cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Problema de conexão RFC

Former Member
0 Kudos

Olá Senhores, boa noite.

Estamos com um problema com relação a conexão RFC para o GRC. Após gerar uma NF-e, a mesma fica com status de Aguardando Resposta no monitor, porém gerou um log:

"A Conexão RFC XXX falhou durante o envio da solicitação."

O Nome da RFC é a mesma do Desenvolvimento, no qual não tivemos problema. Agora passamos para a Qualidade e estamos com essa dificuldade.

Fiz toda a verificação na parametrização de SD (principalmente na de local de negócio) e por ser uma versão atual do SAP, nem existe aquela entrada no SPRO referente à J_1BNFE_CUST2. Tudo aparentemente está correto.

Já falamos com o BASIS e ele me indicou que a conexão existe e está ok (inclusive fez o teste, com sucesso, de autorização pela SM59).

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

Desde já,

Obrigado.

Att.;

Willy

Accepted Solutions (0)

Answers (6)

Answers (6)

Former Member
0 Kudos

Willy,

Verifica se no Destino RFC da mensagem de Saída, está apontando para a RFC correta, através do caminho:

SPRO -> Componentes válidos para várias aplicações -> Funções gerais de aplicação -> Nota Fiscal -> Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) -> Atribuir destino RFC p/mensagens de saída a empresa e local de negócio.

Atenciosamente,

Marlo

Former Member
0 Kudos

Boa noite Marlo.

Essa parametrização não existe aqui no nosso SAP. Não sei exatamente em que versão ela foi retirada do SPRO, apesar de existir a tabela J_1BNFE_CUST2, que se referia a essa parametrização que vc mencionou.

Como a nossa versão é atual (agora de cabeça não sei exatamente qual o Support Package) não consta mais.

No Dev, onde não tivemos esse problema, essa tabela nem consta os locais de negócio que estamos testando.

Obrigado.

Att.;

Willy

Former Member
0 Kudos

Bom dia Willy,

Uma dica que posso lhe sugerir, é solicitar ao Basis que exclua e cria uma nova RFC. Isso aconteceu uma vez comigo.

Também sugiro verificar no sistema logico, se esta apontando para a RFC correta.

Abraços,

Marlo

Former Member
0 Kudos

Boa noite pessoal,

Estou no mesmo projeto do Willy e fizemos tudo que vocês sugeriram aqui e até agora nada, nenhum sucesso!

Alguma nova idéia?

Obrigada,

Luciana

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Abrir chamado Very High no componente SLL-NFE e acordar o de madrugada.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ahahaha

Boa Henrique!!

O chamado está com a SAP mas não como VH!

Vamos alterar!

Abraços e obrigada

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Lembrando que só pode ser VH se tiver com problema em PRD ou com ameaça de postergação de Go-live por causa do problema reportado no chamado.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Deixa eu quieto.. rsss

----

Bom dia Pessoal,

Já deveria estar funcionando com as dicas aqui dadas.

Pelo nome da RFC apareceu no log, aponta para comunicação/usuário no SAP NFE.

Eu tentaria recriar a RFC tipo 3-ABAP.

Pergunta: Tem um SAP NFE DEV e um SAP NFE QAS? Tenta apontar a configuração para o SAP NFE DEV que funcionou, certo?

Daí restringe mais ainda onde está o problema.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Message was edited by: Fernando Ros

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando,

Obrigada pela ajuda.

É o seguinte: somente um GRC usado para DEV q QAS.

O que eu notei ontem debugando foi o seguinte:

o call function '/XNFE/NFE_CREATE'               

         destination lv_rfcdest  

Encontra certinho a RFC que deve ser usada e "bate" no GRC.

Mas ele não abriu a janela do GRC para que eu continuasse debugando.

Depois de alguns minutos parado neste ponto, ele voltou com o exception:

system_failure        = 2.

O que eu vi que estava diferente foi que, na bd97 e bd54 do GRC, só existe o sistema lógico do DEV (que funciona). Não existe sistema lógico do QAS...

Eu acho que o problema está do lado do GRC msmo...

O que vocês acham?

