cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Algumas NF-e não estão indo para o GRC.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Pessoal;

    Tenho NF-e GRC 10.0 para duas empresas. No J1BNFE clico Definir Numero da NF-e (o SD configurou para já enviar) e estava enviando apenas notas de uma empresa. Ativei o Job J_BNFECALLRFC, fiz uma variante e escalonei para 7 minutos, de primeira foram todas as notas da empresa que faltava. Porém agora algumas notas são enviadas e outras não, não aparecem no Monitor GRC, mas após alguns minutos aparece no J1BNFE COM ERRO :

Doc.0000010111: erro do customizing: sem dados inseridos p/armazenamento

Nº mensagem J1B_NFE_ERP_GRC003

Porém as que aparecem no monitor GRC aparecem com o erro:

Resultado recebido

Lote rejeitado pelo Processamento da Nota Fiscal Eletrônica

Este erro seria esperado, pois ainda estamos nos primeiros acertos da NF-e e esperamos erros de validação da sefaz. Mas não entendo as que não conseguem ir para o GRC. E como algumas são enviadas e outras não...??

Obrigado a todos...

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Olá José bom dia,

Resolveu o problema ?

Att

Ricardo Viana.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Obrigado pelas respostas Henrique e Ricardo;

    Mas estas configurações já foram feitas no ECC, somente no GRC não foram feitas as filiais, Preciso fazer no spro do GRC também ? Lá estão feitas apenas as matrizes, cujos certificados estão instalados...

     

  Já verifiquei também a RFC e está funcionando corretamente...

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

José boa tarde,

Essa pergunta pode parecer boba.. porém você testou a RFC que conecta o ECC ao GRC ?

Verificou se a RFC está configurada por local de negócio ?

Foi configurado numeração paras notas ?

Atenciosamente,

Ricardo Viana.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Boa tarde Ricardo, Obrigado pelo Retorno...

    Como eu havia dito, sim já testei a RFC e ela conecta ao GRC, ou seja, ela abre corretamente a instância GRC no teste da SM59. A Numeração também está configurada...Agora não estou bem certo sobre configurar RFC por local de negócios, poderia por favor me indicar onde verifico ?

Obrigado...

...

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

José,

Como havia citado anteriormente:

Spro ---> Componentes para várias aplicações --->  Funções gerais de aplicação --> Nota Fiscal ---> Filial CNPJ --> Definir locais de negócio.

Esse é o caminho na SPRO do ECC, conversa com um funcional SD que ele precisa saber isso.

Só pode estar faltando essa configuração, vi essa situação antes, e era exatamente a falta de configuração da RFC do GRC no local de negócio.

Atenciosamente,

Ricardo Viana.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Obrigado pelo retorno Ricardo;

    Estas configurações já estão prontas, veja :

Está correto ??

Att;

-

-

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Oi José,

Você fez a configuração correta agora. Já testou essa RFC se esta funcionando ? Veja se está direcionando para o cliente 200.

Verificar se o usuario da conexão não está bloqueado também.

As notas foram emitidas para GRC ?

Você configurou numeração ?

Quando você criar uma nota e ela não gerar numeração eletrônica, roda esse programa J_BNFECALLRFC com o número do documento e posta ai o resultado, em caso negativo.

Atenciosamente,

Ricardo Viana.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Obrigado pela resposta Ricardo;

Mas está tudo testado e funcionando, a RFC, o usuário, a numeração. O programa J_BNFECALLRFC quando eu rodo, ele não tem ação nenhuma, nenhuma mensagem, nada, creio que pode ser pq está numerando corretamente as notas quando clica em 'Definir Número' na J1BNFE     ...

Att;

-

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

somente no GRC não foram feitas as filiais, Preciso fazer no spro do GRC também ? Lá estão feitas apenas as matrizes, cujos certificados estão instalados...

Opa, mas é claro.

Todos os CNPJs emissores de NFe/CTe devem estar mapeados no customizing do GRC.

Você pode apontá-los para a mesma PSE (mesmo certificado) das Matrizes respectivas, mas tem q entrar uma linha para cara CNPJ no customizing do GRC.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Olá Henrique, Obrigado pela resposta;

    Refizemos as configurações dos certificados de acordo com o "NFE_Digital_Signature_Guide.pdf" e agora as configurações na SPRO do GRC estão corretas, cada CNPJ aponta para seu devido certificado. Porém, para meu espanto, as NF-e's ainda não estão saindo do ECC, não aparecem no Monitor GRC, nem na SXMB_MONI. Já testei as RFC's e está OK. O mais estranho é que tenho duas empresas, e uma empresa está comunicando normalmente...

