Skip to Content

Archived discussions are read-only. Learn more about SAP Q&A

Lançamento Variação Cambial

Olá

No cadastro das contas de diferença da OB09, em que momento são realizados lançamentos nas contas de diferenças da aba "Diferença de Câmbio Realizada" e quando são realizados nas contas de "Avaliação"?

Pergunto isto porque normalmente os lançamentos de baixa e compensação lançavam diferenças de câmbio nas contas "Diferença de Câmbio Realizada" e os lançamentos realizados pela F.05 lançavam na contas de "Avaliação" (ajuste de balanço). Atualmente, os lançamentos de baixa estão lançando nas contas de ajuste de balanço, o que causa divergências na contabilidade.

Na mesma época em que estes problemas passaram a acontecer, um novo procedimento de compensação de adiantamento pela F-54 e em seguida pela F-44 passou a ser realizado. Antes a compensação se dava somente pela F-44.

Agradeço desde já qualquer comentário.

Obrigado,

GLippmann

Former Member
Former Member replied

Problema:

Em setembro de 2012 a avaliação de ME foi executada pela F.05 com a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço"marcada (POST_UPD = "X") indevidamente na aba Lançamentos. Quando esta opção é marcada, a VC acaba incorporada ao item e não é estornada e passa a incrementar as diferenças (antigas e novas) nos meses subsequentes.

Face a isto, as compensações de fornecedores são ajustadas para a contas de ajuste de balanço (transitória) e resultado conforme exemplo abaixo:

1) Invoice: 100 USD -> 170 BRL (taxa 1,70)

2) Ajuste Variação cambial executada com a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço" marcada: 10 BRL

3) Pagamento/Compensação (taxa 1,55)

Invoice: -170 BRL

Banco: 155 BRL

Valuation: 10 BRL (Transitória/Ajuste de Balanço)

Resultado: 5 BRL Despesa VC

Fonte: nota 87538

Solução:

Para resolver isto precisamos criar um novo método de avaliação com processo de avaliação marcado como "Anulação" (OB59).

A F.05 deve ser rodada no mês corrente normalmente com este novo método de avaliação selecionado e a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço". As avaliações incorporadas aos itens serão anuladas e não irão mais compor o relatório.

Fonte: nota 545032

1 View this answer in context
Not what you were looking for? Ask a question