cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Certificado não válido no Visualizador de NFe

gabe_lacerda
Explorer
0 Kudos

O Visualizador na minha máquina retorna Assinatura digital válida na verificação dos arquivos XML, mas retorna com "Certificado não válido" na aba Certificado Digital. Um colega tem o Visualizador com a mesma versão instalada (6.1.10) num equipamento fornecido pelo cliente semelhante ao meu, mas o Visualizador dele exibe o Certificado válido para os mesmos arquivos XML.

Agradeço qualquer dica que me ajude a solucionar esse problema.

Obrigado,

Gabriel

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Olá Gabriel,

pode ser que a cadeia de certificados referente ao certificado utilizado para emitir a nota em questão esteja instalada no computador do seu amigo e não no seu.

Outros pontos que poderiam invalidar o certificado seriam a data de validade e consulta ao CRL.

[]'s

José Nunes

gabe_lacerda
Explorer
0 Kudos

Jose Nunes, obrigado pela resposta.

Só esclarecendo um pouco mais o caso: o Certificado está válido. As NFes foram aprovadas.

O que eu gostaria de fazer era usar o visualizador da SEFAZ para confirmar que estamos usando o certificado novo, válido até 2014. O certificado antigo ainda está válido, mas expira no fim de agosto. Então as NFes poderiam estar sendo aprovadas com o antigo (não é o caso pois vimos na  máquina desse colega o aplicativo exibindo o período de validade até 2014).

A aba Certificado Digital mostra os períodos de validade, mas o meu Visualisador por alguma razão não consegue trazer a informação dessa aba. É isso que eu estou tentando corrigir.

Sobre a hipótese de faltar o certificado na máquina, não parece ser o caso porque no computador de um terceiro colega temos o certificado instalado, mas está com o mesmo problema no Visualizador - não aparece informação na aba Certificado Digital.

Agradeço de qualquer forma.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Gabriel,

Sobre o ponto de verificar qual certificado está no XML, você pode copiar e colar o XML no site da Sefaz RS e clicar em validar. Na resposta você tem a opção de visualizar o certificado digital usado

https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFEindex.aspx

Outra forma de saber o certificado é pegar apenas o conteúdo dentro das tags X509 e criar um arquivo texto com extensão .CER. Dê dois cliques que o windows abrirá o certificado.

Atenciosamente, Fernando Da Rós