemso eh para o usuario, quao frustrante eh ter que esperar 2 meses por uma solucao ao inves de 2 dias? Alem disso, o custo dessa espera pode ser muito maior para o negocio, ja que pode causar prejuizos. O tal do "o barato sai caro".

Ha ainda o ponto de vista da equipe de treinamento, que pode ter que suspender um treinamento por semanas ou fazer com material obsoleto, porque a alteracao (ou melhoria ou o que seja) esta parada no suporte da SAP. E claro, ha outros pontos de vista a ser considerados.

Por isso que disse na minha primeira resposta que achava a iniciativa "a principio boa," e na ultima que "os clientes devem pensar muito bem se querem realmente fazer parte disso".

Quanto ao link editado, acho relevante porque a propria Claudia mencionou compensacao monetaria (no caso, a provavel inexistencia de uma), e quis fazer um contraponto com um concorrente que esta dando um singelo premio de USD 1.000.000,00 (nao se percam nos zeros, eh um milhao de dolares mesmo) ao vencedor de sua hackaton (competicao mais parecido com o Innojam, mas ainda assim acho relevante).

Abraco,

Custodio

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Concordo completamente com a visão do usuário. Por isso mesmo que foi bom ser lembrado que o escopo do programa são soluções que atendam a obrigatoriedades legais, que a SAP entrega costuma entregar antes do prazo legal (vou dizer costuma para ser mais conservador). Caso isso não seja atendido, é um problema grave que a SAP tem que atender.

Anyway, me parece que sua reclamação não é do programa em si, mas do desenvolvimento/suporte da SAP em geral, que é lento para entregar funcionalidades. Tendo vivido do outro lado, eu compreendo (não estou dizendo que concordo) com a complexidade de quality gates, validações e processos de produtização que qualquer funcionalidade entregue pela SAP atravessa (principalmente as entregues via SP). Para atendimento da necessidade de um cliente, pode parecer um overkill, mas quando se considera uma entrega global para atender a milhares de clientes, passa a fazer algum sentido.


Enfim, não adianta ficar aqui discutindo o sexo dos anjos. Dizer que a SAP é lenta nas suas entregas, assim como descrever as razões de sê-lo, é chover no molhado.


Abraços,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá

Este é um assunto que dá muito "pano pra manga"... cada um tem o seu ponto de vista! E, todos tem liberdade pra tal. Não vou colocar meu ponto de vista aqui pois iremos longe e não creio que esse seja o meio apropriado.

O que eu gostaria de chamar a atenção é que a SAP vem buscando ao longo dos últimos 5 anos estar muito mais próxima dos clientes; procurando entender os diversos processos do clientes, necessidades, etc. e assim entregar soluções que agreguem mais valor e reduzam o TCO.

Digo isso por experiência própria (como cliente)! E, a SAP tem diversos canais... seu executivo de conta é um! Os gerentes de localização de produto, este fórum, reuniões da ASUG, ideaplace, sap mentors, etc.

E, pergunto... quantos deste fórum utilizam estes canais? Vou dar dois exemplos simples e muito próximo de todos...

- Enquetes/Pesquisas aqui no forum! Quantos responderam a pesquisa sobre  emissão de NFC-e e sobre o layout de NF-e 3.1 e? Neste último tivemos um recorde... 38 responderam! Ainda assim... um número muito baixo considerando a quantidade de clientes e participantes deste fórum.

- IdeaPlace - Não vou nem falar do número de ideias... (acredito que existem muitas oportunidades de melhorias mas por falta de tempo ou outro motivo as pessoas não cadastram no site) mas veja o número de votos! São pouquissimas pessoas que votam seja a favor ou contra! E, fica a pergunta... as ideias colocadas lá agregam ou não agrega valor para o usuário/cliente da SAP?

Então, valorizo toda e qualquer iniciativa no sentindo de estarmos (como clientes) mais próximos da SAP, termos nossa necessidades cobertas pelo standard, participarmos efetivamente da evolução dos produtos...

Ou seja, precisamos também fazer a nossa parte como clientes/usuários/desenvolvedores/consultores.

Abraço

Eduardo Chagas

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

Sim, o programa eh interessante, nao eh isso que estou criticando. Estou questionando o "premio". A critica ao suporte foi consequencia de eu achar que esse "premio" nao eh muito atrativo.

Apesar que fiquei na duvida agora quanto ao escopo:

Henrique Pinto wrote:

foi bom ser lembrado que o escopo do programa são soluções que atendam a obrigatoriedades legais, que a SAP entrega costuma entregar antes do prazo legal (vou dizer costuma para ser mais conservador).

Se o escopo sao solucao que a SAP tem obrigacao de entregar, porque os clientes vao desenvolver algo? Enfim, devo estar entendendo errado.

Abraco,

Custodio

PS: Acho que comentei contigo durante o TechEd o que estamos passando aqui no projeto em relacao ao suporte ne? Se nao comentei, te falo em outra oportunidade.

custodio_deoliveira
Active Contributor
0 Kudos

Ola Eduardo,

Obrigado pela resposta, mas devo dizer que voce esta rezando o padre nosso pro vigario.

Sim, a SAP esta se aproximando mais, nao so dos clientes mas dos desenvolvedores tambem, e esta de parabens por isso (apesar de ter um longo caminho ainda). Alias, desses canais que voce citou, acredito que apenas o Ideas Place tem menos de 5 anos.

Sim, pouca gente usa todos esses canais, e muitos nao usam adequadamente (eu mesmo evoquei um canal errado no meu primeiro comentario, apesar que felizmente trabalho com gente qualificada que quando foi preciso acionou os canais corretos).

Sim, precisamos fazer nossa parte tambem, apesar que alguem poderia argumentar que pelo preco pago para a SAP eles tem mais eh que ler nossas mentes e entregar tudo perfeito Alias, "fazer nossa parte" inclui criticar quando necessario

Sim, ter a solucao no standard diminui o TCO. Claro, se a solucao standard for boa o suficiente e realmente atender nossas necessidades, mas ai entra o "fazer a nossa parte, colaborar na evolucao do produto", entao, voce esta certo.

Abraco,

Custodio

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao lembro de termos conversado sobre seus problemas de suporte, não.

Recomendo acionar o TQM do cliente em questão, geralmente conseguem acelerar os meandros de suporte.

Quanto à questão do escopo, você como ABAP deve saber melhor que eu que a SAP nunca atendeu 100% dos requerimentos legais "out of the box". Uma vez que ela se presta a fazê-lo (como no caso dos SPEDs, NF-e e, agora, para o case vencedor desse programa), ela tem a obrigatoriedade de entregar as mudancas legais no prazo, porém para todas as obrigatoriedades "fora de escopo" (exemplo, obrigatoriedades estaduais fora do Estado de São Paulo, ou requerimentos legais que ainda não são obrigatório a 100% dos clientes, mas opção, como o DDA) a SAP não se obriga a entregar as funcionalidades dentro de prazo legal.

Abs,

Henrique.

former_member202471
Participant
0 Kudos

Excelente ideia!

Former Member
0 Kudos

Muito bom!

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Que irado !!! muito bom.

Para PI fica dificil concorrer com os controles do GRC rsrsrs...agora para os outros modulos.. devem ter várias soluções interessantes

former_member184473
Active Contributor
0 Kudos

Ótima iniciativa!