cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Controle de Remessas e Retornos

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde pessoal,

Alguém poderia apresentar uma ideia legal pra controlar remessas e retornos no SAP?

Eu gostaria de conseguir fazer o seguinte.

1) Recebo uma remessa de demonstração - essa nota não gera financeiro (somente imposto).

2) Quando devolver, eu consulto a remessa e copio para "Dev.Nota Fiscal Entrada" e devolvo ela.

3) Com isso, consigo ver no mapa de relações que a entrada houve uma devolução.

Problema

- Somente imposto entra fechada, não consigo copiar para Dev.

- Quando faço a devolução sem ligação, não tenho como saber se devolvi ou não, somente através de controles externos (excel)

- É complicado ficar gerando pedido de compra (é o que faço hoje) pra controlar se devolvi ou não, também não tenho conexão com a entrada.

Eu tentei abrir a nota fechada conforme explicação deste link (http://scn.sap.com/thread/1645255#) mas isso não funciona no meu SAP (Testei até na versão 9 PL6 também não consigo).

Alguém tem alguma solução para isso?

Abraço

Fabio

SAP 8.82 PL13 / SAP 9.0 PL6

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Fabio, não entendi porque você não utiliza o Recebimento de Mercadoria e consequentemente Devolução de Mercadoria? apesar de não contabilizar os impostos, mas dependendo do Addon fiscal que você utilizar ele vai sair os impostos corretos, inclusive nas obrigações fiscais

At.

Eduardo Gama

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Olá Fábio e Eduardo, nas últimas versões foram disponibilizadas várias funcionalidades...acho que já conversei com o Fábio em outro momento sobre, mas enfim, já que esta thread estava ainda aberta e o assunto retomado.

Estas novas funcionalidade permitem trabalhar com as remessas nos módulos certos... Mas o que quero dizer com módulos certos? Bom, antigamente para registrar o custo de uma mercadoria, era necessário cadastrar um cliente também como fornecedor para fazer o processo pelos módulos Recebimento de Mercadorias ou Nota Fiscal de Entrada. Para este caso, entendo que foi liberado o recurso de definição de custo pelos módulos de vendas, segue documento:

Em um segundo momento a necessidade pode estar relacionada à algum relatório, então para tanto agora existe um relatório:

Num terceiro momento pode haver a questão do financeiro, que hoje está definitivamente resolvido com o "Gratuito", que inclusive pode ser associado ao "Só imposto" para não gerar contra o cliente a cobrança de IPI ou ST se houver no documento, neste caso:

Grande abraço a todos.

Rodrigo da Costa Feula

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

é porque faço a nota fiscal de saída junto com o retorno dos materiais, conforme orientação do nosso contador,, por isso que não uso a devolução de mercadoria.

Eu fiz alguns testes com o novo controle de terceiros, só que ele funciona quando utilizamos o retorno / dev. nota fiscal de entrada.. desse jeito que uso não funciona corretamente.

Se meu contador liberar pra usar o retorno do material em uma nota de retorno, posso até usar um recurso novo desenvolvido pela Uppertools (Sorocaba) criado no meu add'on BrOne, junto com as ideias de gratuito e terceiros que o Rodrigo comentou.

Eles fizeram o controle do saldo de terceiros, e gera automaticamente a nota de retorno conforme montagem da peça na OP de produção, ficou bem legal esse controle, assim não preciso ficar fazendo cálculos manuais para o retorno, já que cada industrialização utiliza uma certa quantidade de material.

Abraço,

Fabio SAP 9.0 PL15 / SAP 9.1 PL8 Test

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos
Boa tarde Fábio, o problema em Si é o Financeiro que é gerado? Se sim que tal permitir que ele ocorra,dai daria para lançar as notas normalmente(Tendo assim a funcionalidade de mapa de Relaçoes), e no contas a pagar criar um campo de usuario com uma consulta, que traria a informaçao do campo Utilização da nota(Ou outro campo), o que serviria para indicar que aquela nota não deve ser paga, pois esta aguardando a remessa voltar para gerar devoluçao. Não sei se é o correto dependendo do cenário, mas talvez ajude.
fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

Não, o problema é a remessa não ter ligação com retorno, e vice-versa, eu comentei do financeiro porque notas de compra que geram financeiro, consigo copiar para devolução, já notas sem financeiro ou "somente imposto" entram fechadas, não possibilitando a cópia.

Abraço

Fabio.

Former Member
0 Kudos

Fabio,

Vou lhe dar uma sugestão, realmente este processo de demonstração é um problema.

Crie um campo de usuário com o numero da nota de origem, obrigue o usuário a digitar o numero quando for CFOP de demonstração e crie um relatório ou consulta SQL para visualizar as notas que não entraram ou não foram devolvidas ainda.

T+

Former Member
0 Kudos

Ola fabio,

Resolveu?

Former Member
0 Kudos

Fábio estre processo e de beneficiamento?

Caso for me responda que tenho ele desenhado, ai testamos e vemos todas as funcionalidades.

Att.

Marcelo

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

A dica do campo novo na nota ajuda, só que eu queria ver no mapa de relação.

O que eu quero, que fiz testes e deu certo (fiz numa base teste usando SQL / update), é ligar os documentos (BaseEntry, BaseLine, BaseType) com suas origens, ou seja, a opção copiar de/para ser livre pra copiar de qualquer lugar pra qualquer lugar, mesmo estando fechado, isso seria ótimo.

Olha só que interessante que descobri, eu ainda não sei onde configura isso, é um recuso do próprio SAP que funcionou somente com pedido de venda, ou seja, quando faço a remessa/retorno,, se eu recebo um material pra depois devolver ele ainda não faz.

Ele abre o assistente de documento pra gerar o retorno automaticamente, segue link da explicação do teste que fiz - http://scn.sap.com/docs/DOC-48523

Abraço

Fabio

SAP 8.82 PL13 / SAP 9.0 PL6 (test)