cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Campo STATUSCHECK - NFE 10.0

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal, tudo bom?

Estou realizando o Upgrade para NFE 10.0.

O cliente optou em não utilizar a entrada automática standard, sendo assim, para o cenário INCOMING, foi customizado apenas a entrada do XML e conferência na SEFAZ no momento da entrada.

Para a NFE 1.0 eles haviam desenvolvido uma Z que, antes do lançamento da nota no ECC, éra responsável em checar o campo STATUSCHECK localizado dentro da tabela (/XNFE/XMLIN).

Ao realizar o Upgrade para NFE 10.0 verificamos que muitas tabelas mudaram, e que  esse campo  não existe mais na (/XNFE/INXML) e também não se encontra na (/XNFE/INNFEHD).

A dúvida é a seguinte:

No momento do lançamento da nota no ECC o cliente quer rodar uma Z fazendo uma consulta na SEFAZ para garantir a validade da mesma, ou seja, para garantir que esta não tenha sido cancelada nesse meio tempo. Eu posso utilizar a chamada da função standard ( /XNFE/006_NFE_STATUS_OUT ) diretamente do ECC ? Ao chamar a função, em qual tabela estão sendo armazenados os dados de retorno ?

Por favor, alguém tem mais detalhes sobre as tabelas onde estão sendo armazenados a CONSULTA do STATUS da nota na SEFAZ ?

Agradeço desde já,

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Henrique,

Em migrando para o SAP NFE 10.0, por que você já não revisa este processo e deixa por conta do NFE realizar esta tarefa? Ele já irá verificar a integridade do XML, verificar a Sefaz e conferir se o recebido é o mesmo postado na Sefaz. Veja esta e outra observação nesta thread: http://scn.sap.com/message/11020826#11020826

Atenciosamente, Fernando Da Ros

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando, tudo bom?

Na verdade essas etapas standards já estão sendo cumpridas. Estão todos entrando pelo Processo (SIGNAUTH) e sendo armazenados nas tabelas (INXML) e (INNFEHD). Verifiquei também que após a consulta na SEFAZ o status AUTHORIZ aparece na (INNFHIST).

O que o cliente necessita nesse momento é de uma nova consulta na SEFAZ antes de realizarem o lançamento dessa nota no ECC, para garantir que esta não tenha sido cancelada entre o tempo que entrou no PI e foi conferida pelo processo standard, e o seu lançamento no ECC.

Para um segunda consulta na SEFAZ, tentei utilizar uma chamada direta da função ( /XNFE/006_NFE_STATUS_OUT), porém não consegui descobrir quais são as tabelas que ela atualiza com o retorno do STATUS.

A dúvida que surgiu é a seguinte: Posso utilizar simplesmente a chamada dessa função para consultar o STATUS na Sefaz? Ou vou precisar gerar uma interface síncrona para obter a resposta?

Obrigado pela ajuda Fernando,

Abrs

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Uma possibilidade seria você usar o SIGNAUT2, em vez do SIGNAUTH, que já inclui a checagem de status após a DANFe. Bastaria deixar esse passo sempre manual (nunca automatizar) e desenvolver algum mecanismo programático para dispará-lo.

Só não sei se é possível usar esse processo sem a licença do NFE Incoming...

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ops, falei besteira, o SIGNAUT2 nao tem o check de autorização depois da DANFe por default, ele tem apenas um passo de verificações manuais. Talvez você pudesse fazer um processo Z como cópia do SIGNAUT2 e inserir o step AUTHGRPT (check de autorização após a DANFe) depois do step RECDANFE.

Former Member
0 Kudos

Oi Henrique, tudo bom?

Também não tenho certeza se posso utilizar o SIGNAUT2 sem a licença do Incoming. Não entendi muito bem quando disse em fazer um Z como cópia do SIGNAUTH2.

O que pensei éra em chamar o ( /XNFE/006_NFE_STATUS_OUT ) para fazer uma nova consulta. Só que não estou conseguindo pegar o retorno. Consigo ver na MONI o que a SEFAZ retorna, porém não tenho certeza se ele atualiza alguma tabela.

Pelo que estamos vendo, para atualizar as tabelas o retorno verifica as seguintes condicões:

ls_nfehd-actstat tem que ser 11 ("wait - Status do header da nota")

ls_hdsta-procstep  tem que ser AUTHGRPT

ls_hdsta-stepstatus tem que ser 11 ("step waits for asynch response")

Obrigado,

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal, apenas para dar um retorno,

Nosso ABAP debugou o processo para verificar a possibilidade de startar novamente a consulta standard através de uma chamada Z, e tentar pegar o retorno nas tabelas, porém o NFE10.0 é um pouco mais complexo que o 1.0, e tornou-se mais difícil pegar esse retorno. Algumas tabelas e status foram adicionados, o que demandaria um tempo de análise maior de nosso recurso.

Sendo assim, acreditamos que criar um novo BPM para fazer essa nova consulta será mais seguro, e não precisaremos interferir no processo standard.

Obrigado a todos pelas dicas e ajuda

Abraços

0 Kudos

Bom dia Henrique Pinto,

Não precisaria desenvolver um Z..

Consegue-se o comportamento descrito por você usando-se o Processo Empresarial FLEXPR01.

Rafael

Answers (0)