cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

MIRO Automatica sem GRC

wagner_martins2
Explorer
0 Kudos

Pessoal, estou em um cliente sem GRC, com outro software de messageria, onde o mesmo desenvolveu um procedimento de carga de dados do XML para uma tabela SAP onde a mesma é armazenado.

Hoje existe um procedimento manual para MIGO e MIRO, mas o cliente quer automatizar somente a MIRO, apenas para eliminar o procedimento de ajustes manuais (centavos) na mesma.

Começou o trabalho com uma necessidade de fazer uma SHDB do processo MIRO, mas isso é muito arcaico.

Identifiquei ao cliente a BAPI_INCOMINGINVOICE_CREATE mas o mesmo não gostou pois não pode ajustar os impostos.

Em suma, existe algum outra BAPI onde eu posso executar a MIRO e posso ajustar impostos (ICMS, IPI, PIS COFINS) para ficar de acordo com o XML ?

Grato pelas idéias.

Att.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

brunobex
Active Participant
0 Kudos

Olá Wagner,

Se for utilizar a BAPI_INCOMINGINVOICE_CREATE, para fazer a alteração de impostos que deseja conheço duas opções, seguem abaixo:

Opção 1:

1) Implementar a BADI Definition: INVOICE_UPDATE Método: CHANGE_BEFORE_UPDATE

2) Na BADI, recuperar da memória via assign o número do objeto da NF-e. Programa: SAPLJ1BI Variavel: NFOBJN

3) Ler os dados da NF-e com o número do objeto através da função: J_1B_NF_OBJECT_READ e alterar a tabela interna de impostos localmente que é devolvida: obj_item_tax

4) Fazer o update da NF-e com a função: J_1B_NF_OBJECT_UPDATE com os dados modificados recuperados no passo 3.

Opção 2:

1) Implementar a BADI Definition: INVOICE_UPDATE Método: CHANGE_BEFORE_UPDATE

2) Alterar diretamente os impostos que da NF-e em memória via ASSIGN. Programa: SAPLJ1BB Tabela Interna: GBOBJ_ITEM_TAX

Via Batch-input não é possível, veja a SAP Notes: Note 381593 - MIRO/MIR7/MIRA: Batch Input is not possible

Para detalhes de implementação, por favor consule o seu consultor ABAP caso você não seja um.

Espero ter ajudado.

Att,

Bruno Xavier.

wagner_martins2
Explorer
0 Kudos

Muito Obrigado Bruno.

Na verdade sou MM e estou especificando para um consultor ABAP os procedimentos a serem utilizados nesta automação.

Já verifiquei os passos citados e achei muito interessante sua abordagem.

Entendo que colocando estas informações o mesmo já consegue realizar o desenvolvimento.

Obrigado novamente a todos pelo apoio.

Att.

wagner_martins2
Explorer
0 Kudos

Bruno, analisando melhor o processo identifiquei que através deste procedimento conseguimos ajustar a Nota Fiscal no SAP, mas o lançamento contábil ficará com o valor original do pedido de compra, correto ?

Este procedimento seria bem complicado na Empresa que estamos pois o SPED Contabil e Fiscal seria diferente um do outro.

Estou correto ou "comi bola" na analise do processo acima ?

Att.

brunobex
Active Participant
0 Kudos

Olá Wagner,

Isso mesmo acho que você não comeu bola não, o que você precisava era alterar impostos mas o documento contábil não será modificado.

O que tipo de informação você precisa ajustar no documento contábil?

Att,

Bruno Xavier.

wagner_martins2
Explorer
0 Kudos

Bruno, em algumas notas fiscais de entrada, as vezes, temos divergências de valores, por exemplo ICMS (R$ 0,01).

Normalmente as empresas ajustam este processo diretamente na MIRO fazendo com que os valores sejam identicos ao da DANFE, mas quando existe uma quantidade grande como aqui, é sempre complicado.

Nestes casos o sistema ajusta tanto na Nota Fiscal quanto no lançamento contabil para que não se tenha divergência entre os valores contabeis e os fiscais, mesmo que seja apenas R$ 0,01.

A grande "sacada" do produto NFe 10.0 é realmente o sistema assumir os valores do XML eliminando estas diferenças, e como não tenho bom conhecimento do procedimento deste produto, entendo que o sistema realiza o ajuste nestes dois pontos, contabil e fiscal. Perfeito !

Como o cliente não tem intenção neste momento de mudar de messageria, então foi solicitado um desenvolvimento para realizar este procedimento que iria reduzir muito os problemas de ajustes de MIRO.

Obrigado pelo apoio.

Att.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ele nao precisa trocar de mensageria da saída para implementar o NFE Incoming.

Claro que há sinergia de fazer os 2 no NFE, mas ele pode fasear e deixar a saída para depois, se desejar.

A conta que ele deveria fazer na análise financeira desse projeto seria custo de desenvolvimento da automacao + custo de desenvolvimento de mudancas legais (e.g. Manifesto do Destinatario) para os proximos 5 anos (geralmente se usam 5 anos para Business Cases) versus o valor da licença do NFE Incoming + servico de implementação + manutencao por 5 anos. Sem contar que os custos do 1o cenario sao CAPEX, enquanto que servicos e manutencao sao despesas. E sempre que temos oportunidade de fazer essa conta com o cliente, o NFE se justifica.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ola Bruno,

O topico é de 2012 mas estou passando por cenário semelhante e gostaria de pedir sua ajuda nesse caso hehe.

Ao alterar diretamente os dados da tabela OBJ_ITEM_TAX, como por exemplo a linha do ICMS, eu tenho que alterar todos os campos na mao, ou só alterando o rate eu consigo determinar o novo montante de impostos?

Agradeço desde já pela atençao

Allan

Former Member
0 Kudos

Oi Allan

Apesar da sua questão estar alinhada com o tema... peço que abra uma nova thread com a sua questão.

Grato

Eduardo Chagas

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Wagner!

Conseguiu avançar nesta questão? Pergunto porque estamos com o mesmo problema citado por você.

Abraços

Dinarte

Former Member
0 Kudos

Oi Wagner.

Existem algumas funções do incoming mas como você não tem a licença... você não consegue usar pois o sistema faz essa verificação.

Outra alternativa seria usar a BAPI_J_1B_NF_CREATEFROMDATA

Abraço

Eduardo Chagas

Message was edited by: Eduardo Chagas

wagner_martins2
Explorer
0 Kudos

Eduardo,

Com esta BAPI nós teriamos somente o lançamento Fiscal e, desta forma, teriamos uma perda de rastreabilidade no processo.

De qualquer forma muito obrigado pelo apoio.

Att.

Former Member
0 Kudos

Pois é! Não tem outro jeito!

Abraço

Eduardo Chagas

sidneilgomes
Discoverer
0 Kudos

Editado pela moderação: Conteúdo sobre burla de licenciamento.

Bom dia Sidnei,

Existem BAPI's anteriores a automação que foram discutidas nesta thread e podem ser usadas para construir uma automação.

As funções de automação do SAP NFE não são liberadas para uso direto fora do SAP NFE.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Message was edited by: Fernando Ros

sidneilgomes
Discoverer
0 Kudos

Bom dia Fernando,

Ok. Obrigado pelo retorno.

At,

Sidnei Gomes