cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe 10.0 - Dúvidas sobre o produto

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Pessoal,

Não tenho muito claras as funcionalidades novas contempladas na versão 10.0 do GRC NF-e e gostaría de saber se alguém pode esclarecer ou, melhor seria, uma indicação de documentação oficial que contenha tais detalhes.

O cliente que estou no momento tem dúvidas, principalmente, no fluxo de notas Incoming, depois de saber que os módulos são comprados separadamente, sendo que o principal questionamento é: Realmente preciso deste módulo de entrada ou, se eu não comprar, o básico que estou comprando já atende minhas necessidades?

1.1- Quais são, precisamente, as diferenças entre esta versão nova (módulo de entrada) e as versões antigas. Na antiga, o fluxo terminava no GRC. Na nova, o que exatamente acontece depois do GRC? MIRO/MIGO são criadas automaticamente? Não existe nada intermediando este processo ou um ponto em que as operações fiquem pendentes de alguma ação antes de executar MIRO/MIGO e que este "listenner" tenha que ativar ou rejeitar (caso a mercadoria não tenha chegado, por exemplo)?

1.2 - Existe algum documento, apresentação ou thread aqui que trate isso e que mostre em detalhes o que exatamente está vindo no GRC e no ECC neste novo módulo?

2.1 - Caso o cliente decida comprar a versão 10 e decida comprar apenas o módulo de saída, qual é a cobertura para o fluxo de entrada (continua igual a versão anterior do GRC com o cenário B2B Inbound e o fluxo termina no GRC)?

3.1 - Eventos: Na versão atual, os cenários de comunicação de eventos já está contemplada, faltando as configurações PI. E se caso não instalar a versão nova, uma vez que a comunicação de eventos seja obrigatória, existe algo planejado pra cobrir estes cenários ou deve-se desenvolver as interfaces Z?

3.2 - E também, no novo módulo de entrada GRC NFe 10, existem eventos?

4.1 - No fluxo de saída (outgoing), está coberto/previsto o cenário de emissão de notas de serviço? Existe algo diferente na configuração ou alguma nota particular pra isso?

Thread chata, eu sei... agradeço o tempo desperdiçado nela,

Rafael.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Rafael

Sugiro você dar uma olhada no help. http://help.sap.com/saphelp_nfe10/helpdata/en/index.htm você vai encontrar muitas respostas as suas dúvidas. Existe também um treinamento oferecido pela SAP sobre a NF-e 10. Maiores informações você pode encontrar na área de educação no site da SAP. Também sugiro que a empresa converse com o contato comercial assim eles podem fazer uma apresentação e também esclarecer muitas dúvidas.

Enfim...

1.1 A versão 1 do SAP NF-e (GRC) tem o foco na saída (emissão de NF-e). Com a versão 10 o foco passa a ser as entradas. Agora você tem o módulo de saida e o módulo de entrada. Ambos possuem licenciamentos distintos.

Para cada tipo de processo (compra normal, subcontratação, entrega futura...) você tem várias atividades que devem ser executadas até o lançamento da MIGO/MIRO. Por exemplo: validar assinatura, verificar status, atribuir pedido de compra, simular fatura...); existe um passo é que aguardar o recebimento da mercadoria. Neste caso você precisa que o usuário intereja com a solução informando o código de barras do DANFE ou selecionando o documento no monitor de entrada e executar a etapa receber DANFE.

1.2 O help contem todos os processos e etapas de cada processo.

2.1 Se você tiver a licença de saida existem dois processos no incoming que você pode usar. São eles SIGNAUTH e SIGNAUTH2. Neste você recebe o xml, valida a assinatura, verifica o status e armazena o XML (B2B).

3.1 e 3.2 A solução já contempla os eventos. Especificamente no incoming você tem o evento do manifesto do destinatário.

