cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Recebimento de CT-e

former_member226847
Participant
0 Kudos

Olá pessoal!!

Aqui no cliente que trabalho, teremos que implementar o recebimento de Ct-e (somente o recebimento, pois a empresa não tem a atividade de emitir CT-e), pois até então temos somente uma categoria de nota C1 (nao eletronica) para registro dos antigos CTRCs.

Já vi em alguns posts sobre várias notas da SAP, mas gostaria de saber se tendo um cenário somente de recebimento do CT-e mesmo assim seriam necessárias aplicações de notas (o upgrade para o ECC6.0 irá ocorrer em breve, atualmente estamos na versao 5.0) ou somente se a criação de uma categoria de nota como eletrônica utilizando o modelo 57 faria efeito.

Obs.: no caso, o cenario do meu cliente nao utiliza pedido de compra, somente uma miro para realizar o pagamento do frete e a entrada de uma nota writer via J1B1N para registrar o Ct-e emitido pela transportadora

Alguém poderia me dar uma dica?

Obrigada!

Cris

.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member

Olá Cris,

O recebimento será pelo GRC?

Se sim, possuem automação de entrada?

Caso não possuam, os arquivos serão armazenados no GRC e nenhuma ação será realizada no ECC.

A prática de recebimento neste caso, será apenas para documentar e armazenar os arquivos.

Para tanto, será necessário GRC NFe 10.0 com SP12.

Do lado do ECC, você entraria miro normalmente, mudando apenas a categoria da nota.

Pelo que andei vendo é isso, acho que não tem nada muito diferente não.

Abraços,

Luciana R.

former_member226847
Participant
0 Kudos

Oi Luciana!

Acredito que sim, mas nao sei dizer se existe automação.

Hoje, os usuarios lançam MIRO sem categoria de nota nenhuma, e depois lançam a writer ( e com esse cenario eles querem continuar com o CT-e).

So fiquei preocupada porque em alguns posts vi que em algum momento o ct-e que estava sendo entrado no sistema teria uma verificaçao para ver se o documento entrado havia mesmo sido aprovado anteriormente (como uma validação).

Então o necessário para quem só vai receber os CT-e é:

1. Versão do ECC6.0

2. Nota fiscal marcada como eletronica e modelo 57

3. GRC NFe 10 com SP12

Só isso?

Abraços,

Cris

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Ola Cristina

Aparentemente vocês nao possuem a automacao de entrada e pelo o que entendi os usuarios fazem isso manualmente aplicando os valores na MIRO e MIGO, o que vc pode fazer é como a Luciana falou, armazenar apenas os XMLs de CTe no GRC, essa funcionalidade é disponivel para quem só tema  a interface de outbound do pacote NFe, inclusive, mesmo no processo sem licenca de automacao de entrada, o XML é validado junto ao SEFAZ

former_member226847
Participant
0 Kudos

Olá Carlos!!

Então... meu cliente nao usa GRC ( ), usa Mastersaf.

Realmente não haverá automação de entrada (pelo menos por enquanto), uma equipe no cliente cuidará da criação da MIRO para pagamento do frete enquanto uma outra equipe fará a entrada manual do CT-e via J1B1N (acredito que para ligar um documento com o outro eles devam ter um controle interno deles). Nenhuma MIGO é criada nesse caso.

Mas neste caso em que o Mastersaf é utilizado no lugar do GRC, mesmo que eu somente receba o CT-e , o que eu preciso ter a mais porque estamos falando de Mastersaf? O Integrador que é utilizado basta?

Um dos pontos que eu ainda não entendi muito bem: ja vi em outros posts que em um determinado momento o CT-e é validado para garantir a integridade dos dados. Mesmo que eu esteja recebendo um CT-e já emitido pela transportadora, esse momento de validação ainda ocorre? ou ocorre somente em casos em que eu realize o cancelamento do CT-e que foi entrado no sistema?