O basis está tentando liberar acesso pra SAP e por isso o chamado não foi concluído...rs

Abraços e obrigada

Luciana


Former Member
0 Kudos

Luciana bom dia, vc pode ver também se tem o sistema logico do GRC no ECC, e verificar se a RFC esta apontando para o cliente correto do GRC, pois essas configurações são essa mesmo.

abs

former_member182114
Active Contributor

Bom dia Luciana,

Na configuração do ERP com destino SAP NFE, não é necessário sistema lógico (BD54, BD97). Apenas destino RFC (SM59). No caminho SAP NFE para ERP sim, tem estes componentes envolvidos mas não é o caso aqui.

Pela sua descrição de SM59, estou imaginando que são idênticas (mesmo tipo, mesmo servidor, mesmo usuário, mesmo idioma). Confirma isso tudo?

A NF-e / XML que está gerando em QAS é diferente de DEV? Mesma filial?

Esta instância ERP QAS está em uma máquina diferente do ERP DEV? Começo a pensar em rede também. Comparando a localidade, sistema operacional dos ERP's eles estão na mesma rede?

Verifique o RFC trace do lado ERP. Transação RSRFCTRC, control F e procure por NFE e veja se tem mensagens de erro na chamada à função nfe_create.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

O BASIS também fez todas as comparações e também está ok. Comparamos inclusive com o usuário do desenvolvimento, está SAP_ALL e mesmo assim persiste.

Att.;

Willy

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Já comparou as roles dos usuarios do GRC utilizados nas RFCs Destinations?

Pode ser que falou dar no QAS alguma role que o usuário tinha no DEV.

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique.

Vou ver com o BASIS para fazer essa comparação e já retorno.

Obrigado.

Att.;

Willy

Former Member
0 Kudos

Bom dia.

Pessoal, primeiramente obrigado pelas respostas.

Fabio, segue o print da tela:

Vou pedir ao BASIS fazer a mudança no tipo de usuário e fazer um teste aqui. Retorno se o teste foi positivo ou negativo.

Obrigado.

Att.;

Willy

Former Member
0 Kudos

Obrigado, Willy.

Realmente, é o mesmo erro.

Faça este teste e nos avise, por favor.

Att.,

Fábio Cirino

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fabio.

Fizemos o teste que vc pediu e passou. E ao gerar a nota continuamos com o mesmo problema... Inclusive o BASIS colocou o usuário dele e também não rolou.

Att.;

Willy

Former Member
0 Kudos

Mas passou no teste?

Former Member
0 Kudos

Passou sim no teste

Former Member
0 Kudos

Willy,

No ambiente em que está gerando a NF-e, poderia, por gentileza, verificar as configurações na SPRO > Componentes válidos para várias aplicações > Funções gerais de aplicação > Nota Fiscal > Filial CNPJ > Definir locais de negócio > informe a (EMPRESA, selecione o Local de Negócios da NF-e gerada e nos certifique o Destino, é o mesmo nome que da conexão criada na SM59?).

Seguem abaixo duas imagens do ambiente que tenho acesso neste momento:

Filial CNPJ

SM59 - o tipo de conexão é R/3?

Att.,

Fábio Cirino

Former Member
0 Kudos

Olá Fábio.

As parametrizações do local de negócio que consta a RFC estão corretas sim...

Former Member
0 Kudos

O usuário/senha da RFC é válido?

Por incrível que pareça... o teste de conexão valida se o sistema consegue encontrar o sistema destino. Não valida o usuário e senha.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Isso mesmo, Eduardo.

Para fazer um teste rápido, peça ao Basis para mudar o Tipo de usuário utilizado na RFC para diálogo, (deve estar sistema ou serviço, acredito).

Após alteração, entre ma SM59, encontre a RFC utilizada e tente fazer um "Logon remoto", veja se consegue logar (do ECC par ao GRC).

Abs.

Former Member
0 Kudos

Olá, Willy.

Poderia dispobinibilizar um print da tela do erro?

Abs.

Fábio Cirino.

Former Member
0 Kudos

Willy,

Seu erro é semelhante à este?

Abs.