cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe B2B SAP Best Practices - Clientes e Fornecedores

Former Member
0 Kudos

Como sabem, a tendência B2B com clientes e fornecedores no Brasil tem sido a de enviar o a NFe por e-mail e recebi a NFe de nossos suplliers usando e-mail também.

  

Eu gostaria de compartilhar os seguintes comentários

  

Para documentos de saída

  

Não podemos garantir que os e-mails serão recebidos pelos clientes, e esta situação está a ter problemas com as entregas

    

Para documentos de entrada

  

Não podemos garantir que os e-mails serão recebidos por nós, e essa situação está nos dando para fazer o trabalho manual

    

Baseado em meus comentários anteriores, gostaria de pedir algum conselho ou recomendação

  

Graças, em conselho

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Oi Edmundo

Acho que é consenso de que email não é o meio mais garantido para fazer essa troca eletrônica; porém é o meio mais usado pelas empresas (arrisco dizer que mais de 90%) em função do custo e facilidade de implementação. Na falta do XML as empresas cobram o remetente sobre o envio.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Edmundo,

A SEFAZ lançou recentemente (03/2013) a Nota Técnica 2013.002 , que trata da questão de 'Distribuição de Documentos com Autorização de Uso pela SEFAZ' (Incentivo ao B2B).

Talvez seja um caminho para um futura padronização do B2B da NFE.

Abraço,

Rodrigo Alves

Paulo_Vantini
Participant
0 Kudos

Edmundo,

o procedimento correto é antes de receber a mercadoria, exigir que seu fornecedor envie o arquivo XML da NF-e referente à compra. Após o recebimento é obrigação da empresa checar, junto à SEFAZ de origem, se aquela nota foi autorizada, se a assinatura digital deste documento é válida e se o arquivo está correto e não foi corrompido no ato da emissão. Após o recebimento do XML e o devido tratamento do mesmo, a empresa está pronta para receber a mercadoria acompanhada pelo DANFE, que contém as informações e deve ter seu conteúdo correspondente com o XML que a empresa recebeu. Estas verificações são complexas, envolvem códigos extensos e demandam recursos de mão-de-obra.

Porém, podem ser desenvolvidas soluções baseadas no SAP XI/PI que visando automatizar estes processos de entradas, promovendo a integração necessária . Acesse o link:   http://www.sap.com.br/sapforum2012/agenda/apresentacoes/10293.pdf

e veja o case da empresa Toledo, apresentado no SAP Forum 2012.

 

Para os casos de documentos saída o desenvolvimento de soluções baseadas em PI/XI ou em web services via protocolo SOAP, que é um protocolo síncrono, podem garantir que o SAP aguarda uma resposta da sua requisição.

 

Espero ter ajudado.