Agora temos o seguinte erro no J1bnfe:

Doc.0000010155: erro do customizing: sem dados inseridos p/armazenamento

Nº mensagem J1B_NFE_ERP_GRC003

Nossos servidores estão nos EUA, poderia ser a falta do registro do ip na SEFAZ-SP ?

-

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao, isso é erro interno ainda.

Tem q debugar e ver o numero de CNPJ que está indo na nota e o pq de o GRC dar essa msg.

O fato de nao aparecer no monitor pode ser configuracao de permissao do usuario.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Obrigado Henrique;

    O problema é que as Notas nem estão indo para o GRC, o erro eu só tenho no J1BNFE, vou debugar e verificar.

    Permissão do meu usuário ? Ou do usuário da RFC que chama o GRC ?

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Olá Jose ,

Verifica a RFC que conecta o ECC ao GRC se está com usuario bloqueado, se está no mandante correto do GRC e não do PI.

Veja se o usuario que está na conexão para logar no GRC está com a role /XNFE/RFCSERV.

Quando a nota é emitida, qual status fica na J1BNFE ? Status 03 - Enviado ao XI ?

Atenciosamente,

Ricardo Viana.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia José Aguilar,

Este erro é gerado pelo SAP NFE, todas as mensagens da classe J1B_NFE_ERP_GRC são uma "tradução" no ERP de um erro gerado pelo GRC.

No caso é falta de customizing para o CNPJ.

O Docnum é modelo 55 (NF-e) ou 57 (CT-e)?

Na tabela /xnfe/tcnpj no SAP NFE você tem preenchido o campo SSFAPPLIC com o SSF que o contém?

Você implementou a BAdI de assinatura?

Faça um teste rodando via SE37 a função /XNFE/GET_CNPJ_CUSTOM passando o CNPJ emissor.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Sim, as notas ficam na J1BNFE com "Sent to Messaging System (XI,...)". Vou conferir a role do usuário RFC, mas eu já testei a RFC e ela está funcionando, na conexão ela abre o ambiente GRC.

Obrigado pela resposta...

Att...

-

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

José ,

Só um outro ponto, você já verificou no monitor do GRC se essas notas estão lá, com status 03 - Assinado ?

Se a resposta for sim, favor schedular o job com report /xnfe/process_reports

Se a resposta for não, verifica o hostname que está na conexão RFC se realmente é do ambiente de DEV.

Pergunto pois já tive essas duas situações acima em projetos.

Att,

Ricardo Viana.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Obrigado pela resposta Ricardo;

    Este Job está funcionando corretamente, está eschedulado para 7 minutos. Como eu disse antes, eu tenho duas empresas 3100 e 3000, para a empresa 3000 está funcionando corretamente, inclusive ontem conseguir aprovar varias 'NF-e' na Sefaz RS.

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Olá Jose,

Disponha.

Então minha outra pergunta  as empresas 3100 e 3000 utilizam o mesmo certificado digital, a raiz de CNPJ é a mesma para ambos ?

As notas da 3100 estão aparecendo no monitor de GRC ?

Você já verificou na Spro ---> Saida ---> Atualizar Resposta do sistema para n proprios ID Fiscal --> Se o campo Aplicação SSF para CNPJ correspondente a empresa 3100 está preenchido ? - Complementando o que o Da Ros posto abaixo.

Sobre o job, ele deve estar rodando em loop de 0.5 segundos, sugiro você reagendar ele com uma variante de 0.5s. Essa foi uma recomendação antiga da SAP para esse report.

Atenciosamente,

Ricardo Viana.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Obrigado pela resposta Fernando;

    Seguinte, aqui tenho 2 empresas, estamos implementando a NF-e do zero, uma destas empresas já consegui fazer funcionar e está enviando e aprovando NF-e na SEFAZ RS. A outra, da SEfaz SP que está apresentando este problema. Ja customizei os CNPJ e os SSF no GRC, todas as NF-e são 55. Na tabela /xnfe/tcnpj está tudo lá, menos umas informações de email...Fiz o teste com a função /XNFE/GET_CNPJ_CUSTOM e retornou os resultados corretamente, a Badi de assinatura eu não implementei. Preciso configurar alguma codificação para distinguir qual certificado é para qual CNPJ nesta BADI ?

