cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NCM

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos.

Preciso modificar o NCM do SAP pelo NCM que vem do XML na NF-e de entrada, porém já li alguma coisa que não é possível.

Ouvi dizer também que em um projeto alguém fez isso.

Estou tentando pelo menos encontrar os dados do XML de entrada que não acho de forma alguma.

Na BADI J_1BNFE_IN tem alguns métodos, nos quais entrei e não encontrei a estrutura com os dados do XML.

Alguém pode ajudar nesse ponto?

Obrigado.

Rodrigo Piza

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Rodrigo

No SAP NF-e você consegue somente validar. Não sei se você conseguiria fazer isso na exit da MIRO... teria que verificar.

Eu sinceramente sugiro você verificar esse assunto com cuidado. A NCM não está somente relacionada ao produto mas também a aplicação deste. E, quem pode saber melhor disso é a empresa que está adquirindo. Se você assumir a NCM do seu fornecedor você pode estar assumindo um risco fiscal.

Já vi muitas empresas questionando isso pois assumem que o seu cadastro tem problemas. Como já disse, problema será assumir essa informação sem validar. O que você pode fazer é fazer a validação na badi e apontar a diferença. Então sua área fiscal pode verificar e a area de compras acertar o pedido/dados mestres se for o caso, e, assim continuar o processo de automação.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Complementando.. você pode usar a BAdI: Validation of Incoming XML Document pra fazer a validação que eu mencionei. Em geral as badis lhe disponibilizam o conteúdo do xml; você pode usar a função /XNFE/NFE_TRANSFORMER para fazer um parser do XML.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

Vou colocar um Loop Infinito nessa BADI no GRC para testar.

Me diga uma coisa, para eu usar o valor do NCM do GRC no ECC, funciona usar o EXPORT e IMPORT to memory ID?

Aqui no cliente que estou, apesar de estranho, querem mesmo usar o NCM do fornecedor, vai entender, explicamos tudo, mas insistem.

Obrigado.

Rodrigo Piza

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Um export no GRC não habilita um import na RFC do ERP (sistemas diferentes, áreas de memória diferentes).

Para trazer informações do SAP NFE para o ERP você usa as estruturas de apoio IT_EXTENSION e IT_EXTENSIONC que você preenche no SAP NFE na BAdI INVOICE_ENHANCE. E no ERP método CHECK_INVOICE,  BAdI J_1BNFE_IN, que o Eduardo mostrou você lê estas tabelas.

O que não tem pronto é MUDAR o ERP, e sobre este ponto concordo plenamente com o Eduardo aceitar o que chega sem análise irá em algum momento gerar divergência. Mesmo que hoje você tenha apenas 1 fornecedor confiável isto não deve ser assumido como eterno e imutável, basta 1 compra nova em outro fornecedor e o NCM pode ser outro.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Olá Fernando, bom dia.

Fiz como você mencionou e consegui pegar os valores do NCM. Agora preciso exibir a mensagem no monitor, que NCM é diferente e ficar vermelho para não prosseguir. Eu coloquei na tabela ET_BAPIRET2, porém não apareceu o erro e o ícone ficou verde, podendo prosseguir. Por gentileza pode dar uma luz de como exibo mensagens no monitor?

Obrigado.

Rodrigo Piza

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Para parar o processo tem que ser type = (E)rror, (A)bort ou (X)Termination.

Poste aqui o exemplo do preenchimento desta tabela.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Oi Rodrigo

Veja um exemplo...

 

EXCEPTIONS

    communication_failure = 1

    system_failure = 2

    error = 3

    others = 4.


if sy-subrc ne 0.

    mac_fill_bapiret2 sy-msgty sy-msgid sy-msgno

    sy-msgv1 sy-msgv2 sy-msgv3 sy-msgv4.

endif.

 

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Eduardo e Fernando.

Consegui, deu certo aqui, desculpa não ter respondido antes, mas tudo resolvido.

Consegui exibir as mensagens e o processo fica travado, impedindo de continuar enquanto não arrumar o NCM.

Muito obrigado pela força.

Abraços.

Rodrigo Piza