cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Estorno recebimento NF-e

0 Kudos

Pessoal, boa tarde!

Alguém já passou pelo processo abaixo:

Ao realizar a entrada da mercadoria e fatura, identificado que deverá ser estornado o processo.

Realizado o estorno da MIRO via MR8M - ok

Realizado o estorno do documento de material e recebimento - VL09.

O sistema consegue estornar o documento do material, porém não consegue estornar o recebimento.

Ao tentar eliminar o recebimento pela VL32N o sistema instrui que não é possível, no LOG identifica que existe movimento de mercadoria.

No histórico do PO o sistema apresenta a o estorno do documento de material.

Alguém tem alguma ideia do que posso realizar neste caso?

Atenciosamente

Ândrea Lopes

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Ândrea

Não entendi. O que quer dizer com... o sistema consegue estornar documento de material mas não estorna mercadoria?

Você está usando pedido de compra ou programa de remessa?

Abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

Oi Eduardo,

Estou usando o pedido de compra, no momento do estorno pela VL09 instruo o recebimento.

Infelizmente ele não consegue estornar o recebimento, somente o documento de material.

A maioria das vezes ele estorna todo os documentos, alguns casos ele não estorna o recebimento e quando realizo pela VL32N é como se não estivesse atualizado algum processo.

No log de erro apresenta que ainda existem movimento de mercadoria para o documento, só que o movimento já foi estornado.

Atenciosamente

Ândrea Lopes

Former Member
0 Kudos

Te confesso que não estou conseguindo entender muito bem o que está ocorrendo.

Você olhou o histórico do pedido? O movimento 102 não aparece lá?

O que você quer dizer com "e quando realizo pela VL32N é como se não estivesse atualizado algum processo."?

Uma vez que você estornou a entrada de mercadoria via VL09 o seu aviso de remessa permanece em aberto. Se você quiser excluir a inbound precisa entrar na VL32N e então clicar no botão para excluir. Caso a sua remessa esteja associada a um documento de transporte... você terá que antes desvincular ela.

Abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

Oi Eduardo,

É exatamente este o problema eu não consigo eliminar  o recebimento na VL32N.

No histórico do pedido aparece o movimento 102.

No log da VL apresenta que existem movimentos de material para o recebimento, só que os movimentos já foram estornados.

A mensagem do log de erro ao tentar excluir:

Item XX não pode ser eliminado (Status movim.mercadoria)

Nº mensagem VL111

Diagnóstico

O status de movimento de mercadorias (parcialmente ou totalmente processado) não permite que os itens sejam eliminados.

Atenciosamente

Ândrea Lopes

Former Member
0 Kudos

Verifique no fluxo de documentos se ainda existe algum documento remanescente se não tente novamente rodar a VL09.

Abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

Eduardo,

Não adianta ele permanece com o log que existem movimentos de mercadoria, mesmo não existindo mais nenhum movimento.

Vou abrir um chamado na SAP e depois coloco aqui a solução indicada.

Atenciosamente

Ândrea Lopes

Former Member
0 Kudos

Por acaso você fez o recebimento via MIGO com referência a inbound?

0 Kudos

Oi Eduardo,

A MIGO foi criada com referência ao recebimento.

Atenciosamente

Ândrea Lopes

Former Member
0 Kudos

Este é o problema. Se você fez o lançamento pela migo você precisa estornar pela MIGO ou MBST.

Você usa a VL09 somente se fizer o post pela VL32N.

Abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

Eduardo,

Quem criou o recebimento e a entrada de mercadoria foi o GRC NF-e 10 via BAPI WS_DELIVERY_UPDATE, eu não fiz o fluxo manual.

O estorno eu estou realizando manual, a entrada de mercadoria pelo GRC NF-e é feita com referencia ao recebimento eu não manipulo esta instrução.

Pelo que entendi para realizar o estorno de um processo realizado pelo GRC NF-e 10 devo utilizar a VL09, esta correto?

Atenciosamente

Ândrea Lopes

Former Member
0 Kudos

Deve estar faltando alguma nota. Pra minha surpresa pois acabei de testar... o post pela automação aceita o cancelamento tanto via VL09 como MBST.

Coloca aqui a imagem com do fluxo de documentos do aviso de remessa.

Abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

Eduardo

Este é o fluxo do documento.

Este é o log de erro na VL32N

Histórico do pedido de compra, repare que já foi realizado o estorno da MIGO.

Atenciosamente

Ândrea Lopes

0 Kudos

Andrea e Eduardo,

Boa tarde!!!

Estou com esse mesmo problema de estorno da VL32N.

Gostaria de saber se tiveram alguma evolução no assunto?

Abraços,

Claudia Santos

Former Member
0 Kudos

Oi Claudia.

Pelo que eu vi... não tem nenhuma nota nova criada com referência ao assunto. Imagino que a Ândreia tenha algum retorno referente ao chamado aberto. De qualquer forma sugiro você verificar as notas disponíveis no marketplace e atualizar o ECC.

Lembrando que a recomendação é sempre manter o ambiente atualizado com as notas dos componentes:

XX-CSC-BR-NFE

XX-CSC-BR-NFEIN

Abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

Oi Claudia!

Ainda não recebi um retorno da SAP, logo que eles analisem instruo aqui.

O que notei até agora foram erros quanto a perfil de acesso que precisa ter no objeto de autorização da VL09 a atividade 85.

Atenciosamente

Ândrea Lopes

0 Kudos

Andrea e Eduardo,

Boa tarde!!!

Infelizmente ainda não obtivemos uma resposta da SAP com relação a esse problema, mas ao pesquisarmos um pouco mais sobre o assunto da liberação da VL32N ao excluir a MIGO através da MBST, encontramos a nota 1050944, que trata exatamente do problema da amarração do Recebimento com a MIGO.

A nota pede para ser feita 2 alterações, no nosso caso só foi necessário a realização do passo 1, que é a marcação do flag "Atualiz.fluxo docs." na configuração SPRO --> Logistics Execution --> Expedição --> Bases --> Definir dados globais de expedição. O passo 2 já estava implementado.

Acredito que esta nota também irá resolver o problema de vocês.

Atenciosamente,

Claudia Santos