cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NT2013/006 - Tag <nFCI> no XML só no SP15???

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Pessoal, boa tarde.

Vi que há várias Notas SAP para os ajustes do novo campo <nFCI>.

Entretanto, nenhuma delas fala sobre ajustar o Design do PI com um novo PI Content com o Esquemas XML NF-e - Pacote de Liberação No. 6s (05/08/2013) (ZIP) onde a tag <nFCI> foi criada.

Além disso, na SAP Note 1897403 - NFe proxy objects for Publication of NT006/2013 - FCI há comentários sobre estes ajustes:

"Since it is not possible to ship ESR content via notes, the interfaces in ESR are not changed. The messages that are send to SEFAZ are still correct since the XML content is not changed by PI anyway.

For having the correct ESR content, we recommend to implement SP 15 as soon as possible."

Gostaria apenas de ter certeza de que apesar de aplicar todas as Notas, só conseguirei ter a nova tag <nFCI> quando o Support Package 15 estiver disponível (previsto para 4a semana de Outubro/2013).

Alguém poderia confirmar se teve este mesmo entendimento?

Abraços.

Pedro Baroni

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Boa noite Pessoal,

Gostaria de entender o assunto também..

Estou tendo este problema, consigo ver a tag na SXI_MONITOR, e se baixar da nota no monitor, porém perco ela na NTB2B por ela nao existir na external definition.

Abs,

Joâo Cataldi.

Former Member
0 Kudos

Alterei para java mapping no B2B e por aqui resolveu.

Mensagem no monitor antes do java mapping:

Depois do java mapping:

Email:

Abs

João Cataldi.

Message was edited by: João Cataldi

Message was edited by: João Cataldi

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Maravilha João.

Então o entendimento é este mesmo...pra quem estiver usando "Message Mapping" no B2B, a tag <nFCI> não vai aparecer no XML do cliente.

Os "Message Mapping" terão que ser substituídos por "Java Mapping" se quisermos essa nova tag no SP14.

Abç.,

Pedro Baroni

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Na verdade, nunca foi recomendado usar Message Mapping para qualquer transformacao de mensagem XML após o mesmo ter sido assinado, por poder comprometer a integridade do mesmo. Se no seu caso nao compromete, é porque coincidentemente a identaçao das tags que o PI usa por default é a mesma que a SEFAZ exige (e.g. sem quebras de linhas entre as tags). Mas um único enter pode invalidar a assinatura. Por isso, sempre recomendei apenas fazê-lo via Java Mapping, utilizando de preferencia uma copia byte a  byte da InputStream direto pra OutputStream, pra nao ter perigo de modificar nada.

Abs,

Henrique.

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Oi Henrique, obrigado pela resposta.

Eu sempre opto por utilizar o Java Mapping, mas tenho alguns clientes em que foi implementada a solucao com Message Mapping onde nao ha transformacoes no XML, apenas ha a UDF para captura do e-mail do cliente (Dynamic Configuration).

De qualquer modo o bom e velho Java Maping para criacao do Mail Package continua sendo uma boa opcao neh?

Abc

Pedro Baroni

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

É que só o fato de usar MM, ligando 1:1 os campos do Source com os campos do Target, já altera o XML. Ele mapeia cada tag para ela mesma, e como mantém a identação entre tags, a assinatura nao é corrompida (coincidentemente). Mas que ele lê o source e recria o target, ele faz isso sim.

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Bom saber.

Valew!

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal,

Aqui estamos com esse problema. Usamos Message Mapping e estamos no SP14. Nesse momento não temos como mudar toda a solução b2b pois vai requerer tempo e teste e os clientes estão reclamando.

Algúem conseguiu resolver o problema da inclusão da tag do FCI no XML enviado para o cliente de forma mais rápida sem mudar a solução pra Java Mapping?

Como foi feito? Iremos abrir uma OSS pra tentar solucionar o problema.

Grata,

Gizela

Former Member
0 Kudos

Oi Gizela

Não creio que você obterá uma solução através da OSS note pois conforme o Henrique comentou nunca foi recomendado usar Message Mapping e além do que, o SP15 já está disponível para implementação.

Desta forma sugiro você montar um plano de ação junto aos clientes para implementar a solução recomendada pela SAP.

Opinião pessoal minha... eu como cliente gostaria que a consultoria me desse a melhor solução (recomendada). Mas entendo a sua necessidade!

Lembre-se... é preciso ter uma politica de atualização do SAP NF-e. A legislação se altera com frequencia e isso nos faz "refém" das atualizações de support package! Infelizmente!

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

Faz 2 meses que aplicamos o SP14, mas de qualquer forma, se fosse o SP15 o Message Mapping seria editável ou de qualquer forma teriamos que mudar a solução para o Java Mapping?

Att,

Gizela

Former Member
0 Kudos

Oi

Entendo que conforme está descrito na nota... a aplicação do SP15 resolveria o problema, já que o ESR content foi atualizado. Creio que o pode confirmar isso.

Porém, será uma solução "tapa buraco"! Se você não mudar para o Java Mapping... mas cedou ou mais tarde terá problemas novamente.

Abraço

Eduardo Chagas

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Olá Eduardo, tudo bem?

