cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Lançamento duplicado da base de IPI no livro de entrada Modelo 1

Former Member
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

Estamos com um problema no livro de entradas Modelo 1, quando temos um lançamento com os impostos de ICMS e IPI para documentos do tipo CTe a base esta ficando duplicada. Este mesmo lançamento sendo feito para um conhecimento NÃO eletrônico não duplica as bases.

Como esta bases duplicadas são somadas ao total do livro fiscal, este esta ficando com lançamento errados.

No site da SAP temos uma nota (1785297) que diz que resolveria o problema, foi aplicada e não resolveu. Esta nota foi para correção da nota 1733244 que foi uma atualização de um EHP.

Alguém já passou por este problema e esta passando??

Atc,

Marcelo Pillar.

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Karen / Eduardo

Realmente, na aba "Taxes" na J1B3N não deveria aparecer uma linha com IPI. Ele sempre esteve ali mas apenas destacado, e não contabilizado.

Antes do upgrade para EHP6 esse IPI aparecia no livro de entradas mas não possuia valor contábil, então não havia problemas. Após o upgrade essa linha começou a ser um problema pois estava valendo como valor contábil no livro.

A solução é utilizar outro IVA no momento da criação do débito posterior para CT-e.

Se esse IVA não tiver IPI, não irá aparecer na aba "Taxes" da NF writer, e consequentemente não irá aparecer no livro.

Da minha parte, o tópico pode ser concluído.

Grato,

Alexsander Hoffmann

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Alexsander,

Realmente é o que faz sentido. Como para CT-e não existe IPI, é necessário usar um IVA sem IPI.

Se for NF (CT-e) writer, basta não informar o tipo de imposto de IPI

abs,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Eu abri um chamado para a SAP relacionado a esse assunto e segue a resposta que eu recebi:

Thanks for contacting SAP Active Global Support.

After analyse the reported in your attached file I can conclude that

you used IPI in your CT-e process. Unfortunately IPI is not supported for freight (CT-e) scenarios. Thus any issue derived from this non supported scenario will be supported. You can customize your system by your own in order to correct the report behavior. But this will not be supported by SAP.

Best Regards,

Adriel Silva

Support Consultant - ERP MM/Localization

SAP Active Global Support

Ou seja, nem chamado na SAP resolve esse assunto. Será que não existe nenhuma previsão por parte da SAP em dar suporte ao processo de CT-e com IPI incluso? Ou será que teremos que partir para uma customização?

Att,

Alexsander

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Boa tarde!

Não conheço muito bem a parte de tributação de frete, mas fiquei curioso: em que caso seria tributável em IPI?

Tks,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Alexsander, boa tarde!!!

Não tem IPI no frete, logo não deve ser apresentado no CT-e.

Att.

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Marcelo, boa tarde. Estou com o mesmo problema.

Você conseguiu resolver? Se sim, poderia compartilhar a solução?

Obrigado. Leandro siqueira.

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Leandro,

Ainda não temos a solução para este problema.

Pela analise que fizemos, a lógica para quando o documento é CTe esta errada.

A sugestão dada ao cliente, foi abrir chamado na SAP.

Atc,

Marcelo Pillar

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Olá e ,

Os seus casos são diferente do Alexsander?

Tem alguma justificativa para ter IPI, ou usando outro IVA sem IPI resolve seus casos também?

abs,

Eduardo