cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e 10 - Divergência de unidade de medida

former_member417633
Participant
0 Kudos

Boa tarde!

Gostaria de mais um help de vcs referente à unidade de medida. Exemplo: tenho um pedido de compra criado para um material cuja unidade de medida é UN, porém, no XML do fornecedor a unidade de medida é UND. Com essa divergência não consigo realizar a atribuição do pedido ao XML.

Há alguma solução para esses casos?

Grata.

Luciana.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Luciana,

Sim, implemente a BAdI J_1BNFE_IN no ERP e codifique no método UNIT_CONVERSION este e outros Dê-Para.

Para o seu exemplo poderia ser algo como UND = UN, porém dependendo das necessidades você pode criar uma customização mais sofisticada até considerando a origem do XML (normalmente cada fornecedor seu pode ter um padrão).

Atenciosamente, Fernando Da Ros

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos
Ou crie o UND como unidade no ERP.
former_member417633
Participant
0 Kudos

Bom dia!

Fernando, mesmo utilizando a BADI de coversão tenho alguns probleminhas. O meu material tem a unidade de medida UN, o fornecedor me vende a milheiro, ou seja, na nota fiscal do fornecedor consta a unidade MI(milheiro). Bem... tenho uma tabela Z para tratar o de-para de descrição de unidade. Exemplo: De UD Para UN.

Porém, no meu caso tenho problema. Creio que nem podemos tratar como conversão, pois estou comprando em UN e não em milheiro. Se tive comprando em milheiro..ok.. Seria 1MIL p/ 1000 UND.

veja meu exemplo:

Esse é meu pedido. Tenho 97.500 UN. - O vlr Unitário liquido seria 0,2838, porém, para tratar arredondamento utilizo o campo por 1000. Dessa forma o meu pedido tem os mesmo valores da NF.

No momento da entrada pelo GRC veja o que acontece.

O valor do meu pedido é dividido por 1000. 

Na tabela de De-Para eu tive que cadastrar que MI seria UN para que fosse possível a conversão no GRC. Creio que seja por isso que ele esteja tendo esse comportamento, automaticamente dividindo por 1000.

Como tratar esses casos?? É e não é uma conversão. rss na verdade seria, mas o meu pedido é como UN..

Sugeri a utilização da unidade de medida de compra, porém, o cliente diz que depende do fornecedor, que de um ele pode comprar como milheiro ..de outro como cento..e assim vai...

Alguma sugestão?

Obrigada!

Former Member
0 Kudos

Oi Luciana.

Você usa a badi somente para conversão da unidade de medida. Por exemplo se o seu fornecedor informar PC ou PÇ você converte para UN.

Para casos em que seu fornecedor usa milheiro você precisa apenas converter caso a unidade milheiro recebida no XML for diferente da unidade do SAP.

A tratativa para conversão é feita pelos fatores de conversão que você informou no dado mestre.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member417633
Participant
0 Kudos

Olá Eduardo.

Então..o problema é que eu compro em unidade. A unidade de medida do SAP é UN. Até preenchi os dados adicionais do material como 1 MIL(milheiro) = 1000 UN, porém, a minha compra é como UN e não como milheiro, ou seja,o  SAP nem deve olhar para isso. Se eu comprasse em milheiro aí sim ele faria a conversão.

Na minha tabela de de-para eu digo que MI(unidade do fornecedor) é igual a UN(SAP). Se eu cadastro que MI(unid fornec) é igual a MIL(SAP) o dado adicional não é considerado.

Former Member
0 Kudos

Oi Luciana.

Então você usa essa tabela de-para para Badi?

Deixa eu ver se eu entendi...

Unidade no XML: UN

* Unidade de preço (essa info na verdade não exite no XML): 1

Unidade no pedido:: UN

Unidade de preço: 1000

Isso? Se tanto no XML como no pedido você tem UN como unidade de medida, então não há nada o que fazer. Digo, na que tratar referente a conversão de unidade de medida. Você somente precisa revisar o preço ou a unidade do preço no seu pedido.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member417633
Participant
0 Kudos

Olá.

A unidade do xml é milheiro e a unidade do SAP é UN.

A tabela Z eu faço o De Para de unidade, nesse caso eu fiz o de para de MI(Xml)para UN(Sap).

Essa tabela funcionaria para tratar diferença de codigo de unid. Exemplo: De PEÇ para PC..Não trataria conversão.

Grata.

Former Member
0 Kudos

humm ai que está! Você precisa então converter para TS (Thousand).

Como comentei antes... você usa a badi para substituir melhor dizendo a unidade que você recebe no XML para a unidade do SAP.

Neste caso você precisa cadastrar no mestre de materiais que 1 UN = 1 TS.

Abraço

Eduardo Chagas

former_member417633
Participant
0 Kudos

Olá Eduardo.

Fizemos uma correção na BADI e funcionou.

Obrigada!

Former Member
0 Kudos

Olá Luciana,

Sei que já tem tempo que isso ocorreu, mas pode me informar qual foi o ajuste que fez na BADI para que funcionasse?

Estou com exatamente o mesmo problema aqui.

Desde já gradeço.

Answers (0)