cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e de transferência de crédito de ICMS

former_member226847
Participant
0 Kudos

Olá pessoal do fórum!

Estou com um cenário aqui, onde o cliente precisa realizar a transferencia do crédito de ICMS de um centro para outro.

Mais basicamente, seria assim:

O centro ABC que tinha 10,00 em crédito de ICMS transfere esse valor para o centro DEF (isso, os centros estao embaixo da mesma empresa).

Até aqui, tudo bem porque por FI ja verificamos como fazer.

Porém, a minha dúvida é com relação à nota fiscal que de acordo com a Lei 6.374/89 tem que haver o lançamento.

Alguém de vocês ja configurou um cenário assim?  Como deveria ser a categoria de nota utilizada?

No manual de orientação de preenchimento da NF-e, é citado o uso de código de produto, que entendo eu seria o código do material. Mas deve-se mesmo utilizar um código de material pra transferir crédito de ICMS?

Um link que fala sobre esse assunto é esse: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/transferencia-de-creditos-acumulados-de-icms-po...

Agradeço desde já a ajuda de vocês!

Cristina

Accepted Solutions (0)

Answers (5)

Answers (5)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Estou passando pelo mesmo problema ao fazer a NF de transferência de credito ICMS entre plantas via J1B1N.

Os campos de valor e valor total (fechados para edição) só são preenchidos quando insiro a quantidade, porém o fiscal diz que precisa ser quantidade 0, mesmo no manual da sefaz dizendo que em casos onde não se pode levar qtd 0, pode levar qtd 1.

Tenho na minha NF CFOP 5206, origem do material 0, utilização consumo, CST 90 em ICMS, 53 em IPI, 08 em Pis e Cofins, material criado como CFOP5602 e qtd 1 e tipo de NF 8 - ajuste

Há alguma forma de a j1b1n preencher o valor da nota e valor total sem informar a qtd do material?

alguém fez essa configuração ou precisa ser via desenvolvimento?

Obrigada,

Gizela

0 Kudos

Pessoal boa tarde,

Verifiquei o histórico desta discussão (Transferência de ICMS) e gostaria de saber se alguém conseguiu fazer no SAP a tratativa para a geração da Ordem de Venda, passando pelo Faturamento e posteriormente fazendo a Emissão e Validação da NFe.

Minha necessidade é:
Gerar uma Ordem de Venda com Quantidade e Montante com valor "ZERO", porém ter um valor Bruto (que será o da transferência). Este valor é que gerará a nota fiscal também com os campos Quantidade e Montante ZERADOS ficando com o Valor da Nota e Produto com o valor da Operação.

Poderiam me ajudar?

Alguém já fez?

Tive algumas informações de que isto não é possível, mas avaliando o documento técnico da NFe existe realmente esta regra para NFe de Transferência, então estou entendendo que a SAP entregou alguma nota para aplicar.

Desde já agradeço

Atenciosamente,

Cleverson Valadares

cleverson.valadares@cenibra.com.br

Former Member
0 Kudos

Olá Cristina.

Você resolveu? Se for o caso feche a thread qualificando por favor as respostas que lhe foram dadas.

grato

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Pessoal.

Estou configurando a NF de ajuste que será utilizada para criar as NF de transferência de crédito via J1B1N.

Criei o Doc. Type: 8 de acordo com a SAP Note 1939893 para informar no campo FINNF = 3 no XML, porem estou no mesmo impasse dos colegas deste fórum, ou seja a NF somente deverá ter valores do produto e valor total, mas não conseguimos informar esses valores mesmo que os campos estejam abertos.

Saberiam me informar se é possível pelo standard preencher esses campos ou terei que fazer as regras via BAdI.

Grato pela atenção de todos.

Alécio

Former Member
0 Kudos

Olá Cristina tudo bem?

Preciso configurar esse cenário em um cliente e estou um pouco perdida sobre que módulo deve emitir essa NFe para transferência de crédito.

No seu cenário vocês emitem Writer ou é configurado em SD para emitir essa NFe?

Obrigada!

Former Member
0 Kudos

Bom dia.

Tenho recomendado aos clientes que a atividade seja feita pela Área Fiscal.

Writer. J1B1N.

Att.

Sérgio.

Former Member
0 Kudos

Sergio,

Concordo com você.

Aqui na empresa é feito NF writer e a emissão é de responsabilidade fiscal.

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Bom dia Sérgio,

Muito obrigada pela rápida resposta.

Mas vocês criaram um tipo especifico de NF para saída e uma para entrada?

A contabilização da transferência ocorre por FI manualmente?

obrigada!

Former Member
0 Kudos

Olá.

Sim, tipos específicos, contabilização manual.

Att.

Sérgio.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Sergio

Aqui na CSN, criamos uma categoria de Nota Fiscal específica para o processo, assim como a maioria das empresas, mas como utilizamos a solução de messageria da SAP (SAP-NF-e na versão 10.0) e estamos com o validador ativo, as Notas ao serem emitidas são rejeitadas pelo validador deviso aos campos estarem com valor 0,00. Você esta utilizando outra solução de messageria ou desabilitou a verificação destes campos no validador ?

Grato pela atenção

Joubert Carvalho

Former Member
0 Kudos

Jobert,

Você informou a finalidade da emissão como 3 - Nf de ajuste?

Com valor somente o campo Valor Total Bruto dos Produtos ou Serviços – informar o valor total da transferência. Nos demais campos, preencher com "0" (zero) para todos locais numéricos e obrigatórios nos quais não consta orientação específica - apenas um dígito "0" em cada, pois a NF-e trabalha com campo preenchido.

