cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFE 10.0 SCAN - engrenagem

Former Member
0 Kudos

Olá, pessoal.

Deparamos com um erro no sistema e ainda não identificamos uma solução para o caso.

Configuramos o sistema SCAN e este está funcionando corretamente "aparentemente".

Quando a SEFAZ sai fora do ar, o sistema SCAN é acionado corretamente e quando emitimos NF-es com SCAN ativo, estas NF-es são enviadas ao SCAN e validadas corretamente.

Porém, quando determinanos o numero da NF-e no monitor J1BNFE e neste momento a SEFAZ cai, acionando o SCAN o envio fica na engrenagem.

Consultamos o lote e o mesmo está com Status Erro: 38 (Lote: Web Service não acessível) e assim permantece.

As notas seguintes após o acionamento do SCAN, são validadas normalmente.

Mas o que acontece com as notas que ja foram determinadas Número de NF-e / Formulário na J1BNFE que estão paradas com a engrenagem?

Não deveria retornar erro, identificar que está em SCAN, cancelar as NFes submetidas para aprovação na SEFAZ e reenviar em modo SCAN mudando o formulário e série?

Desde já, muito obrigado.

Att.,

Fábio Cirino.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Fábio,

Especificamente para essa nota travada (erro 38 web service não acessível) o caminho correto seria comutá-la para contingência. Com isso, você pode criar uma nova NF-e que será gerada com formulário SCAN.

Se você possui as notas aplicadas e as customizações corretas da CONTINGÊNCIA, daí sim o sistema cancela a nota automaticamente e envia a solicitação de cancelamento também automaticamente quando a comunicação da SEFAZ for restabelecida.

Agora, pelo erro 38 web service, o standard não executa todos os passos automático que você questionou. O sistema não segue esse fluxo.

att,

Ruy Castro

Former Member
0 Kudos

Olá, Ruy.

Então, quando o sistema entra em contingência e eu já determinei o número da NF-e na J1BNFE, devo comutá-la para contingência? mas esse procedimento irá acionar o SCAN?

No caso de eu ter enviado 10 NF-es para validação e a SEFAZ saiu do ar, mas eu ja havia determinado o número da NF-e, solicito o estorno (a engrenagem continuará) no monitor até que a SEFAZ volte para solicitar a inutilização dos números?

E no caso das 10 NF-es, terei que gerar criar outras 10 NF-es para enviar em SCAN?

Desde já, muito obrigado.

Att.,

Fábio Cirino

Former Member
0 Kudos

Oi Fábio,

O processo é o seguinte:

* Quando você possui uma nota trancada no monitor, exemplo erro web service 38, como você pode comutá-la para contingência. Nesse momento o sistema cancela automaticamente essa nota no ERP (somente no ERP). Posteriormente, quando a comunicação retornar, uma solicitação de cancelamento dessa nota é enviada para SEFAZ para ficar com status de cancelada também na SEFAZ.

* Bom, cancelando essa nota no ERP, você está apto a criar uma nova (e deve). Essa nova nota será criada no formato SCAN. O sistema verifica se o flag "J_1BNFE_CUST3_4V-AUTOSERVER" está ativo e se o SCAN da SEFAZ está realmente ativo, nesse momento tua nota é criada com formulário SCAN.

Sim, você deve "comutar em contingência" todas as notas que apresentam esse erro 38 de web service.

att,

Ruy

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

O comportamento foi modificado, não confirmo de no SP12 ou SP13, e as notas com destino SCAN não mais cairão no status 38, e seu restart agora é possível.

Background: No SAP NFE 1.0 o primeiro envio com SCAN fora caia no 38, porém o restart era possível. Na codificação para SAP NFE 10.0 este código estava ausente até os SP's que citei acima.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Fabio, boa tarde.

Tem uma funcionalidade relativamente nova que é o Cancelamento antes da Autorização (ou CPA - Cancel Prior to Authorization).

