cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e 10.0 - Incoming - Tratativa para Simples nacional.

former_member417633
Participant
0 Kudos

Bom dia!

Mais uma vez ireir solicitar a ajuda de vcs.

É o seguinte, o fornecedor classificado como simples nacional não destaca ICMS na nota fiscal. Esse ICMS tb não pode ser  escriturado em livro. Para atendimento a esse cenário utilizamos um IVA considerando a condição ICM0(isento de ICMS). A condição ICMS joga o valor do ICMS para outra base, os  CST`s vinculados ao IVA estão de acordo com a isenção, porém, no XML do fornecedor o direito fiscal está em branco e o ICMS é destacado em um campo específico de simples nacional. Com isso, no momento da simulaçáo da fatura o GRC exibe msg de divergência entre pedido e xml.

Analisando o xml e o pedido identifiquei que o direito fiscal do xml e o valor do ICMS não estão preenchidos, no pedido tenho o direito da isenção e o ICMS em outra base. Não sei se o problema pode ser esse.

Poderima me dar um help quanto a isso?

Obrigada!

Luciana.

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Luciana,

Favor dê feedback ao fórum. Qualificando as respostas dos colegas e encerrando a discussão caso tenha encontrado a solução.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Pessoal, tudo bem?

Alguém está processando entrada de notas de fornecedores optantes pelo Simples, pelo NFe10, normalmente?

Estamos com cenários de compra para industrialização onde o fornecedor é optante pelo simples e emite nota com situação de operação 101. Está indicada a alíquota de ICMS e o valor do crédito, porém este imposto não é reconhecido ao simular fatura.

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Olá Luciana e Rafael, tudo bem?

O cenário de compras de optantes do SIMPLES não é coberto pelo ERP manualmente (standard), e portanto também não é coberto como um processo suportado no SAP NF-e 10.0.

Abs

Former Member
0 Kudos

Oi Bruno, boa tarde, tudo bem?

O cenário que citei é uma entrada normal, feita manualmente no standard. Neste caso, o fornecedor optante pelo SIMPLES emite o XML com situação fiscal 101 (Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito) e informa a alíquota de ICMS (no exemplo 3,91). No ERP a alíquota é tratada na J1BTAX e no PO é indicado um IVA que ativa o cálculo de ICMS. Entrada fiscal e escrituração ocorrem normalmente e sem intervenções manuais. No NFe10 não reconhece o ICMS no XML.

Abs.

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Luciana,

Realmente o cenário de simples não é suportado como standard.

Abs

Former Member
0 Kudos

Bruno, bom dia!

Há alguma previsão para que a SAP trate na NF-e 10.0 Incoming essa questão do simples nacional? Pois como o próprio nome diz, não é algo especifico e localizado para um estado e sim uma questão em âmbito nacional.

Abraço,

Silvana Santos

Former Member
0 Kudos

Olá Bruno

Alguma novidade da SAP sobre este tema?

Abraço,

Marcos

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Marcos, tudo bem?

Faz um tempo já que não cuido mais da NF-e.

Como este post é muito antigo (2012), sugiro abrir um novo.

Abraços