cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e Incoming - Contingency Process

former_member193349
Participant
0 Kudos

Bom dia amigos,

No processo de Contingência

a documentação diz que esse será atibuido quando a DANFE chegar antes do XML, certo? Até aqui tudo bem.

Depois a documentação diz que: Se o XML existir e tiver um step associado ( receipt DANFE document ) acredito que seja esse: AUTHBXML ( Authorization: Receive DANFE w/o XML), então será setado" com OK e o processo irá continuar.

Se o XML não existir e o usuário decidir postar a DANFE essa será guardada com todos os dados que foram recuperados da chave de acesso e o processo DANWOXML é associado ao documento.

Ai vem a pergunta:

  1. Somente com o cadastro do BP DANWOXML na tabela /XNFE/CNTRL_PROCFLOW o sistema entenderá?
  2. Como associar o BP ao documento?
  3. Haverá intervenção manual?
  4. Precisei cadastrar o BP DANWOXML na tabela /XNFE/PROCSTEP porque ele não estava disponivel e nesse momento não soube (exatamente) o que fazer; se era Manual, Automático; se chama o ECC;se não. Alguma sugestão nesse caso?
  5. Como o sistema entende se essa é uma nota fiscal de Contingência?

Alguém já configurou esse cenário e que possa me ajudar?

Um abraço

Rodrigo Pagani

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Rodrigo

Assim... uma vez que você fez a leitura do DANFE, o sistema identificou que você não tem o XML, se você confirmar a operação você não tem como reverter. Você precisa lançar manualmente no ERP.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member193349
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo,

me tira uma dúvida;

Suponhamos que eu receba um DANFE antes/sem o XML Ok?

O que eu faço nesse momento; copio o numero da chave de acesso em algum campo e o sistema começa a fazer os passos?

Como o sistema entende o CFOP? Porque estarão todos cadastrados e a atribuição ao BP será feita automaticamente?

No XML tem alguma TAG que identifica se é contigência?

Um abraço

Rodrigo Pagani

Former Member
0 Kudos

Então...

Quando você recebe uma DANFE você entra no monitor... clica no botão Entrar DANFE e o sistema irá fazer a verificação se existe ou não o XML na base.

Caso NÃO exista o XML na base, o sistema irá abrir uma mensagem informando que o processo não poderá ser lançado automaticamente caso você confirme a operação. Neste caso você precisará lançar manualmente a MIGO e MIRO/NF-e.

No SAP NF-e o sistema irá assumir as seguintes atividades:

Authorization: Receive DANFE w/o XML

XML Arrives when DANFE Already Exists

Check Authorization After NF-e Receipt

Check Existence of NF-e in ERP

Infelizmente não tem a oção de ficar registrado que que você recebeu o DANFE e aguardar até o XML chegar e processar o recebimento automaticamente. Acho que seria o ideal pois você poderia gerenciar a falta/demora no envio sem comprometer a automação.

* Caso você não confirme a entrada do DANFE e quiser esperar pra lançar automaticamente... você vai ter que geranciar em paralelo. Solicitar ao fornecedor o XML e ficar aguardando para ler novamente o DANFE.

Não sei se ficou claro mas fique a vontade em perguntar!

Abraço

Eduardo Chagas

former_member193349
Participant
0 Kudos

Eduardo,

como estou manipulando o XML haveria alguma coisa a fazer nele? Quero dizer ..preciso colocar o pedido, ou seja, dar toda a tratativa que estavamos dando hoje ? Ou no caso de contingência o sistema não faz essa verificação visto que não há passos para isso?

Peguei um XML de produção e mandei ele para o monitor sem fazer nada com ele ( nenhuma tratativa) e deu o erro abaixo:

Abraço

Rodrigo Pagani

Former Member
0 Kudos

Esse erro ai é na verdade porque você leu o chave de um DANFE que não existe no ambiente da SEFAZ de homologação. Passa para o passo seguinte!

Quanto ao xml a única coisa que muda do normal é a chave pois tem o tipo de emissão na chave.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member193349
Participant
0 Kudos

Eduardo,

desculpe mandei o print errado..rs

Erro: No RFC destination could be determined for logical system.

Fui na tabela /XNFE/LOGSYS_DET_DEF e o CNPJ está lá.

Tem alguma sugestão?

Quando você fala de tipo de emissão na chave.. está falando que tem uma TAG no XML que mostra se é contigência ou não? E tem amarração para isso no GRC?

