cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

GRC 10 - Confirmação da Operação no SP12

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Srs,

Estamos com SP12 em nosso GRC 10.0 e iniciamos a configuração do cenário EVENT_OPPRG_WebAS_Outbound_EventOperationProgressRequest no PI, seguem as perguntas:

1- Com apenas este cenário já é possivel efetuar os testes utilizando a chamada diretamente do Proxy?

2 - SEFAZ SP de homologação está apto para testes ou devemos utilizar alguma UF do ambiente nacional?

3 - Além disso quais são os outros passos necessários para que possamos utilizar somente a confirmação de operação, pois neste primeiro momento, será somente este processo que precisaremos.

Obrigado.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Rafael,

os eventos de manifesto do destinatário devem ser enviados para o ambiente nacional (vide serviço RecepcaoEvento do Ambiente Nacional (AN): http://hom.nfe.fazenda.gov.br/portal/webServices.aspx).

Com relação ao SP, o SP12 de fato traz o cenário que você mencionou, assim seria possível enviar o evento. Porém, no SP12, a tag <cOrgao> é populada com o valor do cUF da UF origem; porém para ir para o Ambiente Nacional, esse campo deveria ser sempre 90, independente da origem. Se não me engano, esse tratamento só veio no SP13.

Se você tem requerimetnos de Manifesto, mesmo que seja só confirmação da operação, eu consideraria fortemente ir para o SP13 (+notas do SP14).

Fora a configuração do cenário, tem uns outros passos que você tem q fazer (e.g. ativar process step SENDOPCO do business process que você está usando, se for o SIGNAUTH ou SIGNAUTH2).

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Srs,

Henrique, muito obrigado pela resposta, mas vou perguntar mais algumas coisas, pois trata-se de uma nova solução que ainda nós e os parceiros estão amadurecendo estes requerimentos;

1- De qualquer maneira eu tenho de adquirir a licença Inbound, correto?!

2 - Caso eu nao disponha da possibilidade, neste primeiro momento de efetuar esta migração para SP13 + notas SP14, conforme você mencionou, eu estando no SP12, conseguiria com a licença ativar a confirmação da operação de modo standard?

A grosso modo, com a licença eu efetuaria a configuração dos cenários no PI (Apenas Event*Oper*Request* e Sign?) e no monitor fiscal de entrada (WDA GRC), eu conseguiria confirmação a operação? Além disso eu precisaria "chumbar" o Orgão como "90", através de alguma Badi no GRC?

Muito Obrigado.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos
  1. Sim, a SAP exige o licenciamento do SAP NFE Inbound para utilização do Manifesto do Destinatário standard, Claro que daí você teria direito a utilização de todo o Inbound, incluindo o incoming automation, ou automação das NFes de Entrada.
  2. Não 100% standard, pois como falei, até o SP12 o NFE gerava a tag <cOrgao> com a informação errada (cUF e não 90). Se você não puder ir pro SP13, terá que fazer um Z no ABAP do NFE para mudar isso (não há BAdI para isso, até onde sei).
  3. Para fazer a confirmação da operação funcionar, sem automação, você tem que ativar o SENDOPCO no processo de negócio (se estiver desabilitado), podendo deixar o passo manual. Antes dele deve ter um passo, ERPTASKS ou algo assim, que funciona como uma "validação do usuário fiscal" de que a nota foi escriturada com sucesso. Depois de escriturar a nota no MM, ele pode ir no monitor do NFE e confirmar isso, daí o proximo passo seria o SENDOPCO que enviaria a confirmação pra SEFAZ. Isso vale tanto pro SIGNAUTH quanto pro SIGNAUTH2.

Abs,

Henrique.

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Bom dia Henrique.

Muito Obrigado pela ajuda, vamos iniciar a atualização para SP13, qualquer coisa volto a postar as dúvidas.