cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Máquina Instancia Diferente GRC 10 - PI

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal!

Estamos com GRC e PI em máquinas diferentes e me deparei com o erro http 401 unauthorized no teste do serviço com a Sefaz.

EX.:

GRC - GCD 100

PI     - GRD 001

Pode ser porque os usuários do PI não existem no GRC?

PI 7.3 - GRC 10.0

Obrigado pela ajuda.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Me parece caso de troca de senha dos usuários de serviço do PI, sem terem trocado no lugar que a aplicação armazena a senha que ele vai usar pra conectar.

Veja a nota http://service.sap.com/sap/support/notes/999962 para mais detalhes do que é necessário checar. Em particular, para erro do PIRWBUSER, veja na seguinte RFC Destination se ele está com a senha correta:

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique, obrigado pela resposta.

Corrigimos o PIRWBUSER.

Esta nota se aplica na versão 7.3?

Não encontramos no ambiente algumas coisas citadas na nota.

Exemplo:

  1. 6. SM59 Destination SAPXIPP*

No mais já aplicamos ela.

O erro persiste como HTTP 401. Estamos solicitando a liberação do IP do servidor do exterior em paralelo.

Obrigado.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

A nota tem recomendações para todas as versões.

Verifique também a senha do PIISUSER e PIAFUSER de acordo com o Troubleshooting guide do PI 7.3. http://scn.sap.com/docs/DOC-3892

Veja por exemplo as recomendações para o problema 9.1.7, onde ele fala especificamente do HTTP 401.

Former Member
0 Kudos

Obrigado mais uma vez Henrique.

Fizemos os passos do Troubleshooting guide do PI 7.3.

Redefinimos as senhas no Exchange Profile e reiniciamos a instancia.

O erro persiste conforme imagem (executando Sefaz SP):

Me parece mesmo usuário bloqueado, senha incorreta, falta de roles, mas tudo foi revisado diversas vezes e está tudo normal.

Former Member
0 Kudos

O mais estranho é que ao executar o programa /XNFE/CHECK_SRV_STATUS de cara já dá o erro

Verificação do serviço: erro 70 p/região 35, ambiente 2 (duração 0,8 s).

Quando executo /XNFE/CHECK_SRV_STATUS_MANUAL já gera o erro

Sistema SEFAZ



70Erro do Processamento da Nota Fiscal EletrônicaINTERNAL.UNAUTHORIZED Authorization error while sending by HTTP (error code: 401 , error text: Unauthorized)

Obrigado mais uma vez!

cristiano_santos
Participant
0 Kudos

É nessas horas que entra o bom e velho debug. Procure no programa /XNFE/CHECK_SRV_STATUS o bloco onde o erro é gerado, para ver os comentários e parâmetros envolvidos.

Former Member
0 Kudos

Olá Cristiano, obrigado pela resposta.

Estou debuggando e ainda não cheguei no erro, porém percebi que ele passa pela SCAN, sendo que é Sefaz SP. Está certo isso?

Sistema SEFAZ



70Erro do Processamento da Nota Fiscal EletrônicaINTERNAL.UNAUTHORIZED Authorization error while sending by HTTP (error code: 401 , error text: Unauthorized)
Sistema SCAN



70Erro do Processamento da Nota Fiscal EletrônicaRCVR_DETERMINATION.NO_RECEIVER_CASE_BE No receiver could be determined

Outra coisa é que como estão em máquinas diferentes, a porta que foi gerada para o HTTP do PI foi a 50000. E no GRC 8000.

Isso pode ser um problema?

cristiano_santos
Participant
Former Member
0 Kudos

Mudamos a portal ICM do PI para porta 8000.

Testamos a RFC - sucesso e integration engine sucesso.

Porém ao testar o programa gerou o erro:

Error while receiving by HTTP (error code: 400 , error text: ICM_HTTP_CONNECTION_FAILED)

Tem relação com a mudança com certeza, mas estranho que no teste da RFC não dá erro.

