cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro ao estornar NF na J1BNFE- Sem acesso na transação FB08

Former Member
0 Kudos


Caros, boa tarde!

Tenho tido alguns problemas quando um usuário tenta estornar uma Nota Fiscal com a remessa aberta em modo de alteração na VL02N.

Quando isso acontece a NF é estornada porém o documento contábil não, dessa forma a NF assume a etapa 2 (Cancelar documento de origem) na J1BNFE, quando se sai da VL02N há situações em que apresenta a mensagem que o usuário não tem acesso à transação FB08.


Lembrando que se a remessa não estivesse aberta em modo de modificação pela VL02N não seria apresentado esta mensagem e a NF teria sido estornada sem nenhuma mensagem.


Alguém já passou por algo parecido?

Há alguma solução Standart para este caso?


Obrigado a todos.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Marcelo,

Existe uma nota, a 1564876 que resolve o seguinte problema: A nota fiscal é cancelada, mas a fatura não.

Isto acontece porque ao solicitar o cancelamento da nota fiscal, o call da transação que cancela a fatura pára antes de cancelar o segundo documento.

A nota indica a criação de uma mensagem, que pára o cancelamento da nota se algo der errado com o cancelamento da fatura.

Entretanto, vale dar uma analisada com cuidado nesta nota, pois a mesma diz "Credit Memo", porém, a não ser que eu esteja errado, nota de crédito ao cliente não é emitida, só de débito. Esta parte, se alguém puder complementar, agradeço.

Former Member
0 Kudos

Olá Eric, boa tarde!

   Estive verificando a Nota que você indicou, porém ela já está aplicada em nosso ambiente, inclusive nosso ambiente está atualizado com o Support Package SAPKH60022.

    Mesmo assim agradeço a intenção.

Former Member
0 Kudos

Olá Marcelo,

Você já tentou usar a VF11 para estornar a fatura?

Se você usa o GRC o monitor é atualizado automaticamente quando a fatura é estornada após um erro como este. Testei aqui e deu certo.