Skip to Content

Archived discussions are read-only. Learn more about SAP Q&A

SAP x FCI (Ficha de Conteúdo de Importação | Resolução 13)

Olá boa tarde,

Gostaria de saber se a SAP vai liberar alguma solução referente à FCI.

Entendo que este assunto pode se desmembrar em outros, então destaco abaixo ao que me refiro:

1- Campos na tabela de NF para armazenar o CI% real de cada item

[ Este é o tópico mais importante para mim, por isso está em primeiro lugar ].

A informação que eu tenho é que o novo entendimento (pelo menos das empresas farmacêuticas) é que o valor real do conteúdo de importação (CI%) dos insumos deve ser usado para o cálculo do CI% do produto acabado, ou seja, se eu tenho Danfes de vários fornecedores do mesmo produto (para simplificar), cada um pode mandar este produto com um CI% diferente, inclusive o mesmo fornecedor. Assim para que possamos calcular o CI% dos produtos acabados, precisamos ler todas as NF's do mês anterior deste insumo, por exemplo, obter o CI% de cada nota de compra e utilizá-lo no cálculo.

A pergunta deste tópico é:  Novos campos serão liberados na J1B1N (ou similares) para que sejam preenchidas estas informações? Entendo que deveria, caso contrário teremos de fazer um "append" nas tabelas e nas telas.

2- Programa para cálculo do Conteúdo de Importação:  

Aqui na empresa foi desenvolvido um programa de PP que lê a lista técnica do produto acabado, verifica se o insumo tem CI%, o utiliza no cálculo do CI% do produto acabado e gera uma tabela com os dados da FCI que são lidos pela Danfe e NF-e. Mas acredito que muitas empresas não tem isso ainda. A SAP terá alguma solução ou as empresas deverão partir para uma solução Z ou manual?

3- Geração do arquivo FCI

Da mesma maneira, haverá uma solução SAP para geração do arquivo para o protocolo de recepção FCI?

Aqui, o programa do tópico anterior fará a geração deste arquivo.

4- Campos próprios FCI na NF-e

Ainda não temos nenhuma informação da Sefaz. Mas acredito que a nota 1791519 quando fala de FCI, não se refere só a isso, certo?

Obrigado,

Erick Sotile

Not what you were looking for? View more on this topic or Ask a question