cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Tag <dup> sem <vDup> no Inbound XML NF-e 10.0 - NT 003.2012

Former Member
0 Kudos

Prezados,

Estou com o seguinte problema: Recebi um XML de um fornecedor que é válido, tanto pelo programa validador da SEFAZ quanto pelo validador de mensagens da SEFAZ-RS, porém ele não é recebido na interface Inbound do produto NF-e 10.0 por uma falha de schema.

Esta falha de schema é decorrente da NT003.2012 que determina que se o grupo DUP estiver presente então o campo vDup deve ser preenchido, o que não aconteceu neste XML.

Vejam o trecho abaixo:

<cobr><fat><nFat>027217</nFat><vOrig>10000.00</vOrig><vLiq>10000.00</vLiq></fat><dup><nDup>027217/1</nDup></dup></cobr>

Este é um XML anterior à NT003.2012 , mas preciso recebê-lo. Tive este mesmo problema com a tag QVOL anteriormente e que foi corrigido pela nota Note 1782800 - Process inbound NF-es with missing vol tag

Alguém está passando por este mesmo problema e sabe se a SAP está atuando nisso?

Muito obrigado.

Fabio Purcino


Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde.

Sim. Estou com o mesmo problema.

Já abri um chamado para fazerem o mesmo tratamento da nota 1782800 para o campo vDup.

Acredito que em breve devem liberar uma nova nota para corrigir.

At.,

Bernardo Braga

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal,

Isso é muito estranho...

Por que motivo a SAP usa um schema diferente do oficial?

E porque, ao invés de substituir o schema, fazem workarounds e mantêm o schema diferente do oficial?

Essas alterações causam problema no recebimento, em virtude da violação do schema "da sap". No entanto, sob a perspectiva do processo, nenhum tipo de validação deveria ser executada sobre a mensagem de entrada. Se a SEFAZ aprovou, temos que receber a mensagem no GRC, não há outra alternativa.

Não seria importante alguém fazer um diff do schema oficial e do schema da SAP e implementar de uma vez todos os workarounds necessários?

Um abraço!

Waldemar

Former Member
0 Kudos

Olá Waldemar,

Na verdade pelo que percebi a SAP está na última versão do schema XML liberado pela SEFAZ. O problema é que esta não é a realidade de todas as empresas que irão enviar notas emitidas há 1 mês atrás e/ou quando o schema atual ainda não era obrigatório. A SEFAZ aceitou no passado porém não aceita mais hoje, mas ainda há muitos XMLs válidos emitidos naquela época e que precisam ser arquivados hoje.

Esse diff deveria conter todas as diferenças das 3 últimas notas técnicas, seria o melhor dos mundos, mas acho que isso não vai acontecer.

Abraço,

Fabio

Former Member
0 Kudos

Olá Fábio,

Veja lá na thread http://scn.sap.com/thread/3275982, colei um trecho que está diferente, mas pelo visto há mais trechos diferentes. Usei a última versão disponível nos sites da SEFAZ e da SAP.

As regras nas notas técnicas não causaram alteração no schema (ao menos não no schema publicado - se há alguma versão em desenvolvimento na SEFAZ, desconheço).

Entendo que estas notas técnicas indicam a implementação de regras para obrigatoriedade de campos, mas a SEFAZ não alterou o schema. Dessa forma, as regras novas deveriam ser implementadas na aplicação (GRC), e não com uma alteração arbitrária do schema. A utilização de schemas diferentes é certeza de problemas adiante.

Um abraço!

Waldemar

Former Member
0 Kudos

Obrigado Bernardo,

A SAP liberou a nota 1796493 para correção do problema.

Abs,

Fabio Purcino

Former Member
0 Kudos

Boa! Aplicando....

Former Member
0 Kudos

Nota aplicada.

Porém gerou um outro problema que causou a falha desta nota e da nota 1782800. É um leve problema de pesquisa de TAG que já reportei no chamado. Acredito que devem corrigir rapidamente. Posto aqui o resultado.

Aguardem.

At.,

Bernardo Braga

Former Member
0 Kudos

Release 2 liberado.

Desaplicar a nota e aplicar novamente.

At.,

Bernardo Braga