cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Contabilização Condição ICMI

Former Member
0 Kudos

Pessoal bom dia,


No cliente que estou, temos uma necessidade de "quebrar" a contabilização da conta de receita da condição ICMI em 2 contas, ou seja,  uma fatura criada na transação VF01  com valor de 100,00, preciso contabilizar o valor de 80,00 na conta X e os 20,00 restantes preciso contabilizar na conta Y, o lançamento na conta do cliente, continuara sem alteração, ou seja, contabilizando o valor total que neste exemplo e 100,00.


Através da chave de conta atribuída na price, só consigo atribuir uma unica conta.


Obrigado,


Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Ola Joel,

Nesse caso você terá que dividir esse valor em duas condições distintas na sua pricing, de modo a ser capaz de atribuir duas chaves de conta, e por consequencia, duas contas de receitas diferentes.

Aproveitando, qual é o critério da divisão dos valores? Por que temos um valor de 80 e 20 ao invés de 100?

É importante ter isso claro para colocar no sistema as tratativas em que essa divisão deve ou não acontecer.

Adriano Cardoso

Former Member
0 Kudos

Adriano bom dia,

Este valor sera dividido de forma manual pelo usuário, o valor de 80/20 foi um exemplo.

Apos a criação das duas condições na price, eu devo mudar a condição ICMI para estatística,  e retirar a chave de contabilização da mesma?

Tem mais alguma outra coisa para fazer? Pois quando eu fiz este processo, esta me gerando erro de determinação de conta nas condições "Z´s" que não tem nenhuma contabilização, e que estão determinadas antes da condição ICMI na price, o erro só para quando eu informo todas estas condições como estatística.

Obrigado,

Former Member
0 Kudos

Joel,

Na verdade, você não pode marcar nada como estatístico, do contrario, a condição não ira contabilizar. Você tem que deixar a ICMI contabilizar normalmente.

Na configuração da condição você deve deixar a sua condição Z como aberta para edição manual e como "suplementos ou deduções".

E o ideal é posiciona-la depois da ICMI. Na verdade, o melhor é deixar abaixo dos impostos standard BXNN (antes das condições standard de retenções).

Para as condições não estatísticas e que não estejam invalidadas pelas regras da pricing, o sistema tentará contabiliza-las. Se não ha chave de conta e uma conta do razão valida para elas, o sistema retorna o erro que você informou acima.

Revise as condições não estatísticas e, se necessario, voltamos a falar.

Adriano Cardoso

Former Member
0 Kudos

Adriano obrigado por responder,

Mas se eu deixar a ICMI contabilizar normalmente, ela ira contabilizar o valor "Cheio" que no exemplo acima seria 100,00.

Mas no meu caso a conta contábil que hoje recebe o valor da ICMI, neste caso deveria receber somente 80,00.

EX. conta "001" hoje atribuída a condição ICMI, receberia o valor de 80,00

       e uma outra conta "002" que foi atribuída a nova condição da price, receberia o restante no caso         20,00.

Obrigado,

Former Member
0 Kudos

Joel,

Sim, tens razão.

Nesse caso, deve-se deixar a ICMI como estatística (para base dos impostos IBRX) e criar duas novas condições Z como "suplementos e deduções" com as contas de receita de acordo. Um efeito colateral é que, se ambas estarão abertas e, portanto, passíveis de erro de digitação por parte dos usuarios.

Teste dessa forma e continuamos falando.

Adriano Cardoso

Answers (0)