Former Member
0 Kudos

Depois que mudamos a porta, ao rodar a SLDAPICUST, encontramos o mesmo erro 400, ICM_HTTP_CONNECTION_FAILED.

A instalação que gerou a porta 50000 para o PI, isso que está estranho.

É possível funcionar com a porta 50000?

Former Member
0 Kudos

Eu criei as RFCs como Tipo H e não G.

Estão em máquinas diferentes.

Está correto?

GRC:

PI:

cristiano_santos
Participant
0 Kudos

Eu só criei RFCs do tipo H no GRC e no PI, não mexi nessas G.

A transação SLDCHECK retorna tudo ok sem nenhum erro?

Former Member
0 Kudos

Está ok, tanto no GRC quanto no SAP PI.

Eles estão em máquinas diferentes.

No GRC está apontando para o gateway do PI, nenhum erro.

Obrigado!

cristiano_santos
Participant
0 Kudos

Vamos voltar uns passos:

Transação BD97 no GRC: a rfc configurada é a mesma que você está testando na SM59?

Veja também na sxi_monitor, no Trace se está sendo utilizada a RFC que você quer usar.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Thamir

Esse erro de ICM_HTTP_CONNECTION_FAILED 400 é de conexao com o proxy do PI, vc ja validou se na SPROXY esta tudo funcionando corretamente, basta entrar nessa transacao e buscar pelo service interface no namespace dos objetos de NFe com o inicio SRVSC_*.

Clique duas vezes pressione o botão F8 do seu teclado e confirme apenas clicado no botao de "run" ( primeiro botao do toolbar inferior da esquerda apra a direita) na tela que vai aparecer. logo em seguida sera aprensentada um tela com o xml da mensagem, apra testar basta vc clicar no botao F8 novamente e logo em seguida commitar usando a opcao do menu superior Extras->Trigger Commit Work.

Se tudo estiver ok vc vai ter a mensagem "No receiver case be" caso contrario o seu proxy nao vai estar funcionando.

Former Member
0 Kudos

Olá Carlos, obrigado pela resposta.

Fiz o procedimento e a mensagem final foi:

"COMMIT WORK triggered"

E na sxmb_moni:

"NO_RECEIVER_CASE_BE"

"No receiver could be determined"

Quer dizer que o proxy está OK, certo?

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Provavelmente, mas ainda precisamos ver se a mensagem chegou na sxi_monitor no client do PI, poderia dar uma olhada nisso para mim ?

Former Member
0 Kudos

Cristiano.

Na BD97 está correto, é a mesma RFC da SM59. Os testes na SM59 e na sxmb_adm -> Integration Engine - OK.

No trace na sxi_monitor não localizei a RFC. Segue o erro pelo trace:

Former Member
0 Kudos

Sim, chegou no PI sim.

Dá o erro de No receiver could be determined. Aparentemente tudo certo.

Former Member
0 Kudos

O erro é o HTTP 401 - Não Autorizado.

A minha suspeita é o certificado no .nwa.

Segui todos os procedimentos, porém ele está amarelo no Keystore.

Obrigado mais uma vez!

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Http 401?, vamos por partes, vc tem como verificar em qual momento vc consegue esse erro, tem como vc olhar na sxi_monitor e ver se é no payload de comunicacao com o SEFAZ, na verdade, na resposta do sefaz  ???

Former Member
0 Kudos

Seguem Prints, aparentemente sim:

Obrigado pela ajuda.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

sim é erro do certificado importado no trusted CAs do seu NWA

Former Member
0 Kudos

Eu estou tentando seguir os passos do NWA, mas não sei se fiz os procedimentos certos, pois sempre usei no Visual Admin. Parece não ter segredo, mas ele fica amarelo no NWA.

Você tem algum passo a passo? Ou prints de como fazer?

Obrigado mais uma vez!

