cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Solução para NFC-e

0 Kudos

Pessoal, bom dia.

Estava lendo sobre a NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) e não encontrei nada sobre este assunto na SAP.

A SAP já se posicionou com relação a NFC-e ? Há uma solução prevista ou alguma já utilizada ?

Abs,

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

claudia_wada
Employee
Employee
0 Kudos

Olá Ruan,

A SAP ainda está analisando, não temos ainda uma posição oficial.

Vou adicionar a nota técnica 2012.004 (que trata NFC-e) na nota de overview das notas técnicas 1589975. Assim que tiver alguma novidade eu vou atualizar lá.

Abraços

0 Kudos

Olá Claudia,

Nos aqui da Damyller, que trabalhamos com varejo a NFC-e passa a ser obrigatório este ano em 2014.

Na nota diz 1589975, diz que está analise pela SAP.

Preciso de um retorno o mais breve possível. Uma vez que estaremos abrindo uma filial em MT em Agosto/14 e em Manaus em Setembro/14, e ambas terão que comtemplar a NFC-e.

Mato grosso – até 30 de junho de 2014, poderá ser concedida autorização de uso de equipamento ECF, novo ou usado,

nas hipóteses expressamente admitidas no § 3° deste artigo;

II – a partir de 1° de julho de 2014, fica vedada a concessão de autorização para uso de equipamento ECF a

contribuinte estabelecido no território mato-grossense;

III – a partir de 1° de novembro de 2014, fica vedado o uso de equipamento ECF por contribuinte estabelecido

no território mato-grossense.

Amazonas:  A NFC-e é um projeto nacional, que foi inaugurado no Amazonas, em 2012, testado em 2013 e está sendo efetivado em 2014.

ICMS-AM: Nota fiscal eletrônica será obrigatória já em março

fevereiro 6, 2014

Até janeiro de 2015, a Secretaria de Fazenda estima que 15 mil empresas amazonenses tenham começado a usar a NFC-e

As 55 maiores redes varejistas do Amazonas deverão emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) a partir do dia 1º de março.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), neste primeiro momento, o percentual mínimo obrigatório é de 20% dos seus caixas. Porém, em um prazo de um ano, este índice deve atingir os 100%.
A afirmação foi feita, ontem, pelo secretário executivo da receita da Sefaz, Jorge Jatahy, durante reunião, com os empresários que respondem por mais de 50% do faturamento do setor. “A reunião serviu como um encontro educativo, voltado para orientar os empresários. Nós os chamamos para que eles, juntos conosco, construam um modelo, implantem e massifiquem essa opção”, afirmou.
A NFC-e é um projeto nacional, que foi inaugurado no Amazonas, em 2012, testado em 2013 e está sendo efetivado em 2014, agregando atualmente cerca de 700 micros e pequenas empresas.
Conforme Jatahy, a meta é chegar até janeiro de 2015 com mais de 15 mil empresas amazonenses fazendo uso da Nota Fiscal de Consumir Eletrônica, incluindo os contribuintes classificados como Simples Nacional.
Durante a reunião, o secretário informou sobre o prazo de 24 horas para a emissão da nota à Sefaz por parte do contribuinte. Segundo ele, esse prazo pode ser estendido por um limite aceitável.
Jatahy lembrou que por se tratar de uma política tributária nacional há penalidades a serem aplicadas caso os empresários não se adequem a nova medida. “Nosso objetivo não é punir. Mas se for preciso, a administração parte para as autuações”, observou.
Migração
O chefe do Centro de Estudos Econômicos Tributários (CEET) da Sefaz-AM, Sérgio Figueiredo, explicou que a NFC-e é a migração do atual sistema do cupom fiscal para um sistema eletrônico, com zero de burocracia. Segundo ele, basta o contribuinte adquirir o equipamento – uma impressora não fiscal -, que tenha conectividade com a internet e programa para gerar as notas eletrônicas, e desta forma transmiti-las à Sefaz-AM.
Segundo Sérgio, com o programa, o contribuinte transmite as notas à Sefaz-AM sem a necessidade de um credenciamento prévio, de autorização de equipamentos. “Hoje, para autorizar cada equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) pode durar até 30 dias.  Com a NFC-e, esse procedimento é automático”, salientou.

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Oi

claudia_wada
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Pedro,

Como o layout da NF-e é o mesmo layout da NFC-e (layout 3.10), é bem provável que o GRC consiga emitir NFC-e normalmente. Porém, isso nunca foi testado.

