cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NT2012/003 - Código de Status 151-Cancelamento fora do prazo

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Pessoal, bom dia.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu testar o Cancelamento fora de Prazo (Código 151) definido na NT2011/003 em ambiente de Homologação de alguma SEFAZ. Já tentamos algumas situações na SEFAZ SP e RS e em nenhum teste houve o retorno do Còdigo 151.

Os testes realizados foram:

SEFAZ SP

- Cancelamento de NF-e aprovada (100) após 24 horas - Resultado: 101-Cancelamento Homologado

- Cancelamento de NF-e aprovada fora do prazo (150) antes de 24 horas - Resultado: 101-Cancelamento Homologado

- Cancelamento de NF-e aprovada fora do prazo (150) após 24 horas - Resultado: 101-Cancelamento Homologado

SEFAZ RS

- Cancelamento de NF-e aprovada (100) após 24 horas - Resultado: 220-Rejeição: tentativa de cancelamento acima do prazo

- Cancelamento de NF-e aprovada fora do prazo (150) antes de 24 horas - Resultado: 101-Cancelamento Homologado

- Cancelamento de NF-e aprovada fora do prazo (150) após 24 horas - Resultado: 220-Rejeição: tentativa de cancelamento acima do prazo

Se alguém já conseguiu obter o status 151, peço a gentileza de informar em qual SEFAZ e qual o cenário testado.

Desde já agradeço.

Pedro Baroni

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Pedro.

Na verdade a aplicação depende de cada SEFAZ. Rio Grande do Sul até onde já discutimos aqui continuará rejeitando e criou uma regra para gerar uma NF-e de entrada para "anular/cancelar" a operação quando não realizada dentro do prazo de 24 horas.

Quanto a SP também não vi nada a respeito sobre adotar o status 151. Hoje já aceitam acima de 24 horas mas cobrarm multa.

Abraço

Eduardo Chagas

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Obrigado Eduardo,

Vou continuar testando outros Estados para tentar encontrar algum que tenha aplicado a regra.

Abs.,

Pedro Baroni

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Pedro,

Só lembrando que o status 101 ou 151 da NF-e vai ser uma interpretação do GRC com base no que a SEFAZ vai responder para o evento (135 ou 155), pois no XML de retorno da SEFAZ não existe a informação do status da NF-e.

Inclusive uma empresa reportou que a SEFAZ autorizou o evento de cancelamento mas a NF-e continuou com status 100... absurdo!

Vamos abrir uma ocorrência junto à ENCAT para solicitar que revejam isso (sem muitas esperanças).

Abs

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Oi Bruno,

Na verdade estou realizando os testes com o Cancelamento tradicional (e não por Evento), e mesmo assim não consegui obter o Status 151.

Mesmo assim muito obrigado pelas informações, pois também temos dúvidas de como será esse comportamento com Eventos, já que o 151 passa a ser um "Status Lógico" devido ao retorno da SEFAZ ser o 135/155.

Abs.,

Pedro Baroni

Former Member
0 Kudos

Boa tarde

Eu verifiquei na transação sxi_monitor, e no XML de retorno da SEFAZ tem um campo chamado cstat, e pelo que eu entendi, é este campo que deveria retornar o 151, isso pelo cancelamento tradicional.

Pois até então, sempre retornou o cstat = 101 para outros cancelamentos, e como o Bruno disse, hoje eu fiz mais uns testes e após o cancelamento, continuou como status=100.

Eu nao entendi o 135/155 citado acima, do que se trata?

Att.

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

André Silva wrote:

Eu nao entendi o 135/155 citado acima, do que se trata?

Dos status de autorização do evento de cancelamento.

Former Member
0 Kudos

Pedro

Pelo cancelamento tradicional, voce já conseguiu obter o status 151, para cancelamento fora do prazo de 24 horas?

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

André,

Até o momento não consegui obter o Status 151. Alguns estados reprovam o Cancelamento acima de 24 horas (rejeição 220), e outros aprovam mas retornam o Status 101.

Continuamos na batalha...

Former Member
0 Kudos

Pedro

Estou executando alguns testes, e realmente obtive status 220 para cancelamento fora do prazo.

Então voce acha que as SEFAZes ainda não atualizaram o servidor?

Mas isso não deveria ser padrão para todas, se for considerar o que tá escrito na NT2012/003?

Obrigado

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

André, conforme o mencionou no início da thread, isto depende da Legislação Estadual, onde cada Estado determina o prazo de cancelamento e a utilização do Status 151.

Até o momento só consegui no Estado do Ceará o retorno do Status 151 para cancelamentos após o prazo de 24 horas.

Estou encerrando a thread.

Abs.,

Pedro Baroni

former_member406953
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo,

Aconteceu em Produção. Estou com uma pendência: a NFE foi cancelada, SEFAZ SP autorizou o cancelamento (verificamos isso no site da SEFAZ SP), porém no monitor o status é 151. Como resolver essa discrepância?

Você já viu isso acontecer?

Grata,

Fabiana

rhviana
Active Contributor
0 Kudos

Fabiana Anjos,

151 é o valor correto.

Da uma olhada nesse blog da Karen:http://scn.sap.com/community/portuguese/sped-and-nf-e/blog/2013/03/06/tabela-atualizada-das-mensagen...

Atenciosamente,

Ricardo Viana.

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Eu estava fazendo alguns testes em ambiente de homologação, e percebi que tanto para NFe gerada e cancelada dentro do prazo de 24 horas como NFe canceladas depois do prazo, a SEFAZ estava retornando cstat=101.

Aí eu entrei em contato com a SEFAZ MG, e me pediram um prazo para me dar um retorno, e me responderam que eles iriam disponibilizar em homologação dia 15/10. Eu não sei os outros estados, mas acho (ou pelo menos deveriam) já ter disponibilizado.

[]s.