cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Cancelamento como Evento (Sem GRC) - Tags "nProt" e "xJust" faltando

Former Member
0 Kudos
Boa Tarde Pessoal,
Não usamos o GRC NFe e preciso auxiliar o pessoal na configuração do PI para atenteder o cancelamento como evento.
Após aplicar a Note 1711095 - NF-e: Cancellation as Event , solicitei a equipe de PI a realização do mapeamento do padrão SAP para o padrão do sistema de mensageria que usamos, que no caso é o próprio layou da Sefaz. A SAP Note menciona que deve-se utilizar as funções J_1BNFE_EVENT_OUT (outbound) e J_1BNFE_EVENT_IN (inbound) quando não se utiliza o GRC.
O problema que a equipe de PI me reportou é que na J_1BNFE_EVENT_OUT não há parâmetros de importação correspondes a  "nProt" (Protocolo de Autorização da NF-e) e "xJust" (justificativa do cancelamento) e ao verificar a função notei que realmente não há. Ambos existiam na

J_1B_NFE_XML_OUT que é usada no cancelamento padrão.

Alguém que não usa GRC sabe o que necessita ser feito para que essas informações estejam disponíveis para que se possa utilizá-las no mapeamento do XML para o PI? Há alguma documentação de referência adicional que não esteja na SAP Note?

Dados da aba "Import" da J_1BNFE_EVENT_OUT

IV_NFE_ACCESS_KEY

IV_EVENT_TYPE

IV_INTERNAL_SEQUENCE_NUMBER

IV_TIMESTAMP

IV_TIMEZONE

IV_TEXT

IV_RESEND

IV_DOCNUM

Att.

Yuri Silva

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Yuri,

Verifique estas duas SAP Notes:

1805626   NF-e: reason dump in NF-e Cancellation for messaging system

1806065   NF-e: Reason incompatibility for NF-e Cancellation event

Acrescenta um IV_REASON. Quanto ao protocolo é a mesma história de sem evento.. nâo tem, espera-se que a mensageria guarde estes números. Ou você pode fazer algum balacobaco no texto. Ou abrir um chamado à SAP em XX-CSC-BR-NFE.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Obrigado Fernando!

Verifiquei as SAP Notes e devem atender a questão do IV_REASON.

Quanto ao protocolo, abrirei o chamado. Concordo que a mensagería deveria guardar (e de fato o faz), porém, na minha visão, o SAP deveria esperar somente que a mensageria faça o envio / retorno dos XML's com todos os dados requeridos pela Sefaz, assim como foi feito com a CC-e. Dessa forma, evitaria-se a ausência de dados e a criação de rotinas distintas nos clientes SAP para atender a legislação e que, no meu cenário atual, há uma certa dificuldade em fazer essas rotinas distintas visto que o suporte é terceirizado (em uma empresa no Exterior).

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Yuri,

CC-e não é a melhor comparação.

Se você pegar cancelamento normal (sem ser por evento) já era necessária a mensageria ter esta informação armazenada, ou seja, não ouve mudança neste aspecto.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Na verdade, o exemplo da CC-e foi com o intuito de dizer que somente aplicando a SAP note dela, sendo ou não usuário do GRC Nfe, foi possível realizar todo o processo sem a necessidade de configurações particulares no SAP ou na mensageria (somente mapeamento das tags no PI). Tudo foi contemplado via SAP Note e torço para que o mesmo seja possível para o Cancelamento como evento.

No cancelamento normal,creio que  a função J_1B_NFE_XML_OUT tem o AUTHCODE (nº do protocolo) pra ser utilizado no XML de cancelamento, por isso não foi necessário deixar por conta da mensageria adicionar essa informação no processo atual, sendo necessário apenas mapeá-la no fluxo J1BNFE / PI-XI.

Mais uma vez obrigado pelas informações dadas. Estão sendo bastante úteis.

Att.

Yuri Silva

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Só pra deixar registrado aqui no fórum... Coincidência ou não, a mensageira na verdade tomou conta de todo o processo e no ECC ficou da mesma forma que já era antes da aplicação das SAP Notes. Resumidamente, não foi necessária nenhuma mudança no ECC, mas sim, no sistema de mensageira, ativando um simples flag dizendo que o cancelamento agora é por evento.

Um abraço e obrigado pela colaboração!

Att.

Yuri Silva

Former Member
0 Kudos

Depois te tanto tempo de sua implementação veja se pode me tirar uma dúvida!!!

Também não usamos GRC da SAP.

Em qual programa do SAP vc colocou o código abap que vai gerar o arquivo de cancelamento por evento e a carta de correção eletrônica, que será enviado para mensageria???

oscar_mller
Explorer
0 Kudos

Yuri,

Boa tarde.

Como você fez para disparar a J_1BNFE_EVENT_OUT ? Ao efetuarmos um cancelamento, está sendo disparada a J_1BNFE_OUTNFE_CREATE, que é a de envio ?

Obrigado,

Oscar Möller

Answers (0)