Abraço

Former Member
0 Kudos

Tem certeza que o CNPJ do destinatário está corretamente identificado no XML e configurado no SAP NF-e?

Porque o sistema está tentando identificar qual ERP se conectar para fazer a verificação do lançamento da NF-e.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Independe de ser contingência ou não... este processo de receber DANFE sem XML serve para qualquer NF-e.

Sim a informação do tipo de emissão tem tag e está na chave da nf-e também.

former_member193349
Participant
0 Kudos

Eduardo,

no caso se uma nota não for de contigência pode dar esse erro? rs

Porque a minha não é ..!! O sistema pode estar se perdendo?

Estranho que se pensarmos logicamente o erro deveria ser outro a menos que esse seja o proxímo erro .! rs

Veja a configuração:

Será que ainda falta alguma coisa?

Former Member
0 Kudos

Como comentei esse processo independe de ser ou não contingência.

Por que você passou manualmente a etapa de entrada do XML? Pode ser que o sistema esteja se perdendo por causa disso! Acho difícil mas enfim.

Você consegue lançar outras notas normalmente? Só pra tirar uma dúvida... muda os dados deste XML (número de nota e chave) e tenta carregar como fosse um processo normal.

Former Member
0 Kudos

Você carregou o XML para dentro do SAP NF-e? Pois simulei aqui sem carregar o XML e o erro foi o mesmo!

former_member193349
Participant
0 Kudos

Só coloquei ele no popup ENTER DANFE .. não mandei ele por email..!!

Devo mandar por email?

Former Member
0 Kudos

Sim! A primeira etapa o sistema verifica o status. Se está autorizado ou não. Depois o sistema aguarda a recepção do DANFE.. até o ultimo passo onde o SAP NF-e verifica pela chave se a sua NF-e foi lançada manualmente. Mas pra chegar lá você tem que ter o XML na base.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Não sei se estão discutindo ainda o assunto da primeiro post... só passei pra explicar esta frase:

"Se o XML não existir e o usuário decidir postar a DANFE essa será guardada com todos os dados que foram recuperados da chave de acesso e o processo DANWOXML é associado ao documento."

Este fluxo DANWOXML, não depende de configuração e não existe automação, mesmo que o XML chegue depois. Por que? Por que o DANFE chegou, a mercadoria chegou então o processo deve ser feito manual.....

O SAP NFE irá deixar como não concluído o processo apenas pela obrigatoriedade de se guardar os XML's, ou seja, terá que cobrar o fornecedor este XML. Mas quando este chegar não tem automação com ERP prevista. Só os checks padrão de assinatura e Sefaz.

O procedimento quando ao digitar o DANFE, ou pistolar o código de barras, vai depender da empresa como trata tal situação. Algumas simplesmente devolvem a mercadoria, outras, ou dependendo do processo faz a verificação no site da Sefaz comparando os dados com o DANFE.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

former_member193349
Participant
0 Kudos

Bom dia Fernando, tudo bem?

Obrigado pelo esclarecimento.

Um abraço

Rodrigo Pagani

former_member193349
Participant
0 Kudos

Bom dia Eduardo, tudo bem?

Cara, acho que me perdi um pouco..rs!

Vamos lá:

Se eu colocar esse xml na base, como o sistema irá identificar que é um processo de contingência e que é para buscar o BP DANWOXML?

Você tinha explicado antes que existe uma TAG que identifica se é ou não contigência, mas também explicou que pode haver ou não essa TAG, ou seja, se a nota não tiver essa TAG o sistema entende que é contingência da mesma forma?

Um exemplo:

  1. Vamos imaginar que eu tenho uma nota de contigência ( TAG contigência ); envio essa nota para o SAP NF-e, o sistema identifica a TAG e atribuí o DANWOXML para ela, certo?
  2. Se houver uma nota sem a TAG contingência (nota normal que chegou depois da DANFE), como o sistema irá entender?

Abraço

Rodrigo Pagani

Former Member
0 Kudos

Oi Rodrigo.

Você entendeu o que o Fernando escreveu?

Assim... esquece contingência e processo normal!

Se você fizer a leitura de um código de barras de qualquer NF-e e a mesma não existir na sua base o sistema irá atribuir o processo DANWOXML caso você confirme a operação de entrada do DANFE.

Isso esta claro?

Former Member
0 Kudos

No caso do processo DANWOXML, uma vez atribuido você não altera mais. E, precisa lançar o recebimento diretamente no ERP (MIGO/MIRO/NFe).