É fato que temos por aí muitos clientes que utilizaram UDF no Message Mapping do B2B ao invés de Java Mapping. Isto é um legado. Inclusive tivemos aqui no SDN uma série de publicações comentando sobre o uso de UDF's. Eu inclusive já configurei várias vezes sem Java Mapping (e também já recomendei o uso de UDF):

NFe 10.0 B2B - Envio de NFes para as transportadoras via email

Sample code for the setMail UDF (Carrier B2B)

B2B de NF-e de Saída - enviado o arquivo XML para a transportadora (configuração dinâmica)

NFe B2B de saída - Enviando NFes por Email, WebService e Arquivo (ou FTP)

http://scn.sap.com/docs/DOC-1719

Essa questão da possibilidade de corromper o XML usando Message Mapping é novidade (ao menos para mim). Já abandonei as UDFs e estou usando o Java Mapping...mas ainda teremos que corrigir em muitos clientes.

Abraços.

Pedro Baroni

Former Member
0 Kudos

Oi Baroni.

Entendo a posição de vocês, tão pouco estou querendo dizer que quem  fez dessa forma fez errado ou é culpado. Muitas vezes o que é recomendado não está explicito assim como muitas vezes existem passos que não estão descritos no procedimento.

O que eu quero dizer é que por experiência... não dá pra abrir um chamado e esperar uma solução asap sendo que já existe uma recomendação e uma solução já disponibilizada.

Enfim... é uma boa discussão para chamar a atenção de todos sobre este ponto!

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo,

Abri uma OSS pra SAP e se não tiver jeito mesmo, vamos ter que recorrer ao SP15 porque passar a usar o Java Mapping nesse momento é mudar todo o processo e não temos tempo para isso. A SAP deveria permitir a atualização do schema ao invés de termos que recorrer a um sistema legado para ficar em dia com a legislação.

att,

Gizela

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal!

Atualizei o meu GRC para o SP15 porém deu um erro aqui no minimo estranho..

Olha só

Transaçao: sxi_monitor

Clicando no erro.

E ae, vou ter que abrir um chamado na SAP? ou algum de vocês tem alguma ideia do que seja...SP15 veio com problema será?

Abraço e Obrigado
Rafael Souza

Former Member
0 Kudos

Oi Rafael!

Abra um thread nova por favor!

Grato

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Obrigado Eduardo

Thread aberta

http://scn.sap.com/thread/3445616

Former Member
0 Kudos

Olá Gizela,

Temos alguns exemplos no fórum de b2b outbound via java mapping:

http://wiki.scn.sap.com/wiki/pages/viewpage.action?pageId=315524420

http://scn.sap.com/thread/3257778

Uma sugestão é em paralelo alterar o mapping para java mapping,

caso algum dia seja inserida uma tag via nota novamente você estará coberta.

Abs

João Cataldi

Former Member
0 Kudos

Boa noite pessoal,

Aplicamos o SP15, porém no primeiro teste a tag <nFCI> ainda não aparece no XML enviado por email para o cliente, apenas o que vai pra Sefaz.

É preciso fazer alguma ativação pra que o campo apareça no message mapping?

Além dos releases mencionados na nota do SP15 1891603, é necessário algum outro upgrade?

Att,

Gizela

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Oi Gizela,

Seria interessante conferir se foi feita a atualização do PI Content SP15 do SLL-NFE no Design do PI.

Além disso, assim que o PI Content é importado, normalmente ocorre um conflito de Message Mapping e/ou Interface Mapping. Quando isto ocorre normalmente é necessário corrigir o Message Mapping manualmente, para adequá-lo à nova estrutura e às novas TAGs.

Enfim, também pode ser que seja somente mapear a nova tag "nFCI" no Message Mapping:

Sugestão: Tente verificar estes itens, caso dê errado abra outra thread.

Att.,

Pedro Baroni

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Gizela boa noite,

Apenas complementando a bela explicação do Former Member esse problema ocorre quando você sobe esse ajuste via snotes no GRC e não sobre via SP.

Sugestão é, suba tudo via SP e o que subir no GRC suba no JAVA (PI Content) para que não ocorrar nenhum problema.

Abraçs

Former Member
0 Kudos

Oi Ricardo,

Obrigada!

Att,

Gizela

Answers (1)

Answers (1)

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Pessoal,

Só pra esclarecer o motivo de minha dúvida: B2B.

Como a Tag <nFCI> não existe no Design, dependendo de como for feito o Message Mapping, ou Java Mapping, corre-se o risco de esta TAG não ser enviada para o cliente.

Se isto ocorrer, haverá uma diferença entre o XML que foi aprovado na SEFAZ (com a tag <nFCI>), do XML que foi enviado ao cliente B2B (sem a tag <nFCI>).

Abs.,

Pedro Baroni

Former Member
0 Kudos

Bom dia Pedro,

Muito obrigado pela ajuda no entendimento do problema.

Realmente o cenário que tenho hoje cai nesta situação.

Abraços,

João Cataldi.

Former Member
0 Kudos

Pedro,

Sabe dizer qual o impacto de se ter essa diferença nos XMLs?

Como já foi divulgado pela SAP a liberação do SP15 está prevista para depois da obrigatoriedade estabelecida pela SEFAZ.

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Olá Raphael,

O impacto seria enviar um XML inválido para o cliente. Se ele for inválido não estará sendo cumprida a obrigação legal de enviar/disponibilizar o XML aos clientes.

Claro, que isto só é verdade se for constatado o ocorrido. Vale verificar se o XML que os clientes estão recebendo passa no Validador da SEFAZ RS.

Ainda assim você pode simplesmente extrair o XML diretamente do Monitor do GRC e enviar ao cliente corretamente.

Vou rever minha solução B2B para saber se está considerando a tag <nFCI> ou não.

Fernando Ros, Bruno Renzo, poderiam nos ajudar?

Abç.,

Pedro Baroni