cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

erro 203 - Rejeição: Emissor não habilitado para emissão da NF-e

Former Member
0 Kudos

Bom dia amigos

- A SEFAZ, numa tentativa de emitir NFe, está retornando o erro 203. Após verificar na SEFAZ, realmente para homologação o CNPJ estava desabilitado.

- Após isso, foi feita a habilitação no ambiente de homologação, e na SEFAZ consta como habilitado. Só que aí vem a minha dúvida

     - esta alteração na SEFAZ é instantanea, ou demora um tempo, mesmo estando como habilitado lá?

Obrigado.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Oi André,

Isso provavelmente (quase certeza) varia de uma SEFAZ para outra.

Quem pode lhe informar sobre o prazo para considerar essa informação é a própria SEFAZ, ligue lá e/ou abra um chamado.

Abs,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Eduardo

Eu entrei em contato com a SEFAZ GO por telefone (a SEFAZ de origem deste contexto), e eles me informaram que para eles aparecia OK tanto homologação como produção.

Realmente, o ambiente produtivo está emitindo NFe normalmente, mas homologação não.

E segundo eles, após habilitar o CNPJ diretamente no site da SEFAZ, dentro de instantes a habilitação já entra em vigor.

Os locais de negócio do ECC na SPRO já foram analisados, e visto que para o CNPJ, está a opção de homologação, e o certificado está atualizado e configurado no GRC de forma correta.

Nesse caso eu vou ver se faço um teste com um sistema legado do cliente onde estou, e ver se retorna o mesmo erro.

E em ultimo caso abrir chamado na SEFAZ, e até mesmo na SAP.

Obrigado.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

André,

Como é comum estarmos procurando erros num lado e o problema está em outro, pode confirmar alguns pontos?

1 - Você conferiu no XML emitido se o CNPJ está correto?

Eventualmente tem alguma configuração errada do local de negócios e/ou empresa, causando um CNPJ diferente do que vc espera. Além disso vai que tem algum desenvolvimento fazendo alteração indevida... Confirme na saída da mensagem do SAP se está conforme o esperado - se for standard, na função J_1B_NF_MAP_TO_XML, ao final consultar o CNPJ na estrutura xmlh - coloque um break no perform call_xi.

2 - Você verificou com a SEFAZ o motivo de ter sido rejeitada a NF-e? Com a chave de acesso eles geralmente conseguem analisar os problemas, e se o CNPJ está correto e ainda assim dá rejeição, eles tem condições de averiguar o que acontece... Não foi uma nem duas vezes que vi retorno de SEFAZ afirmando que estava tudo certo, e depois de apontarmos claramente um erro eles assumiram a falha...

Abs,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Eduardo

Realmente eu consultei o XML gerado, antes de ir para a SEFAZ, e o CNPJ está OK.

Sobre a função J_1B_NF_MAP_TO_XML, vou solicitar a ajuda de um ABAP para debugar, mas acho que não é o caso.

Sobre verificar com a SEFAZ, como se trata de nota sem validade jurídica, eles não tem esse tipo de controle.

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

André, bom dia.

Raramente a inclusão de CNPJ na SEFAZ tem efeito imediato. Mas como o Eduardo informou, varia de SEFAZ para SEFAZ.

Conseguiu autorizar? Se sim, finalize a thread.

At.,

Bernardo Braga