cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

MIRO - Erro F5 727 (Número máximo de itens atingidos em FI)

Former Member
0 Kudos

Prezados,

Ocasionalmente nos deparamos com o erro F5 727 (Número máximo de itens atingidos em FI) em alguns lançamentos de fatura com pedidos com muitos itens/classificações contábeis.

Entendemos que esta é uma limitação técnica do SAP no campo BUZEI da tabela BSEG que contém um limite de 3 caracteres (Nota SAP 117708).

A solução de contorno até o momento nestes casos era solicitar ao usuário que criasse dois lançamentos na MIRO sem categoria de NF e depois lançar uma NF writer única fazendo referência a ambos os documentos.

Nossa área fiscal recentemente aboliu esta prática por considerar que esta é uma adulteração de um documento fiscal que possivelmente geraria contingência fiscal. Eles também não aceitam a sugestão de sumarização  de documentos FI dada pela SAP (Nota 1671055).

Encontramos a nota 1497092 que trata sobre uma partição automática de documentos FI nestes casos, no entanto ela só é valida para alguns países (EUA, Canadá, Alemanha, Inglaterra, etc) e não para o Brasil.

A única solução que nos resta nestes casos é negociar com os nossos fornecedores para enviar NFs com menos itens e/ou restringir os rateios que são feitos dentro do pedido de compras. Mas esta solução é um pouco complicada pois nem sempre os fornecedores mandam conforme o procedimento e isso gera um retrabalho grande.

Alguém já passou por esta situação? Tem alguma outra sugestão?

Toda ajuda é bem-vinda.

Grato,

Nilo Craig

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Nilo Craig,

Estamos vivenciando isso que mencionou desde 2011.

Nossa equipe de FI optou por não sumarizar e não me recordo dos motivos.

Hoje estou levantando essa questão novamente.

O que fizemos para tratar essa situação foi no método das transações de criar pedido, criamos uma trava impossibilitando pedidos com quantidade de linhas maior que 200.

Porém temos problemas com a solução adotada por trabalharmos com geração automática de pedidos e termos contratos com múltiplos e mínimos.

Mas optamos por viver com isso do que chegar uma nota e ter que ficar reparando todo o processo.

Se você tomou conhecimento de outra solução me avise!

Abraço,

Klaiton Lima

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Klaiton e Nilo,

tem uma nota muito recente que traz várias sugestões para tratar esse caso. Olhem o link abaixo:

1801529 - Error message F5727 "Maximum number of items in FI reached" when release MM document to ac...

Caso alguma solução lhes sirvam, por favor compartilhem neste fórum.

Boa sorte.

Answers (0)