cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Evento cancelamento criado no SEFAZ sem ativar evento no SAP

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Estamos enfrentando um problema na nossa empresa sobre o processo de cancelamento via eventos

O problema é simples: não ativamos o cancelamento via eventos no SAP e também não estamos no SP12 do GRC.

Acontece que ao cancelar uma nota fiscal o mesmo está vinculando ao evento 110111 no SEFAZ e fica travado o cancelamento no GRC.

Alguma idéia como resolver este problema?

Obrigado!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Dirceu,

Se entendi o que você comentou, a Sefaz já está tratando tudo como evento, apesar de receber o cancelamento via interface normal.

Em que status está travado o cancelamento no GRC?

Tem alguma mensagem de erro?

Algum payload no PI não processado? Qual a mensagem de erro?

Qual sua versão e release?

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando,

Vou tentar responder algumas das suas perguntas:

Em que status está travado o cancelamento no GRC?

A nota no GRC mostra os seguintes status:

Status do processo = 05

Status erro = 71 - Rejeitado pelo processamento da Nota fiscal eletrônica

Codigo do status = 151

Tem alguma mensagem de erro?

Os status de erro são os que escrevi acima, o status da nota no GRC está sinalizado como vermelho.

Algum payload no PI não processado? Qual a mensagem de erro?

Infelizmente não consigo responder tecnicamente essa questão.

Qual sua versão e release?

GRC 10.0 SLL-NFE SP09

Muito obrigado!

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Dirceu,

Tá explicado. Não é devido ao cancelamento por evento mas sim a novos status que a Sefaz liberou para autorização após prazo (150) e cancelamento após prazo (151).

Seu SAP NFE SP09 não conhece estes status, por isso está tratando como rejeição.

Veja SAP Note 1794468 NF-e Cancellation with status 151 - Cancellation out of time

Solução: Atualize seu sistema para o support package mais recente (SP13 atualmente).

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando,

Ótimo!

Só restou uma dúvida:

Para resolver este problema devo obrigatoriamente migrar para o SP13 ou aplicar a nota já resolveria? (pergunto isso porque upgrade de SP são feitos pela matriz na Alemanha e geralmente precisamos agendar um final de semana, com testes, etc...isso pode levar semanas!)

De qualquer forma aguardo sua resposta para marcar essa thread como respondida!

Muito obrigado!

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom... Isto será seu menor problema em 33 dias.

A única forma de cancelamento será via EVENTO e a única versão que recomendo para estar trabalhando bem com eventos é SP13.

SP09 não tem tratamento de cancelamento por evento.

A MATRIZ JÁ ESTÁ FAZENDO O UPGRADE ou o NEGÓCIO VAI PARAR?

A SAP Note só está liberada para o SP10 e SP11, e foi liberada junto ao SP12.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando,

Estão fazendo dentro dos 33 dias.

Só vejo problema com as notas fiscais canceladas até dia 31 de março.

O que eu não vejo muito sentido (posso estar equivocado) é eu não ter ativado o cancelamento optando assim trabalhar com o Web Service antigo até dia 31 de Março, mas o que eu entendi até agora é que tenho que ativar isso antes do dia 31 de Março, ou seja não tenho a opção de trabalhar com o jeito antigo até dia 15 de Março (data aproximada do upgrade)

Obrigado pelo retorno!

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Dirceu,

São coisas diferentes.

O cancelamento por evento não tem jeito, ou upgrade ou não se cancela (simplesmente).

O 151 é um novo status proveniente da Nota Tecnica 2012.003 (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=bUBJ/PmtKQo=)

Você consegue pedir o cancelamento, a Sefaz faz o cancelamento, porém se for após o prazo de 24 horas ela responde 151 se for dentro do prazo 101. Sua release não conhece o 150/151 por isso trata como se fosse uma rejeição da Sefaz.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando,

Agora está tudo claro, vou marcar como respondida.

Muito obrigado pela ajuda!

Answers (0)