No momento, estamos a procura de clientes pilotos que possuam o GRC e que estejam dispostos a conectar seus sistemas PDV com o GRC para testes.

Se você tiver algum cliente nesta situação, por favor me contate para que possa dar maiores detalhes.

Obrigada

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Oi Claudia, obrigado pela resposta.

Interessante!

Ideal seria testar a partir do SP19 certo?

Att.,

Pedro Baroni

claudia_wada
Employee
Employee
0 Kudos

Sim, sempre a partir do último disponível.

Abraços

Former Member
0 Kudos

Bom dia Claudia tenho um cliente que tem interesse em utilizar a NFC pelo SAP, porém quer emitir pelo próprio ECC, seria possível já que o layout e praticamente o mesmo.

Como faço para entrar em contato com você.

Sds.

Adriano Sabino

Infosys Lodestone.

0 Kudos

Claudia,

o Layout é o mesmo, porém o modelo não é o 55, e sim 65. Neste caso o GRC já atende??

claudia_wada
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Emiliana,

Mesmo sendo modelos diferentes, o que conta é o layout. Não podemos confirmar que atende pois precisamos testar com algum piloto, mas é bem provável que sim.

Abraços

0 Kudos

oi Claudia,

A empresa que trabalho tem NFC-e funcionando em 14 estados, porém a comunicação é realizada PDV -> SEFAZ e depois importado para o SAP, em função do lanscape atual foi o melhor cenário.

Vamos atualizar o SP do GRC para o 19 em DEV na próxima semana,  apos o dia 15/04 caso tenha interesse é possível testar a comunicação do GRC com o PDV, me envie a documentação para integração no e-mail: emiliana@damyller.com.br

Aproveitando gostaria de fazer um pergunta para o Grupo, não será mais necessário manter o PDV nas lojas, uma vez que o SAP emita a NFC-e ??  Posso inclusive vender a partir de um app ??

Atte.,

0 Kudos

oi Adriano/Claudia,

Apenas aproveitando a pergunta do Adriano, no caso da minha empresa realiza venda com cartão, é possível existir a comunicação do ECC com algum TEF ?? ou teríamos que usar um POS??

Former Member
0 Kudos

Claudia bom dia, td bem ?

Estou acompanhando essa thread, porém não se falou mais no assunto.

Gostaria de saber se evoluiu os testes do NFC-e com empresas piloto.

Estou fazendo o levantamento de esforço e análise dos pontos críticos para emissão do NFC-e diretamente a partir do ERP e GRC.

Mesmo se trabalhando numa solução Z, queria mensurar o esforço de criar essa solução e a real viabilidade disso.

Se puder me atualizar sobre o assunto fico grato.

abraço

Ruy Castro

claudia_wada
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Ruy,

Estamos com um piloto em andamento no momento, mas ainda sem resultados expressivos.

O gap maior é no ERP visto que a BAdI não possui todos os campos do NFC-e.

No GRC, acreditamos que o gap seja pequeno (ou até mesmo nulo) pois ao layout 3.10 é atendido por completo na função /XNFE/OUTNFE_CREATE.


Abraços

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Claudia estou na mesma situação do Rui Castro, como nosso volume é pequeno,

melhor seria emitirmos a NFC-e diretamente do ERP e GRC.

No piloto que vocês estão trabalhando, vocês estão prevendo baixa de estoque, contabilização receita, etc, ou somente a emissão/aprovação no sefaz, uma writer  simples?

 

Grata,

claudia_wada
Employee
Employee
0 Kudos

Somente a emissão/aprovação no sefaz, uma writer  simples.



Former Member
0 Kudos

Claudia, boa tarde.

Somos um grupo de rede de atacado e varejo, nosso software de frente de loja irá criar a NFC-e diretamente na solução deles, ou seja, tanto a criação como a validação na SEFAZ será feito pelo software, minha duvida é sem tem como dar entrada nessas notas no SAP sem que precise passar pelo GRC.

Muito obrigado.

claudia_wada
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Hélder,

Não precisa passar pelo GRC. Você pode trabalhar em uma intregração entre seu software e o ERP- esta arquitetura é comum em empresas de varejo.

Abraços

Former Member
0 Kudos

This message was moderated.

Answers (1)

Answers (1)

former_member695683
Discoverer
0 Kudos

Bom Dia. Houve evolução sobre esse assunto? Configuração disponibilizada via ECC e GRC?