cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Pedido de Compra (PN Unico) x Recebimento (Multiplos PN) - Consolidados

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Amigos boa tarde,

Qual a alternativa sugerida pelos experts de plantao para a seguinte situação:

Tenho um PN(fornecedor) para qual emito pedidos de compras de determinada linha de produtos, porem o faturamento de entrega é efetuado por filiais diferentes deste fornecedor.

Existe alguma forma de buscar de o pedido original do fornecedor "A" para recebimento no fornecedor "B" realizando as devidas baixas no pedido original?

Abraço.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Boa Tarde Wagner, infelizmente nas versões atuais do SAP Business One (até 9.0 pl 7) não há recurso standard, para realizar um recebimento de mercadorias no fornecedor "B" de um pedido de compras criado para o fornecedor "A".

 

---

 

Existe no cadastro do PN aba contabilidade, as opções para consolidar entregas ou consolidar pagamentos.

 

No caso de consolidação de entregas, é possível juntar na nota fiscal de entrada do fornecedor "A", as entregas feitas pelos fornecedores "B" e "C".

 

No caso de consolidação de pagamentos, notas de entrada registradas para os fornecedores "B" e "C" geram contas a pagar no fornecedor "A".

 

Abaixo o trecho do help do SAP Business One que trata da consolidação mencionada:

 

http://help.sap.com/saphelp_sbo900/helpdata/PT/5a/0b3bd498b5429ea5c1886e110ff96e/content.htm

 

PN de consolidação:

Podem existir casos em que você necessite/deseje consolidar os negócios realizados com vários parceiros de negócios para um determinado parceiro de negócios.

 

Exemplo:

 

Você tem um cliente que é uma cadeia de lojas. Cada filial constitui um parceiro de negócios diferente com o qual você está relacionado (recepção de pedidos, emissão de entregas, etc.), mas os pagamentos das mercadorias que você entrega às diferentes filiais são recebidos pelo escritório principal da cadeia de lojas. Neste cenário, o parceiro de negócios de consolidação é o cadastro do parceiro de negócios que representa o escritório principal, e o método de consolidação será Consolidação de pagamento. Como resultado, as notas fiscais de saída que você emite para as diferentes filiais serão atribuídas ao parceiro de negócios do escritório principal para pagar.

 

Especifique aqui o parceiro de negócios para consolidar as transações deste parceiro de negócios.

  

Consolidação de pagamento:

Selecione a opção para exibir notas fiscais dos parceiros de negócio ligados ao mesmo parceiro de negócios de consolidação na janela Contas a receber ou Contas a pagar.

Quando a sede efetuar o pagamento de todas as notas fiscais enviadas para suas filiais. Em um documento de pagamento específico, você pode selecionar o parceiro de negócios da filial diretamente.

  

Consolidação de entregas:

Selecione esta opção para exibir entregas de parceiros de negócios que estão ligadas ao mesmo parceiro de negócios de consolidação na janela Nota fiscal.

Quando a sede for faturada para todas as entregas expedidas a suas filiais. Em um Documento de nota fiscal, você pode selecionar o parceiro de negócios da filial diretamente.

  

Att,

Rodrigo da Costa Feula

Former Member
0 Kudos

Oi Wagner,

Passamos pelo mesmo problema aqui, e a forma que encontramos para minimizar o problema foi perguntar para o fornecedor por qual filial ele enviará o produto, na hora do fechamento do pedido de compra, e alterar o mesmo com o cnpj correto. Conforme informações do pessoal de Compras, o fornecedor pode fazer isto tranquilamente. Desta forma não atrapalha o pessoal na hora do recebimento.

Att,

Danielle Giupponi Pinheiro

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Obrigado Rodrigo,

è isso mesmo, fiz e refiz inumeros testes na esperanca de encontrar um caminho para tal.

De qualquer forma, valeu a informação. Sucesso!

maicon_mendesmacedo
Participant
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Tenho uma dúvida:

A equipe de compras da nossa empresa, passa pelo mesmo dilema Wagner. Infelizmente, a opção de dialogar com o fornecedor não resolve nosso caso, pois temos um lead time apertado (trabalhamos com JIT).

Li a sua resposta e penso que, a opção de "Consolidação de entregas", seja o que precisamos, contudo gostaria de explicar o nosso caso e confirma a viabilidade deste recurso.

# Nós compramos da empresa "X". Ela faz parte de uma rede espalhada pela região que possui mais 4 lojas com CPNJ diferente. Nós sempre pedimos para a empresa "X" (ela é o foco das negociações), contudo, quando ela não tem o item em estoque, ela pede para a empresa "Y" enviar o item já faturado. Ou seja, o item chega, mas em outro CNPJ (outro cadastro de PN), assim temos que cancelar o pedido e abrir um novo para entrar a NF.

Rodrigo, por favor, me diga: se utilizar a opção "Consolidação de entrega", nós conseguiremos receber o itens de um PN em outro (conforme consolidação no cadastro do PN)?

Se sim, como ficam os lançamentos contábeis?

Desde já agradeço sua atenção.

Um forte abraço.

Att,

Maicon Macedo

IT Analyst - GDBR

SAP B1 9.1 PL10 + BrOne 3.6.173 + T1 1.21.13.20 PL39

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Boa noite Maicon, desculpe pela demora, mas as demandas estão altas.

Fiz dois prints que talvez te ajudem a entender.

No primeiro print, podemos visualizar que:

1. O Fornecedor A, consolida seus recebimentos (Entregas) no Fornecedor X

2. O Fornecedor B, consolida seus recebimentos (Entregas) no Fornecedor X

3. O Fornecedor C, consolida sues recebimentos (Entregas) no Fornecedor X

4. O Fornecedor X, não possui nenhum tipo de consolidação

No próximo print, é possível ver um mapa de relações, onde:

1. O "Pedido de compra" 69 do Fornecedor A, foi recebido no "Recebimento" 68 no Fornecedor A, que foi consolidado na "Nota Fiscal de Entrada" 71 do Fornecedor X.

2. O "Pedido de compra" 70 do Fornecedor B, foi recebido na "Recebimento" 69 no Fornecedor B, que foi consolidado na "Nota Fiscal de Entrada" 71 do Fornecedor X

3. O "Recebimento" 70 do Fornecedor C, foi consolidado na "Nota Fiscal de Entrada" 71 do Fornecedor X

4. O "Recebimento" 71 do Fornecedor X, foi consolidados com os demais recebimentos em nome de outros Fornecedores (A, B e C) na "Nota Fiscal de Entrada" 71 que está em nome do Fornecedor X.


Enfim, não sei se resolve a sua necessidade Maicon, mas isto é o que pode ser feito com a funcionalidade de "Consolidação de entregas" disponível no cadastro de PN.

Espero ter colaborado.

Abraços,

Rodrigo da Costa Feula

2

Answers (1)

Answers (1)

maicon_mendesmacedo
Participant
0 Kudos

Boa tarde Rodrigo.

Perfeito. Agora entendi como funciona.

Apliquei da seguinte maneira:

1 - Compras emite o pedido de compra

2 - Quando a NF chega para entrada, ele checa o PN, se o PN é diferente ela vai no cadastro do PN do pedido e consolida a entrega com o PN da NF.

3 - Então ela gera o recebimento no PN do pedido

4 - O pessoal do faturamento copia o recebimento para NF utilizando o PN da NF, que foi consolidado com o PN do pedido.

5 - Processo concluído. Histórico mantido.

Muito obrigado pelo suporte.

Forte abraço.