cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Duvida Sobre Consulta Formatada

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Pessoal como faço para não exibir a estrutura da consulta quando executo a consulta formatada.

SAP 8.81

Obrigado!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Evanildo, bom dia.

O que pode ajudar é você retirar o acesso do usuário ao Administrador de Consultas. Não resolve 100% mas já dificulta.

Se for algo realmente confidencial e que não possa ser exibido ao mesmo, você pode também criar uma view com o código da consulta e na consulta chamar esta view.

Assim ele não saberá a lógica aplicada.

Former Member
0 Kudos

View? Sempre ouvi falar que a SAP proibe a criação de views diretamente no banco pelo usuário, correndo o risco de perda de suporte !!!

Former Member
0 Kudos

Augustus, bom dia.

O que é proibido é a criação de tabelas, alteração de tabelas do sistema (por fora do B1), e a manipulação de dados diretamente pelo banco (INSERT, DELETE, UPDATE).

A criação de views é um procedimento normal que é feito inclusive por diversos AddOns e é suportado por funcionalidades da própria SAP como o Solution Packager.

Former Member
0 Kudos

Rafael, obrigado pela dica.

Aproveitando, fugindo um pouco do tópico, voce sabe se é permitido criar Storeds Procedures (SP), que se utilizem das tabelas SAP para consultas mas que os dados sejam gravados em tabelas temporárias ?

Former Member
0 Kudos

Augustus, utilizei muito pouco SP mas também é suportado pelo Solution Packager. Com relação a tabelas temporárias é que o assunto é mais delicado.

Tenho optador por usar tabelas em memória que são inclusive de melhor desempenho na maioria dos casos. Nesses casos tenho usado Functions que também agilizam na construção de consultas.

Isso também não tem restrição ao meu ver.

Answers (1)

Answers (1)

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Ola Evanildo, por acaso você não gostaria que o usuário conseguisse ver o SQL que você fez e salvou no gerenciador de consultas do SAP?

Se for isso não tem como, eu sugeri uma idea no IDEA PLACE pra resolver esse caso, espero que tenha bastante votos pra SAP aceitar e alterar no sistema.

De uma olhada lá na ideia http://migre.me/duEx5

Abraço,

Fabio

SAP 8.82 PL11

Former Member
0 Kudos

Ola Fabio, agradeço por responder minha pergunta.

Já vi sua ideia, e também já votei!

Abraço,

Evanildo.