Uma destas etapas do processo DANWOXML é receber o XML. Ou seja, independente de você já ter lançado a NF-e diretamente no ERP você precisa reter/armazenar o XML pois é um requisito legal. Essa etapa você dispara manualmente.

Uma vez que o sistema identificou que o mesmo existe na base ele verifica novamente o status assim como se o documento foi lançado ou não no ERP.

Concluindo assim o processo.

Former Member
0 Kudos

Agora sobre contingência...

Se você recebeu o XML de uma NF-e gerada em contingência antes de receber a mercadoria (DANFE), ela vai entrar conforme as suas regras de determinação do processo.

Ou seja, se for normal vai assumir todas etapas de um processo normal independente de ter sido gerada em contingência ou não.

Espero que tenha ficado claro. Mas se não ficou avisa!

abraço

Eduardo Chagas

former_member193349
Participant
0 Kudos

Eduardo,

muito bem entendido..rsrs

Porém fiz alguns testes aqui:

1- Peguei uma nota qualquer e colquei no SAP NF-e sem que houvesse entrada pelo ECC ( MIGO/MIRO/NF-e). O sistema não reconhece essa nota, nem mesmo no processo DANWOXML.

2- Entrei com os dados no ECC ( MIGO/MIRO/NF-e), peguei a chave de acesso desse processo coloquei no SAP NF-e, botão ENTER DANFE. O sistema não entendeu.

3- Entrei com os dados no ECC ( MIGO/MIRO/NF-e), peguei a chave de acessos desse processo e coloquei no meu XML. Mandei por email para o SAP NF-e..o sistema atribuiu o BP NORMPRCH mesmo havendo esse processo no ECC (com a mesma chave de acesso).

BTW: O único que deu certo foi o que eu coloquei a chave de acesso SAP NFe ( ENTER DANFE ) sem que houvesse lançamento no ECC, ai ele entendeu e eu consegui atribuir o DANWOXML, mas que deu erro no ultimo step ( 3 post ).

A diferença ( acho que pode ser isso) é que eu mudei a chave de acesso do XML..coloquei a mesma que foi criada pelo sistema no processo (MIGO/MIRO/NF-e).

Pergunta: A chave será sempre a mesma, correto? Se sim, porque o sistema não entende?

Faltou alguma coisa? Tão simples e tão tenso ..rs

Abração

Rodrigo Pagani

Former Member
0 Kudos

Tem certeza? rsrsrsrsrs

Vamos lá...

1. Não entendi o que você fez. Novamente o processo DANWOXML é atribuido quando você clica no botão Entrar DANFE e o XML referente a chave informada não está na base. O sistema avisa que não encontrou o XML e que não será mais possível fazer a automação; se você continuar o sistema irá atribuir então do processo DANWOXML para o chave/documento em questão.

2. Você colocou o cavalo na frente da carroça! Quero dizer você atropelou o processo. Você não faria isso no processo normal de recebimento! Você recebe o DANFE e dá entrada. Caso não esteja na base... o sistema irá atribuir o processo DANWOXML e então você lança MIGO/MIRO/NFe.

3. Mesma coisa do 2.

Mais uma vez... o processo DANWOXML será atribuido quando você der entrada do DANFE sem ter o XML na sua base! Independente do tipo de emissão (normal, contingência, scan..) ou do tipo de processo (normal, subcontratação, entrega futura...).

Entendeu quando o sistema atribui o processo DANWOXML?

Former Member
former_member193349
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo.

Cara, essa to YouTube foi a melhor ..rsrsrsrs

Eu fiz e deu certo.. agora meu erro está no ultimo posso.. no post 3 mostro um print com o erro, mas agora ele fala do Sistema Lógico ...!!

Daqui a pouco o Fernando manda abrir uma thread para isso ...rsrs

Abraço

Rodrigo PAgani

Former Member
0 Kudos

rsrsrsrss

Bom dia

Como você fez com o step 2. "XML arrives when DANFE already exist"? Você passou ele manualmente como ok?

Abraço

Eduardo Chagas

former_member193349
Participant
0 Kudos

Bom dia Eduard, tudo bem?

O Step 2 eu dei o Set" manual.

Um abraço

Rodrigo Pagani

Former Member
0 Kudos

Então... o fluxo correto é depois do passo 1 + lançamento da NF-e no ERP... seria receber o XML no GRC.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member193349
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo, tudo bem?

Deu certo a contingência o negócio é muito simples mesmo só a documentação que está um tanto confusa..rsrsrs

Obrigado mais uma vez

Abração

Former Member
0 Kudos

Show de bola!

Abraço