cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Contabilizar apenas impostos (SD)

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Estou enfrentando problemas para contabilizar uma nota de saída para doação, a baixa da mercadoria contabiliza perfeitamente (conta de estoque e doação), o problema está na contabilização dos impostos, pois na emissão da nota (VF01) temos que contabiliza-los.

Existe alguma forma de contabilizar apenas os impostos, via fatura de SD, sem gerar receita?

Até tentei gerar um débito e crédito em uma conta transitória, o problema é que como foi informado o centro de custos, utilizado para baixa de estoque (remessa), a contabilização não é realizada, pois o mesmo é bloqueado para entrada de receita, acho que tem alguma coisa relacionada a classificação contábil do documento de vendas, parametrizar de alguma forma para não gerar receita.

Alguém tem alguma dica?

Obrigado.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

LeoRocha
Explorer
0 Kudos

Benedito,

O mais recomendável, na minha opinião, é fazer um débito e crédito em uma mesma conta contábil através da contabilização caixa no documento de faturamento. Na parametrização VOFA, coloque um esquema na determinação conta caixa e insere a chave de conta. Aí basta parametrizar na VKOA e OV77.

Aí você pode contabilizar os impostos normalmente. O detalhe é que este processo não pode ser valor estatístico (valor zero), senão o documento não fica relevante para geração de documento contábil.

Abraços

Att.,

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Consegui configurar o processo conforme orientado pelo Leonardo e Adriano.

Obrigado pela ajuda.

Abraço

Former Member
0 Kudos

Obrigado senhores.

Vou realizar os testes e retorno com o resultado.

Abraço.

Former Member
0 Kudos

Ola Benedito,

O processo é esse mesmo, débito e crédito na mesma conta transitória (conta caixa) e os impostos configurados normalmente.

Sobre o bloqueio de receitas no centro de custo, conceitualmente é errado haver receita em centro de custo, mas você pode acessar a transação KS02, informar o centro de custo, ir na aba "controle" e retirar o flag dos campos "receitas reais" e "plano de receitas". Alinhe bem isso com o seu pessoal de CO antes para evitar problemas.

Espero que ajude.

Adriano Cardoso