cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro B2B saída - SP12

Former Member
0 Kudos

Olá a todos,

Estou testando a nova funcionalidade do SP12, para B2B outbound, onde agora podemos deixar um registro em branco na tabela /XNFE/TB2B do GRC e a interface é disparada para todos os cnpjs que forem emitidas notas, porém para fornecedor estrangeiro no caso de importação, não temos o CNPJ e está dando um erro na interface B2B, alguém sabe se posso fazer alguma validação em algum momento para não disparar essa interface para fornecedor estrangeiro?

Obrigada,

Érica

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Érica,

Vocês não mandam o XML para o despachante aduaneiro ou agente de exportação?

Abs

Former Member
0 Kudos

Oi Bruno,

Segundo a MM , é enviado somente a Danfe, não o XML. Teria como fazer algum tratamento?

Att,

Érica

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Érica,

Eu entendo que vocês deveriam mandar o XML também, mas tudo bem.

Não tem como desativar na camada do NF-e. Você precisa fazer o tratamento na camada PI mesmo.

Abs

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Mas se a chave de envio é CNPJ e cliente estrangeiro nao tem CNPJ, entao o erro é da aplicação, nao da mensageria. Entendo que deveria ter uma configuração para poder ignorar clientes com UF = EX.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

posso sugerir uma mudanca meio que "work around"? para clientes uf = EX mandar para um e-mail fake ou interno da empresa que daria assim prosseguimento se precisasse mandar para alguem

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Henrique,

Eu descordo. O arquivo XML é a Nota Fiscal, então apesar do cliente final não se importar com a Nota Fiscal, o despachante aduaneiro / agente de exportação deveria sim somente lidar com o XML e não com a DANFE. Pra mim não faz sentido desativar o B2B mesmo para esse caso.

Outra coisa que a nova funcionalidade do SP12 de deixar o CNPJ em branco na tabela do B2B tem exatamente este objetivo: Ativar o B2B para todas as Notas Fiscais, independentemente de quem é o parceiro de negócio (mesmo caso de pessoa física).

Pra mim não é um bug de forma alguma.

Agora, disponibilizar um lugar onde se possa escolher desativar o B2B para parceiros não convencionais é uma ideia interessante, uma ótima nova funcionalidade. Mas aí pergunto: Quais são os critérios? É somente se é estrangeiro ou não? E pessoa física (que vai ter melhora no SP13), e produtor rural? O que mais?

Só um flag não resolve o novo requerimento.

Former Member, fique a vontade para contribuir com sua ideia no Idea Place.

Abs

Former Member
0 Kudos

Mas Bruno , mesmo que eu enviasse esse XML para o despachante, no xml continuariamos sem ter o CNPJ,correto? Se eu mandasse ia ter que fazer um tratamento para ver se é estrangeiro e buscar o email do despachante . correto?

Att,

Érica

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Concordo que tem que mandar o XML para o despachante.

Mas daí a solução correta seria:

- cliente como Partner SoldTo, com UF = EX (na tag destinatario): nao envia B2B

- transportadora como Partner Carrier: envia o B2B

- agente despachante, com outro Partner Function (e.g. AGENT ou algo assim), envia o B2B

E não colocar o email do Despachante como comunicacao dentro do dado mestre do cliente internacional - isso sim seria um workaround.

O problema é que, acho que, hoje, o layout XML nao tem um campo para dados cadastrais (em particular, email) de despachante. Então isso teria que ser alguns campos adicionais na RFC e persistidos internamente no GRC.

Abs,

Henrique.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Mas a verificação de ter CNPJ é feita pelo GRC ou pelo PI?
Entendi que, com essa configuracao nova do SP12, o GRC ignora o CNPJ e manda pra todos.

Porém daí teria q ser tratado no PI para, se UF = EX, buscar o email do despachante de algum lugar.

Mas concordo que não é a solução ideal (como coloquei abaixo).

Former Member
0 Kudos

No meu caso é no PI. Mas to trabalhando na função java do meu mapeamento pra tratar UF = EX.

Thanks,

Érica

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Érica Vieira wrote:

Mas Bruno , mesmo que eu enviasse esse XML para o despachante, no xml continuariamos sem ter o CNPJ,correto? Se eu mandasse ia ter que fazer um tratamento para ver se é estrangeiro e buscar o email do despachante . correto?

Att,

Érica

Correto

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Henrique Pinto wrote:

Mas a verificação de ter CNPJ é feita pelo GRC ou pelo PI?
Entendi que, com essa configuracao nova do SP12, o GRC ignora o CNPJ e manda pra todos.

Porém daí teria q ser tratado no PI para, se UF = EX, buscar o email do despachante de algum lugar.

Mas concordo que não é a solução ideal (como coloquei abaixo).

Sim

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Henrique,

Concordo, não é tão simples, mesmo porque acho que na ordem de venda não tem nada sobre o despachante.

Não sei como está o XML, mas talvez pela tag de <entrega> tenha o CNPJ do despachante e dessa informação possa-se derivar o email.

Este é um bom exemplo de que fazer B2B não é fácil e o governo com a Manifestação do Destinatário possa fomentar o download do XML direto do ambiente nacional.

Erica, seria legal se você compartilhasse depois qual foi a solução adotada.

Abs

Answers (0)