cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Fatura Eletrónica - Portugal

PedroMariano
Participant
0 Kudos

Boa tarde,

Poderiam-me dizer quais são os requisitos para criar faturas eletrónicas certificadas em Portugal?

Muito Obrigado.

Pedro Mariano

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Pedro,

Vi que ainda não obteve respostas e também estou precisando saber sobre isso. A empresa em que trabalho comprou uma empresa em Portugal e iremos implantar o SAP lá. Fizemos o levantamento dos processos lá e identificamos que para as saídas de mercadorias lá existe um documento chamado guia de expedição para acompanhar a mercadoria. Sabe me dizer alguma coisa sobre isso ? o SAP standard atende ?? Não achei nenhuma SAP Note sobre isso.

Obrigado

Joubert Carvalho

Analista de TI - SAP MM

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

Dando uma "googlada" achei uma FAQ para vocês

http://www.portaldaempresa.pt/CVE/pt/Geral/faqs/Factura_Electronica/

Atenciosamente, Fernando Da Ros

PedroMariano
Participant
0 Kudos

Bom dia Joubert,

O seu problema é bastante diferente: trata-se da certificação de guias de remessa (ou expedição) e é bastante recente (saiu em decreto lei no início de 2012).

A SAP disponibilizou uma solução standard que responde ao seu problema. Consulte as seguintes notas:

- 1682521;

- 1693028;

- 1700332.

Cumprimentos,

Pedro Mariano

Former Member
0 Kudos

Olá Pedro e Fernando

Li as Notas SAP e verifiquei as informações do Site. Entendi como funciona e como tem que ser feito mas ainda fiquei com uma dúvida ??

Os movimentos standard do SAP (ex 301, 303) que fazem transferências entre centros em um e em dois passos não são relevantes para Nota Fiscal ou relevantes para Fatura. Sendo assim para sair esta fatura eletrônica terei que fazer desenvolvimento. É isso mesmo ou a SAP já tem alguma coisa para atender a legislação Portuguesa ?? Pelas Notas não encontrei resposta para esta pergunta..

Estive em uma emprea de Portugal recentemente e eles hoje não utilizam SAP e o Sistema atual foi parametrizado para sair a tal guia de expedição ou fatura.

Obrigado

Joubert Carvalho

PedroMariano
Participant
0 Kudos

Bom dia Joubert,

Pelo que consegui apurar, as guias relativas às transferências entre centros ou armazéns e as devoluções a fornecedor (tudo documentos de MM) têm que ser certificadas.

A SAP apenas disponibilizou a solução standard para documentos produzidos nas transações VL** (VL01N; VL10, etc).

De forma a certificar documentos de MM (como as transferências entre centros), pelo que entendi, é necessário efetuar esses documentos pela transação VL10B. O que obriga a ter o processo de Pedidos de Transferência implementado..

Cumprimentos,

Pedro Mariano