Estando outros campos corretamente preenchidos, tais como CFOP 5.601/5.602 e a CST de ICMS 090, o PIS e COFINS não incidentes da operação...a Nf-e é para estar preenchida adequadamente.

Att.

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

Oi Karen,

Você poderia me esclarecer uma dúvida.

Estou tentando emitir uma nota writer de "transferencia de icms",

Criei uma nova categoria de nota como 3 - Correção

O material esta criado como material auxiliar/consumo.

Utilização do material como 2 - Consumo e Origem de Material 0 - Nacional.

O problema é que o valor bruto não permite entrada de dados, e para que ele seja calculado preciso informar a quantidade e o preço do produto, ou qualquer outro valor como valor de frete ou despesas.

Preciso fazer alguma alteração para que neste tipo de NFe eu consiga digitar valor diretamente no valor bruto?

Agradeço pela atenção

Fabiana Camargo

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fabiana,

estou passando pelo mesmo problema que você reportou, mas mesmo habilitando a digitação do campo valor preciso informar a quantidade e o preço liquido. No manual da SEFAz essas informações devem estar com valor '0', mas não consigo criar gerar notas sem quantidade e preço.

Você conseguiu emitir estas notas?

Alguém teria o caminho das pedras resumido?

Obrigado,

Alexandre Maia

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

apenas para registro.

Consegui gerar a nota após configurar uma categoria de nota fiscal com tipo de documento 3.

Não é preciso preencher ou abrir o campo valor total da nota para edição, basta deixar a quantidade e o preço em branco e preencher os valores do ICMS na aba Impostos.

Att,

Alexandre Maia

Former Member
0 Kudos

Ola Cristina, tudo bem?

Você chegaste a consultar o Manual de orientação de preenchimento da NF-e versão 1.05?

Segue link - vide pagina 6.http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=33ol5hhSYZk=

Quanto ao NF type:

Document type - nfe de ajuste.

O manual acima ja indica código de produto, CFOP, e outros.

Espero que ajude 🙂

Karen Rodrigues

former_member226847
Participant
0 Kudos

Oi Karen!!

Tudo bem sim e vc?

Esse manual ajuda bastante sim ... so achei estranho a gente ter um "produto ICMS" cadastrado no sistema.

Até tentei um produto aqui no teste, mas por exemplo eu vou ter que declarar a utilização do material? Porque no fim das contas, ele nao é um material ne... isso que achei estranho..

O que eu poderia por lá: Revenda (0), Industrialização (1), Consumo (2) ou Ativo (3).?

No manual diz para por zero, mas o zero no meu caso é revenda , só que nao é uma revenda ... rsrsrs

Você já fez alguma nota assim?

Cristina

Former Member
0 Kudos

Cristina,

A gente costuma emitit este tipo de NF, e nosso produto esta com:

<cProd> "CFOP9999' - que deve ser utilizado para itens que não relacionados como mercadoria/serviço, e contribuinte nao tem código próprio, que é nosso caso. No SAP esta NF é lançada sem código.

<xProd> "Transferência de crédito fiscal"

<orig> esta como 0 - que significa que é nacional.

Como este item naõ tem cadastro, naõ ha material usage. Entendo que você poderá cadastrar como consumo. Mas vc criou um código para efetuar algum tipo de controle? Pq nao tem esta necessidade.

Att.

Karen Rodrigues

former_member226847
Participant
0 Kudos

OI Karen,

Entao.. é que no caso, eu até consigo criar uma nota lá sem por quantidade e preço'.. só colocar o imposto de ICMS.

O que eu fiquei pensando é em como esse código CFOP9999 iria pro XML. Achei que não nos encaixariamos nesse ponto de não ter um código próprio, por isso pensei que tivesse que criar um material.

Só havia criado um material do tipo não estocável..

Um outro ponto: Nesse caso, essa NF-e de ajuste, é uma nota de saída, certo?

Como eu vou transferir de um centro para o outro dentro do mesmo estado, eu posso usar no centro destino uma categoria de nota de entrada normal? do tipo nota fiscal mesmo?

Att

Cristina Ferreira

Former Member
0 Kudos

Boa noite Cristina e Karen tudo bem.

Trabalho em uma empresa Siderúrgica no estado do Rio de Janeiro e estou com o mesmo caso e as mesmas dúvidas. Preciso transferir os creditos de ICMS de um centro para outro, podendo ser de filiais diferentes e sinceramene tenho algumas dúvidas no preenchimento desta Nota Fiscal Eletrônica.

Dúvidas do tipo:

1- Cristina, você esta utilizando uma categoria de Nota Fiscal específica para saída, pois os campos quantidade e valor unitário precisam esta com valor zero e nas categorias que tenho hoje criadas estes campos são obrigatórios e não permitem zero.

2- Karen, você teve que fazer algum ajuste na BADI de extração de dados para o XML para enviar só o necessário?

Obrigado pela ajuda

Joubert Carvalho

joubert.carvalho@csn.com.br

Former Member
0 Kudos

Ola,

Não foi necessário fazer ajuste de BADI para atender este cénário.

Att.

Karen Rodrigues

Former Member
0 Kudos

OK, mas criou nova categoria de Nota Fiscal com o tipo = 3 e precisou criar novo controle de tela para deixar o campo de valor aberto para digitação ?

Obrigado

Joubert Carvalho