Seria esta Badi:

Att;

-

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Obrigado pelo retorno Ricardo;

Então, a empresa 3000 tem uma filial apenas e usa um certificado (e um SSF) para ela e sua filial. A empresa 3100 usa outro certificado (e um outro SSF) para ela e para as suas 4 filiais. As NF-e da 3100 não aparecem no monitor do GRC, nem no PI. O ID fiscal está preenchido com a SSF devida de cada CNPJ no GRC.

    O Job eu vou arrumar a variant.

Obrigado...

Att;

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Como o da Ros falou, apesar de vc nao ver as notas* no monitor, esse erro é gerado pelo GRC. Entao é um erro de validacao interna dele, provavelmente ainda relacionado ao fato de nao encontrar o CNPJ emissor da nota (conforme enviado pela RFC) na tabela de customizing de CNPJ. Por isso falei pra debugar, pra verificar com certeza qual CNPJ está indo pro GRC.

* Isso pode ser algum bug de o GRC nao estar salvando corretamente as NFes na tabela, mas o mais provavel é que seja falta de permissao do seu usuario para ver documentos desse outro CNPJ (o que corroboraria o fato de ser um CNPJ ainda nao mapeado/configurado). Verifique direto na SE16 do GRC, tabela /XNFE/NFEHD, pelo DOCNUM para ver se a NFe chegou lá e foi armazenada.

Aguilar1973
Participant
0 Kudos

Henrique;

    Estou em projeto internacional e o pessoal insistiu em trabalhar com as equipes Pi, Abap e basis do cliente e dessa forma me deram pouco acesso e o resto nem preciso dizer, imagine uma equipe sem localização Brasil fazendo NF-e, enfim tenho muitos problemas e até as pequenas solicitações demoram muito. Mas eu consegui convencê-los a me dar a autorização para debugar, durante o debug conferí novamente os CNPJ e o mesmo estava cadastrado com erro em um numero no próprio ECC. Portanto eles terão de refazer tudo no ECC, mas eu cadastrei o CNPJ errado no Spro do GRC e a nota já apareceu no GRC. Agradeço muito por sua ajuda e a de todos, peço desculpas mas realmente na primeira conferencia não notei o sexto numero do CNPJ trocado no ECC. Obrigado a todos.

Att;

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Tranquilo José, o legal é que achou o problema.

Quando for assim, projeto com pouca permissão, abre um chamado pro componente SLL-NFE, as vezes fica mais fácil a SAP identificar o problema...

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Henrique / Jose Aguilar, boa tarde!

Estou com esse mesmo problema relatado por voces em PRD emitindo uma nota writer para uma filial do cliente, porem as outras filiais esta normal e para essa mesma filial em QAS a emissão esta normal.

Poderia me ajudar, por favor, indicando onde vejo essas parametrizações do GRC (essa atribuição de CNPJ por exemplo), uma vez que nao sou consultor GRC e não conheço os menus do spro dele.

Agradeço desde ja.

Renato

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Renato,

Por favor crie uma nova discussão dissertando sobre o problema, e as tentativas que já tentou realizar. Pode referenciar esta thread se for importante.

Esta thread é BEEEM ANTIGA e está RESPONDIDA.

Criando uma nova você ajuda a manter a história de cada problema e pode pontuar os colegas que te ajudarem qualificando as respostas facilitando quem dela precisar novamente agora em 2014, com SAP NFE 10.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

As que nao foram para o GRC me parece que está faltando a configuração da RFC Destination para a filial, no IMG (SPRO) de Nota Fiscal, dentro de Local de Negocio (Business Place). Procure aqui pelo forum que vc acha mais informações.

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

José bom dia,

Apenas seguindo os passos do Henrique.

Spro ---> Componentes para várias aplicações --->  Funções gerais de aplicação --> Nota Fiscal ---> Filial CNPJ --> Definir locais de negócio.

Depois clica no local de negócio e na pasta Configuração NF-e, existe o campo Destino.

Coloca a destinantion do GRC que está na SM59.

Basicamente é isso.

[]´

Ricardo Viana.