cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Ordem de Devolução - Campo Referência Gera Número de NFe Duplicado

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Preciso de ajuda pelo seguinte:

Ao gerar uma ordem de devolução, o campo "Referência" nos dados de Cabeçalho -> Contabilidade é preenchido, e o conteúdo desse campo gera o número de NFe de entrada posteriormente.

Foram feitas 2 devoluções sobre a mesma nota fiscal de cliente, e por um erro operacional o número de referência preenchido foi o mesmo em ambas as ordens, o que gerou notas fiscais com números idênticos para o mesmo cliente, o sistema não apresentou nenhuma crítica e permitiu a duplicidade para o mesmo CNPJ.

Gostaria de saber se, existe alguma configuração que possa ser feita para que não seja permitido o preenchimento desse campo "Referência" na Ordem de Devolução caso já exista outra Ordem de Devolução criada para o mesmo cliente (no caso por conta do CNPJ) com o mesmo número neste campo, ou mesmo se exsite alguma nota que talvez não tenha sido aplicada, ou se teremos que partir para o ABAP.

A segunda nota em questão foi estornada e uma nova foi gerada, mas precisamos incluir esse tipo de consistência na criação da Ordem para que não se repita.

Desde já agradeço!

Amanda

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Ola Amanda, seguindo uma logica do processo, uma mesma NFe pode ser devolvida parcialmente N vezes, pois por exemplo, vc pode devolver apenas um dos itens de uma NFe e posteriormente outro item e assim sucessivamente até que a NFe seja devovlida por completa devido muitas vezes os testes de qualidade em separado de cada um dos produtos referenciados pela nota.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Carlos,

Muito obrigada pelo rápido retorno!

Quanto ao processo não temos dúvidas, realmente podem acontecer devoluções parciais para uma mesma nota, nossa questão é a seguinte:

O cliente gera uma nota de saída devolvendo a mercadoria, quando criamos a ordem de devolução, o número da nota que o cliente gerou é preenchido no campo referência, então, se houver devoluções parciais, o cliente sempre vai gerar uma nota diferente para cada devolução, e a nota de entrada que geramos, por sua vez, vai ter sempre um número diferente.

Provavelmente o usuário se confundiu e lançou 2 vezes a mesma nota, por isso o número de referência ficou igual, houve um erro operacional que já foi corrigido, mas a nossa questão é, o sistema não deveria ter permitido 2 notas com números iguais, houve um erro operacional e também uma falta de consistência pelo sistema.

Saberia dizer se existe alguma forma de antes de permitir a inclusão dessa ordem o sistema verificar o conteúdo do campo referência e o cliente para não permitir a duplicidade de lançamento?

Obrigada!

Amanda

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Não existe de maneira standart, inclusive procurei notas sap sobre isso e nao encontrei, talves seja necessario que vc customize esse campo para verificar se nao esta sendo informado a referencia em duplicidade.