cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro Certificado Digital de Entrada

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,


Está aparecendo seguinte erro quando fazemos login na nossa instalação de NFE 10.0

Verifiquei na STRUST e o certificado  NFE_IN  ainda tem muito tempo de validade.

O que pode estar acontecendo ?

Obrigado.

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Jose,

Outro ponto, você sabe como saber quem é a unidade certificadora que está no XML ?

Baixe o arquivo XML, consulte a SEFAZ RS validador : https://www.sefaz.rs.gov.br/nfe/nfe-val.aspx

Coloque em visualizar a CA e vai ter quem emitiu, faca o download da nova CA valida e importe no ambiente.. o arquivo .cer

Veja a imagem abaixo, no meu caso o certificado também estava expirado.

Foi assim que eu corrigi.

Atenciosamente,

Ricardo Viana.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

José

Como a NFE_IN é um conjunto de varios certificados e cadeias certificadoras é normal que algum deles venca, vc tera que identificar quald eles esta vencido e removelos do seu pse, contudo, mesmo assim, se os certificados estiverem atualizados apenas um que anos eja mais utilizado que esteja vencido, vc continuara processando as nfes corretamente mesmo com a mensagem aparecendo, isso se vc nao remover como eu disse o certificado vencido

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia José Armando,

Na NFE_IN são colocados os certificados digitais das CA's (Autoridades Certificadoras). Para o correto funcionamento da validação no recebimento do XML tem-se que importar vários certificados.

É normal que eles vão sendo substituídos com o tempo (apesar deles terem uma validade de 3 a 5 anos).

Você observou se todos os certificados estão válidos?

Atenciosamente, Fernando Da Rós

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde José,

Poderia postar o erro da SM21 ?

Att

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando,

Não entendi muito bem a parte "tem que importar varios certificados", esse varios certificados são os certificados dos meus fornecedores?

No meu caso,  encontrei o certificado que está vencendo:

Porém esse certificado não é da minha empresa, e sim de um forncedor, devo me preocupar com  este alerta?

Former Member
0 Kudos

Se você não atualizar o XML irá ficar com status de erro na etapa de verificação da assinatura digital.

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Oi Jose ,

Tem dois pontos relativo a STRUST - As entradas NFE_IN e NFE_SIG que vem com o produto BO SLL NFE 10.0.

A entrada NFE_SIG é responsável pela assinatura digital para os cenários outbound, então aqui você importa o certificado digital da sua empresa, caso ela só tenha uma raiz de CNPJ.

Na entrada NFE_IN, você precisa importar os certificados das unidades certificadores, empresas que provem o certificado digital utilizado na assinatura digital dos XML's, nesse caso, os arquivos tem a extenção .cer e você pode baixar gratuitamente nos sites das respectivas empresas, exemplo, Serasa e outras mais.

Favor, verifique o link abaixo:

http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/instalacao/cadeia-de-certificados/

Att,

Former Member
0 Kudos

Dê uma olhada na nota... "1524196 - Import Certificates in ABAP and Java" ela contém todas informações e passos para instalação do certificado. Veja também o doc http://scn.sap.com/docs/DOC-31030 que mostra como identificar e obter o certificado digital utilizado.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

JOSÉ

Problema nao havera, apenas a nfe desse seu fornecedor tera um erro de validacao da assinatura

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia José Armando,

Se você tem certificados na NFE_IN então provavelmente está usando a automação, certo?

Uma dica sobre os certificados digitais, existe a figura das CA's (autoridades certificadores) e os e-CNPJ's usandos em NF-e tem 4 participantes em cada um:

1-CA ICP Brasil (raiz para qualquer certificado digital emitido no Brasil)

2-CA Serasa (<-- só um exemplo pois aqui varia)

3-CA Serasa v2 (<-- idem)

4-CA VOCÊ ou CA SEU FORNECEDOR

NÃO é necessário importar para a NFE_IN os certificados próprios nem os certificados dos terceiros (item 4).

É necessário importar para NFE_IN os certificados das autorizadores dos seus parceiros (no exemplo seria item 1, item 2 e item 3. Com isso a validação do certificado digital do parceiro já funciona.

Na Nota que o Eduardo postou tem um endereço eletrônico do ICP-Brasil com a lista de várias CA's e seus certificados.

Como não se sabe de antemão onde os seus parceiros estão comprando os certificados digitais recomenda-se baixar TODOS estes CA's e importar para NFE_IN.

Se preferir, e claro você tenha total facilidade e acesso ao produtivo pode fazer por demanda. Chegou SERASA, baixa e faz upload

Chegou CERTSIGN, baixa e faz upload

Chegou CAIXA, baixa e faz upload....

Bom... De qualquer forma de tempos em tempos terá certificados expirando e você tem que tirar da NFE_IN.

Esta mensagem é amiga e quer te dizer que um dos certificados irá expirar, então procure no fornecedor o novo, atualize colocando o novo e tirando o velho (após expirar).

Se o XML que você recebe tem um certificado expirado, por si só dará erro no XML.

Atenciosamente, Fernando Da Rós