cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Processo DANWOXML (entrada DANFE sem XML)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde.

Tenho a seguinte situação:

O fornecedor chegou com a mercadoria na empresa antes do XML. Em alguns casos específicos, o funcionário que está na recepção somente permitira a entrada da mercadoria após a pessoa responsável “definir etapa do processo manualmente como ok”, então a mercadoria será recebida fisicamente e o processamento da MIGO e MIRO deverá ser realizado no NFE-Entrada após o recebimento do XML.

Gostaria de saber se o tipo de processo DANWOXML (entrada DANFE sem XML)  pode ser reiniciado após a conclusão da etapa “Chegada XML no caso de DANFE existente” como OK e como ficaria o mesmo após a chegada do XML.

Posso reverter este processo (danfe sem XML) em um novo processo após o recebimento do XML utilizando uma transação semelhante a det_new_proc?

Obrigada,

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

OK. Esta parte já havíamos entendido.

A questão é específica, imagine que o caminhão chegou na portaria com a DANFE e que no passo 1 do processo DANWOXML, a portaria autoriza a entrada da DANFE no monitor como “DANFE sem XML”.

No segundo passo “Chegada XML no caso de DANFE existente”, o documento ficaria parado esperando o XML ou uma ação manual (ok manual ou rejeição da nota). 

Normalmente a entrada manual no sistema demora, não é feita neste momento, o caminhão ainda vai descarregar, o setor de recebimento vai conferir a carga e só depois os lançamentos manuais serão feitos (MIGO/MIRO).

Imagine que o XML chega neste meio tempo, antes da entrada manual dos dados no ERP.  Nesta situação, podemos resetar o DANWOXML, para que o XML seja identificado e entre como um processo de negócio específico, identificado normalmente?

Lembre-se que o XML chegando, vai ser identificado e processado pelo DANWOXML, parando com erro na verificação da existência da NF-e no ERP (porque ainda não fizemos nada manual). Li no help da SAP que o cancelamento do processo DANWOXML é feito pelo processo CANCEL00, como faríamos isso na prática? No caso deste cancelamento, o processo no GRC é cancelado ou a NF é cancelada na SEFAZ?

Obrigada,

Silene

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Silene,

Não é bem assim que funciona, veja:

o CANCEL00 é um processo para cancelamento de nota, ou seja, disparado por um novo XML no caso cancelando a nota, ou seja, é apenas um processo novo para sincronizar com o que foi disparado pelo seu fornecedor que cancelou a nota.

Voltando a seu cenário, não é possível atualmente. Para o GRC este caso do DANWOXML é sem automação, ou seja, ele não vai verificar se aconteceu algo para redeterminar para NORMPROC ou outro...

Mas pelo que entendi do procedimento que você expôs bastaria NÃO criar o DANWOXML no momento da portaria, e sim no momento 2 "...e só depois os lançamentos manuais serão feitos".

Ou seja, se o XML chegou pode dar entrada já na portaria

Se não, segue um procedimento manual na portaria.

BTW: Outra opção que pode ser adotada é SEM XML NÃO PASSA DA PORTARIA.

Seria possível este procedimento? Aproveitando para entender, quem que momento é feita a validação fiscal do XML neste caso?

Atenciosamente, Fernando Da Ros

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando,

Acho que a minha explicação não foi muito clara, mas agora estamos conseguindo importar o XML para fazer testes e com isto conseguimos resolver muitas questões. 

Encontramos uma outra soluçao para atender as exceções à regra de que se não existir o XML na base a mercadoria não poderá ser entregue.

Obrigada,

Silene.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Silene,

Resolveram então por processo?

De qualquer forma, consideram também as "impossibilidades" como o DANFE em contingência que dependendo do seu negócio e distância dos fornecedores poderá ser comum o DANFE chegar mesmo sem estar na Sefaz...

Atenciosamente, Fernando Da Ros

PS: Se está respondida a questão, por favor marque como respondida.

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando,

Para auxiliar o procedimento que ficou definido vamos também criar uma funcionadalidade para controlar a entrada de veiculos na portaria das usinas.

Obrigada,

Silene.

Answers (2)

Answers (2)

bruno_renzo
Active Contributor
0 Kudos

Oi Silene,

Como o Da Rós comentou, quando o usuário escaneia o código de barras da DANFe, o sistema mostra um pop-up falando que não tem XML. Se o usuário clica em OK, o sistema entende que ele quer seguir com o processo sem XML, ou seja, lançando Recebimento Físico e Fiscal manualmente.

Quando o XML chega depois disso, o sistema só faz validações técnicas e verifica que o documento foi lançado no ERP.

Se o usuário cancelar o pop-up do começo, o sistema entende que ele quer esperar o XML chegar para continuar com o processo automatizado.

Não precisa marcar nenhum passo como OK manualmente nem nada.

Espero ter ajudado.

Abs

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Silene,

O DANWOXML não tem automação exatamente porque no momento da chegada do XML entende-se que o processo já estaria feito no ERP e não funcionaria normalmente um NORMPROC por exemplo.

Tecnicamente reiniciar a força este business process não traria impacto visto que ele não se comunica com o ERP, mas faz sentido?

Atenciosamente, Fernando Da Rós