cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Estratégia Liberação de Requisição da transação ME51n

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Hoje utilizamos na empresa o SAP para criar pedidos de requisições na ME51n, porem a estratégia de liberação é realizada por outra ferramenta agregada de BPM que realiza o worflow, onde apos aprovação por BPM, sobre a RFC que realiza o desbloqueio da Requisição.

Queremos tirar essa ferramenta e colocar esta estratégia de liberação no SAP, poderiam me passar material sobre esta configuração, sei que temos que criar as estratégias na SPRO, porem preciso tirar a estratégia do programa e não consigo localizar onde foi alterado o programa para pegar a estratégia, pois pega automatico o sistema legado.

No print anexo, da para visualizar o sistema onde a requisição segue através de uma estratégia de liberação pelo sistema legado.

Obrigado

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Estratégia de Liberação de Requisições 

–      Finalidade

•          Permitir que requisições de compras passem por aprovação antes de ser disponibilizada para o comprador iniciar o processo de aquisição.

–      Bloqueio

•          Nenhum lançamento posterior (ex.: criação do pedido com referência) é aceito antes que a requisição esteja liberada.

–      Segurança

•          O sistema de autorizações de acesso, geralmente administrado pelo pessoal de Basis, será o responsável por validar se o usuário tem autorização para liberar o documento pendente.

–      Regras

•          A customização efetuada pelo consultor de MM define quais serão os valores analisados no documento para direcioná-lo para uma determinada estratégia.

–      Liberação

•          A liberação poderá ocorrer a nível de documento, ou seja, todos os itens de uma única vez ou item por item.

•          O documento poderá será direcionado para:

–        Nenhum liberação, isto é, já entra no sistema previamente aprovado;

–        Liberação por um único nível (“code” de liberação);

–        Liberação por diversos níveis (“codes” de liberação).

–        Liberação por diversos níveis

•          Poderá ou não, ser um nível dependente da aprovação do nível anterior;

•          Poderá ou não, necessitar de todas as liberações para ser considerado aprovado.

–       

        SPRO: Administração de Materiais/Compras/Requisição de Compra/Processo de Liberação/Processo com Classificação

–        Seqüência de customização:

•          Processar Característica

•          Processar Classe

•          Estabelecer Processo com Classificação

•          Verificar Estratégias de Liberação

–        Estrutura de Comunicação  (SE11)

•          Este é o primeiro passo a ser adotado quando se pretende criar novas características para uma estratégia de liberação

•          A estrutura de comunicação CEBAN contém os campos disponíveis para utilização no processo de liberação de requisições  de compras.

•          Acesse SE11, preencha o campo Tab.Banco Dados e clique em exibir

–        Processar Característica (e classe)

•          Apesar de existir no menu do customizing, esta função não gera request. Este fato faz com que seja necessário recadastrar manualmente (*) a característica em todos os demais clients (QAS, PRD, etc.)

•          Para cadastrar a característica em um client fechado (ex.: PRD) deve-se dar preferência por usar o sistema de classificação, disponível no menu funcional do R/3 (Menu SAP/Componentes Válidos para Várias Aplicações/Sistema de Classificação/Dados Mestres/Administração de Características (CT04)

•          Idem para classes: .../Administração de Classes (CL02)

•          (*) existe uma configuração que Basis pode disponibilizar para simplificar este processo de cópia quando o volume for muito elevado.

–        Processar (criar) Característica  (CT04)

•          Informe o nome da característica e clique no botão criar

•          Clique em “Dados Adicionais” e informe o nome da tabela (CEBAN) e o nome do campo (ex.: depósito = LGORT)

–        Processar (criar) Característica  (CT04)

•          Clique em Dds Básicos e atualize o campo Grp Característica

•          Opcionalmente, clique em Valores e informe os valores válidos para o campo.

–        Se não informado, na tela de inclusão de dados o sistema não apresentará a lista de valores válidos quando selecionado o search help (matchcode).

–        Quando informado, o sistema apresentará as opções pré-definidas

•          Valores não previstos nesta tela serão aceitos nas telas de inclusão quando o parâmetro “Vals.Adicionais” estiver marcado.

–        Processar (criar) Classe  (CL02)

•          Informe o nome da classe e clique no botão criar

•          Informe a descrição da classe e clique “Caracts.” e informe as características que farão parte da estratégia

–        SPRO: Administração de Materiais/Compras/Requisição de Compra/Processo de Liberação/Processo com Classificação/ Estabelecer Processo com Classificação

       Att.

       /Flavio Marcilio

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Flavio,

Obrigado pelo retorno, realizei os procedimentos e realizei a configuração das estratégias de liberação, quando crio um pedido na me51n já pega a estratégia certa e aguardo o desbloqueio.

Minha duvida é como é realizado as aprovações? Tenho que configurar a me55 com o objeto para cada grupo especifico da estratégia para realizar estas aprovações?

Liberei a transação me55 para um perfil para realizar as aprovações porem nesta transação ele pode aprovar qualquer estratégia, como faço para restringir, quais os objetos que devo setar?

Obrigado.

0 Kudos

Ronald, boa tarde.

    As aprovações será através das transações ME54N (Liberação individual) ou ME55 (Liberação Coletiva). Este bloqueio da estratégia da aprovação da requisição de compra você vai vincular em uma função (Perfil) informando o valor do objetivo (Code de aprovação). O ideal que você crie variantes com os codes de aprovação na transação ME55 para que o usuario não aprove reqC indevidas.

Ex:

Former Member
0 Kudos

Flavio, boa tarde!!

     Estou com um problema que está conseguindo criar o pedido sem que a Requisição esteja aprovada.

     Essa requisição é para uma ordem.

     Sabe o que poderia ser? é alguma customização... de uma hora pra outra que está acontecendo isso

obrigada

Former Member
0 Kudos

OI Michelle,

Abra uma nova thread... Essa é de 2013. Evite pegar carona... Vc terá mais chances de ter uma resposta.

ps. Reveja as configuracoes do codigo de liberação

abraco

Eduardo Chagas

danoliv
Explorer
0 Kudos

Eduardo, bom dia

Efetuei as parametrizações devidas para a estrategia do pedido de compras

porém o mesmo não esta ativando para nenhum tipo de pedido nem valor.

Voce saberia me dizer o que pode estar acontecendo?

Daniel Oliveira

0 Kudos

Ola Daniel.

    Verifique as características utilizadas na parametrização com o pedido.Pode ser o tipo de pedido não esteja na sua característica.

Obrigado.

Answers (0)