O SP também continua sendo o 12?

No que puderem me ajudar, já agradeço desde já...

Desculpem tantas perguntas...rs

Cristina

Former Member
0 Kudos

Oi Cristina.

Então... SP12 se refere ao GRC o qual vocês não possuem. Então não há o que se preocupar. Se eu entendi você vai continuar o processo de lançamento como você já faz hoje e a sua dúvida é na verdade é como tratar o recebimento do XML de CT-e, validar assinatura, status e então armazenar em uma base.

Bom... não conheço a solução de mensageria da Mastersaf. Talvez alguém aqui no forum tenha essa experiência e possa compartilhar; a sua empresa deve ter algum o contato com algum canal de vendas da Mastersaf... derrepente seria o caso de você entrar em contato com eles para entender como fica a questão do CT-e.

http://site.mastersaf.com.br/produtos/dfe/ct-e-conhecimento-de-transporte-eletronico/

Abraço

Eduardo Chagas

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

O processo normal de uma entrada de CT-e ou NF-e é que ele seja recebido pelo sistema de mensageria e tenha sua assinatura validada, após isso, o processo ira validar se a NFe ou Cte encontra-se na base de dados do SEFAZ e se a mesma é autorizada.

No caso, como se trata de uma solucao nao standart usando outra mensageria, a automacao de entrada com sp12 nao se aplica, provavelmente vc tera apenas que aplicar as notas referentes à automacao da entrada do lado do ERP apenas para ter acesso aos objetos especificos.

Former Member
0 Kudos

Uma nota importante.

Não é possível/permitido utilizar as interfaces de automação sem o licenciamento do módulo de automação.

Abraço

Eduardo Chagas

Answers (1)

Answers (1)

former_member226847
Participant
0 Kudos

Olá Pessoal!!

Gostaria de agradecer a todas as respostas aqui do post.

Infelizmente ainda tenho uma perguntinha, rsrs

No fim das contas, acabamos aqui criando uma categoria de nota eletronica com o modelo 57, para que ela ficasse somente lá no monitor e tivesse mensalmente a importação destes documentos pelo Mastersaf.

Até aí, tudo bem... porém quando crio a nota writer sem nem indicar ainda que a versão XML é a 1.04, o sistema já esconde o campo tipo de emissão automaticamente.

Vocês sabem me dizer se isto está correto para CT-e? Já vi nesse link: http://scn.sap.com/thread/2030554 que a solução é, para quem recebe CT-e 1.04, utilizar a versão XML 2,00 e pra quem recebe CT-e 1.03, utilizar a versão XML 1,10. Porém o comentário é de Março de 2012.... isso ainda vale?

Já dei uma olhada no documento na nota 1746671, mas ainda nao achei sobre o tipo de emissão.

Podem me ajudar?

Cristina

Former Member
0 Kudos

Oi Cristina

O ideal é você abrir outra thread! Enfim...

Verifique os controles de tela para o grupo usado pela categoria definida para o CT-e. O campo deve estar disponível para atualização.

Qual é a segunda dúvida? Assim no SAP NF-e (GRC) você irá conseguir carregar somente CT-es da versão 1.04*.

Se a pergunta foi respondida não esqueça de fechar a thread como respondida. Se tiver uma nova pergunta abra nova thread.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member226847
Participant
0 Kudos

Olá Eduardo!

Obrigada pela dica...  vou verificar os controles de tela..

Caso tenha mais dúvidas, abrirei uma outra thread.

Atenciosamente,

Cristina

Former Member
0 Kudos

Oi Cristina

Conseguiu resolver? Se sim... marque a thread como respondida.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member226847
Participant
0 Kudos

Olá Eduardo!!

O cliente depois de um período veio citar a respeito do campo tipo de emissão que não está sendo demonstrado... mas aí já vai ser outro assunto...rsrs

Vou marcar a thread...

Super obrigada pela ajuda!

Cristina