Este carinha faz com que as NFs "Aguardando retorno" possam ser canceladas antes do retorno do GRC. Particularmente eu sempre recomendo muita cautela no uso disso, pois não está claro quais os impactos de uma solicitação desta quando uma NF-e está já autorizada na SEFAZ...

A nota que implementa isso é:

Note 1566913 - NF-e: Cancel NF-e prior to Authorization

Minha maior preocupação é quando o CPA for usado em conjunto com o cancelamento automático do doc original e/ou criação automática do novo documento. Não sei ao certo o que aconteceria se a NF estiver autorizada na SEFAZ e for feito o CPA, pois a NF no ERP seria cancelada e, se configurado:

a) a fatura seria estornada (estorno automático do doc original);

b) a fatura seria "linkada" com nova NF-e, e a NF com problema ficaria como cancelada, e a nova NF seria enviada para autorização...

De qquer maneira o cenário parece estranho, por isso a cautela. Melhor analisar o cenário daí e ver como fica melhor.

Para ativar o cancelamento automático / criação de nova NF, veja a nota:

Note 1758473 - NF-e: Automatic Creation of NF-e in contingency process

Interessante que nessa nota tem o SAP Library novo

SAPLibrary_NF-e22_Nov_2012.pdf

Abs e boa sorte!

Eduardo Hartmann

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

E coloca cautela nisso...

Claro que o negócio normalmente manda... mas usar o CPA quando SCAN está ativo, ou seja, Sefaz está com problemas pode gerar uma NF-e candidata a inconsistência (autorizada na Sefaz com prazo de cancelamento expirado e cancelada no ERP.

O CPA é o que uma evolução do "Switch to Contingency". Antes a nota seguinte sempre era gerada em contingência off-line. Com CPA a nota seguinte segue o que tiver disponível (normal, contingencia off line ou SCAN).

O risco de ambos é ter o documento cancelado no ERP e não conseguir o cancelamento na Sefaz.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Quando você diz que o Restart é possível, quer dizer quando enviamos uma NF-e com formulário NF55 (exemplo) e a sefaz está fora com SCAN (ativo), retornará erro no monitor J1BNFE ou ainda ficará na engrenagem?

Teremos que comutar a NF-e (modelo 55) em contingência, aguardando a SEFAZ voltar ao serviço normal para que a mesma seja cancelada? (é processo manual ou o mesmo será disparado automaticamente)?

Att.,

Fábio Cirino

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Fábio,

São processos manuais. A ação entretanto depende do acontecido.

O que você expôs no tópico inicial é uma NF para o SCAN parada com erro 38, certo? A ação deve ser feita no monitor de lotes do SAP NFE e tenderá a sua rejeição no monitor de lotes, NF-e e J1BNFE. Daí poderá pedir o cancelamento para fazer uma nova nota para Sefaz original.

Este cenário é a Sefaz provavelmente estava fora, SCAN entrou e depois você ficou com nota para SCAN na mão sem conseguir autorização.

Pra te responder, preciso primeiro entender o que está perguntando. Segue mais comentários, se não responderem sua pergunta faça-a novamente dando um exemplo.

- notas para SCAN também são 55

- esta nota que está sendo enviada foi numerada para destino SCAN? ou é normal porém Sefaz agora está fora?

- comutar uma nota para contingência (opção Switch to Contingency) serve para notas normais quando você está na engrenagem e não consegue "destravá-la" imediatamente mas sabe que o motivo é um problema na mensageria / PI / Sefaz e será resolvido, só que o negócio não pode esperar e decide CANCELAR esta NF-e para criar uma nova para impressão OFF-LINE (contingência em formulário de segunraça).

- a opção CPA (Cancel Prior Authorization) é semelhante na questão que você está na engrenagem, que não consegue "destravá-la" imediatamente mas sabe que é um problema na mensageria / PI / Sefaz e será resolvido. Então decide CANCELAR esta NF-e para criar uma nova. Aqui a diferença: A nota será numerada da forma de emissão disponível ao ERP (Normal, SCAN, contingência offline se marcado no customizing)

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Answers (0)