cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Atualização automática Centros e Centro de Custo do Ativo.

Former Member
0 Kudos

Processo

O SAP FI/CO está configurado para utilizar a forma standard do processo de transferência de ativo. Toda alteração no cadastro do ativo quando o bem é movimentado para outro setor/departamento do mesmo estabelecimento ou estabelecimentos distintos do mesmo grupo (empresa), é feita de forma manual através das transações ABUMN - Transferência dentro da empresa e ABT1N - Imobilizados Transferência.

A nota fiscal de transferência de ativo fixo gerada no SAP, não atualiza os dados do ativo fixo no módulo de AM (Gerenciamento de Ativo) com base no local de destino. Por tanto, por padrão, é necessário a atualização manual dos campos Centro e Centro de Custo.

Objetivo / Finalidade do Desenvolvimento

Criar um programa Z para atualizar automaticamente os campos de alocação do ativo fixo, com base na nota fiscal de transferência para que os próximos lançamentos contábeis de depreciação sejam alocados nos Centro e Custo de Correto.

A ideia é criar uma transação para que o usuario possa selecionar o ativo que deseja transferir, desde que o bem esteja liberado para transferência.

A partir deste programa / transação o usuario ira consultar uma tabela com todos os ativos disponíveis para transferência, selecionar o bem no qual deseja transferir, fazer o processamento de transferência de Centro e Centro de Custo e emitir a NF quando for transferência externa.   

Ajuda


Caso alguém já tenha desenvolvido algo assim antes, poderia compartilhar a documentação e a logica utilizada?



Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

movido para fórum ERP (Business Suite)

Answers (1)

Answers (1)

dfg1988
Active Participant
0 Kudos

Bom dia

Reinaldo,

Nunca fiz o desenvolvimento, mas vou dar umas dicas.

Bom o primeiro passo é criar um campo para você possa saber qual ativo está disponivel ou não para transferência, existe 4 campos que podem ser definidos no dado mestre conforme sua necessidade.

O trabalho é simples, você cria a variante, atribui valor a ela e depois atualiza a estrutura de tela do Imobilizado.

Você vai usar as transações OAVA, OAV8 e OACF /OACE / OACD /OACC/ OACB

Para definir a estrutura de tela o caminho é esse: Contabilidade financeira > Contabilidade do imobilizado > Dados mestre  > Estruturação da tela  > Definir estrutura de tela para dados mestre do imobilizado

Depois você atualiza os dados metres do imobilizado, utilizando as transações AR01, AR30 e AR31.

Depois você cria uma variante de ordenação para o relatório na transação OAVI.

Pronto agora você já consegue controlar o que está disponivel para fazer a transfência.

Isso já resolve o problema quando a transferência é dentro da empresa.

Quando a transfência é fora da empresa, já da um pouco mais de trabalho por que o AA não é integrado com a SD.

Tem varias formas de fazer e envolve bem SD, mas em primeiro momento pergunte para um SD,se tem como quando criar um documento de venda (VA01) com um match code para buscar o número do imobilizado.

Depois disso precisa fazer um desenvolvimento para que quando for feito a fatura desse documento, rodar um batch para executar a ABUMN.

Algo nesse linha.