cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Lançamento Variação Cambial

former_member603880
Participant
0 Kudos

Olá

No cadastro das contas de diferença da OB09, em que momento são realizados lançamentos nas contas de diferenças da aba "Diferença de Câmbio Realizada" e quando são realizados nas contas de "Avaliação"?

Pergunto isto porque normalmente os lançamentos de baixa e compensação lançavam diferenças de câmbio nas contas "Diferença de Câmbio Realizada" e os lançamentos realizados pela F.05 lançavam na contas de "Avaliação" (ajuste de balanço). Atualmente, os lançamentos de baixa estão lançando nas contas de ajuste de balanço, o que causa divergências na contabilidade.

Na mesma época em que estes problemas passaram a acontecer, um novo procedimento de compensação de adiantamento pela F-54 e em seguida pela F-44 passou a ser realizado. Antes a compensação se dava somente pela F-44.

Agradeço desde já qualquer comentário.

Obrigado,

GLippmann

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member603880
Participant
0 Kudos

Problema:

Em setembro de 2012 a avaliação de ME foi executada pela F.05 com a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço"marcada (POST_UPD = "X") indevidamente na aba Lançamentos. Quando esta opção é marcada, a VC acaba incorporada ao item e não é estornada e passa a incrementar as diferenças (antigas e novas) nos meses subsequentes.

Face a isto, as compensações de fornecedores são ajustadas para a contas de ajuste de balanço (transitória) e resultado conforme exemplo abaixo:

1) Invoice: 100 USD -> 170 BRL (taxa 1,70)

2) Ajuste Variação cambial executada com a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço" marcada: 10 BRL

3) Pagamento/Compensação (taxa 1,55)

Invoice: -170 BRL

Banco: 155 BRL

Valuation: 10 BRL (Transitória/Ajuste de Balanço)

Resultado: 5 BRL Despesa VC

Fonte: nota 87538

Solução:

Para resolver isto precisamos criar um novo método de avaliação com processo de avaliação marcado como "Anulação" (OB59).

A F.05 deve ser rodada no mês corrente normalmente com este novo método de avaliação selecionado e a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço". As avaliações incorporadas aos itens serão anuladas e não irão mais compor o relatório.

Fonte: nota 545032

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Gabriel,

neste caso você está desativando o processo de avaliação para títulos em aberto. É isso mesmo?

Diante do seu exemplo mais elaborado acima, posso dizer que você poderia utilizar uma conta transitória de ajuste do mesmo grupo da conta de compensação. Dessa forma você teria uma avaliação pra cima ou pra baixo no balanço, e reconheceria a despensa ou receita no ato da avaliação.

Por outro lado você está optando em reconhecer seu resultado de avaliação no lançamento da fatura ou na baixa/compensação, através dos lançamentos de diferença de câmbio.

De uma forma ou de outra a avaliação está sendo feita. O que precisa ser levado em conta é o regime de caixa ou de competência.

Para empresa que possuem grandes ganhos de variação cambial, é indicado o regime de competência, ou seja a cada período. Se não for seu caso, esta sua solução se aplica perfeitamente.

Former Member
0 Kudos

Agradeço, o questionamento me ajudou

former_member603880
Participant
0 Kudos

Oi Marssel,

Em nosso caso, a VC deveria sempre ser rodada sem a ativação da caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço" (competência). Em um mês, por erro do usuário, ele flegou indevidamente a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço" e criamos um novo método apenas para "resetar" este lançamento e executamos.

Após Reset, novamente rodamos a VC com a caixa desmarcada e a VC foi contabilizada corretamente.


Answers (1)

Answers (1)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Oi Gabriel,

As diferenças de variação cambial ocorrem em tempo real em qualquer lançamento contábil. Tem o objetivo de ajustar as moedas extrangeiras da empresa tendo seus lançamentos em moeda interna com valor zero.

As contas de Avaliação são movimentadas após a execução da F.05. Cada documento em moeda estrangeira é avaliado e é realizado lançamentos nas contas de ganhos e perdas contra a conta de ajuste de balanço.

Essa conta de ajuste é utilizada somente para documentos administrados em partidas em aberto (Cliente, fornecedor e conta razão de compensação), o ajuste de balanço é zerado através de um lançamento automático após a baixa desses documentos de compensação.

esse lançamentos não deveriam causar divergências já que estão compensando o saldo da conta de ajuste.

saudações

former_member603880
Participant
0 Kudos

Obrigado Marssel pela sempre bem vinda ajuda.

O que ocorre atualmente é que os lançamentos em tempo real estão lançando valores nas contas de diferenças de variação cambial (resultado) e também na conta de ajuste de balanço (ativo/passivo), no mesmo lançamento. E ao rodar a F.05, também são feitos novos ajustes.

Vou exemplificar fielmente o problema que ocorre atualmente, levantando todos os passos desde a criação do pedido.

O que já posso adiantar, é que existe uma condição de Despesa de Importação que é lançada em BRL e que é "misturada" ao principal, em EUR, ao recebermos a fatura. Este cenário ainda não concluí e após análise, atualizo o post.

Grato desde já.

Gabriel

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Oi Gabriel, tudo bem? Pode contar comigo aqui na comunidade.

Olha só, você pode tratar isso de duas formas. Deixar como está e modificar a determinação de contas dessa condição, ou marcar o flag na OBY6 - dados globais da empresa - sem diferença de câmbio ao compensar em MI.

Neste ultimo o sistema não irá calcular automaticamente a diferença cambial. Dessa forma você poderá inserir o valor a ser baixado manualmente. Esse opção é muito utilizada quando não se faz pagamentos em moeda estrangeira com taxa de cambio contratual. Diferente da cotação padrão diária.

Por favor comente.

Att.

former_member603880
Participant
0 Kudos

Olá Marssel,

Após análise, em setembro/12 a avaliação de ME (F.05) foi executada com Avaliaç.p/encerramento balanço marcado. Isso gerou divergências também no relatório gerado por esta transação a partir de outubro (colunas dif. antiga e dif. nova). Vou simular este procedimento em ambiente de teste e verificar se essa é a causa dos lançamentos em contas de ajuste de balanço na compensação das partidas em aberto de fornecedores. Em tempo, nota 87538 ajudou na análise.

Abs,

Gabriel