4.1 Atualmente o ERP contempla uma solução para a NFS-e do município de São Paulo.

veja a thread http://scn.sap.com/message/9538023#9538023

Qualquer dúvida avise

Abraço

Eduardo Chagas

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Beleza, esse help é o que eu não tinha encontrado ainda.

Existe alguma versão dele em português? Procurei e não encontrei.

No fluxo dos processos, ex. NFe Process Normal Purchasing (http://help.sap.com/saphelp_nfe10/helpdata/en/27/17a62e6880419da2d10a49d24da6f5/frameset.htm), quando ele se referencia aos process steps, a interação fica entre NFE e ERP nos vários passos do processo e no final, step 15, ele referencia a interação de GRC e Event Process.

Até então, NFE é o workflow dentro do GRC? Ou é o módulo NFe dentro do ECC?

Eduardo Chagas wrote:

2.1 Se você tiver a licença de saida existem dois processos no incoming que você pode usar. São eles SIGNAUTH e SIGNAUTH2. Neste você recebe o xml, valida a assinatura, verifica o status e armazena o XML (B2B).

Isso pro caso de ter apenas a licença de saída? Existem as 2 opções, tendo comprado apenas o módulo outbound?

Se puder elaborar um pouco mais isso, ajudaria muito! 😃

Esse é o Other Process for NF-es no help mas não ficou muito claro como isso funcionaria. O cliente iria então comprar apenas o módulo de saída e como iria proceder com as notas de entrada?

Uma última dúvida é: onde eu consigo (de forma oficial) a informação de que os módulos outbound e inbound são de fato vendidos separadamente?

Velhão, muito obrigado mesmo !!!

Rafael.

Message was edited by: Rafael Da Silva

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Alguém saberia responder as questões acima?

Agradeço a ajuda!

Rafael.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Saída = Outbound

SAP NFE 10.0 Outbound = SAP GRC NFE 1.0

Qualquer que seja a nomenclatura, você terá direito ao processo de emissão de NF-es e recepção legal do XML das NF-es de entrada, incluindo os steps que o Eduardo mencionou (validação assinatura, verificação de status na SEFAZ e armazenamento do XML).

O que não estaria no escopo dessa licença seria o processo de validação das NF-es de entrada contra os Pedidos de compra e criação automática dos documentos de movimentação de material e fatura (GR/IR ou MIGO/MIRO) no ERP, além dos eventos relacionados ao Manifesto do Destinatário, que são relacionados ao processo de recebimento físico da mercadoria. Para isso, você precisaria licenciar o SAP NFE, Inbound.

E quanto à sua última pergunta, a SAP não divulga sua lista de materiais publicamente.

Para isso, só solicitando uma quotação do produto junto ao representante comercial da SAP para a empresa em questão.

Mas não entendi porque não acreditar na palavra do pessoal do fórum?

O Eduardo deve ter sido o 1o cliente do mundo a mexer com o produto, rs...

RafaelVieira
Active Participant
0 Kudos

Isso aqui já respondeu a dúvida restante.

Henrique Pinto wrote:

SAP NFE 10.0 Outbound = SAP GRC NFE 1.0

O help mostra os fluxos e as utilizações do módulo, contemplando a parte Inbound, mas não estava claro o que iria ser coberto (com respeito à parte Inbound) no caso de adquirir apenas o módulo Outbound do GRC 10. Se iria ter a interface B2B Inbound e apenas isso (terminando o fluxo com o armazenamento do XML no GRC). Pela sua resposta, entendo que é exatamente isso que está coberto.

Que isso rapaz !? Nada disso de não acreditar na resposta, esse fórum só tem monstro! 😃

Eu perguntei algumas coisas e o Eduardo respondeu com precisão, depois fiz mais algumas perguntas secundárias e foi pra essas perguntas que eu pedi apoio.

Tanto que já havia marcado a resposta dele como Correct Answer. Só desmarquei depois pra tentar estimular o pessoal a dar a última cajadada pra fechar a thread.

Muito obrigado!

Rafael.

Answers (0)