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

sómente complementando, atente para a ultima linha, após fazer todos os procedimentos vc deve reiniciar o java

Former Member
0 Kudos

Segui os passos do certificado usando um outro da empresa e ficou verde.

O erro ainda persiste, nada muda estranhamente.

Reiniciei a instância sem sucesso.

Estava tentando testar o webservice navigator mas desconheço o procedimento, não sei se este é o caminho, mas estou ficando sem opções.

Os certificados da Sefaz devem ir no TrustedCAs, certo? Em mais algum ligar?

O da empresa eu criei uma nova entrada e inclui como type PKCS#12.

Obrigado mais uma vez!

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

tem a parte da assinatura digital que vc tem que gerar o arquivo PSE mas nao faria parte do processo de certificacao de acesso do SRVSC.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

vc importou o certificado e usou a key view e a key entry que criou no NWA no communication channel, a que esta ativa (verde) ?

Former Member
0 Kudos

usei no communication channel sim. Mudei em tudo. Até o PSE eu gerei e importei na STRUST.

Já testei o certificado no IE e está OK. Não sei se pode ser problema nele.

Mas pelos testes que fiz tudo indica que seja ele, porém o erro não muda de jeito nenhum.

Former Member
0 Kudos

Thamir,

Jé tentou essa nota SAP

Note 821026 - AdapterEngine messaging URL returns HTTP 401 under high load

https://service.sap.com/sap/support/notes/821026

Symptom

Under very high load, the SAP PI J2EE Adapter Engine's messaging entry URL, sporadically returns HTTP 401 response codes.

Solution

For releases 7.10 and above, the below mentioned parameters are set on the RFC Destination "UMEBackendConnection" ( PI 7.1*: NWA -> Configuration Management-> Security -> Destinations and in PI 7.3: Configuration -> Security -> Destinations):

 

  • Max.Connections
  • Max.Wait Time in ms

When the parameters described above have been increased, but the problem of sporadic HTTP 401 response codes under high load still exists, additional customizing is possible:

 

  • The default amount of possible external JCO clients is 100. If the dev_jrfc.trc file in the server directory shows the error "ERROR max no of 100 conversations exceeded" the environment variable CPIC_MAX_CONV must be increased. Also refer to note 314530.
  • The max value of possible gateway connections may be to low. In case that the gateway trace shows the error "max no of cpic clients exceeded" the setting "gw/max_sys" must be increased. Also refer to note 894100.
  • The error "max no of connections exceeded" in the gateway trace implies a too low value for parameter "gw/max_conn". See note 887909.

por favor retorne a solução e encerre a discussão !!!!

Obrigado

Ronaldo

Former Member
0 Kudos

Olá Ronaldo, obrigado pelo retorno.

Me parece que descobrimos o problema.

Algo que suspeitava estar correto, mas não estava.

O nível SP do Java estava diferente do ABAP.

Estamos subindo o SP do Java e estamos encontrando alguns problemas para atualizar alguns componentes.

Assim que finalizar eu coloco se resolveu e encerro a thread, pois o erro "bate" com esta divergência.

Obrigado!

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal, desculpem a demora no retorno.

Resolvemos o problema e creio que era no nível de SP ABAP e Java, porém baixamos a versão do PI e colocamos na mesma máquina.

Refiz o GRC e PI e funcionou de primeira.

Agradeço pela dicas e puder aprender muito com todas.

Obrigado a todos!

Answers (4)

Answers (4)

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

verifcando a sua configuracao do CC que enviou anteriormente, estou achando estranho o nome da Key Entry e a Key View que esta usando, vc ou seu BASIS que criaram elas  ? Elas estão carregadas com o certificado digital da empresa ?

Former Member
0 Kudos

Então Carlos, eu subi o certificado no /nwa.

Subi o .pfx com cadeia completa.

Sempre fiz no Visual Admin, mas no /nwa é a primeira vez.

Eu enxergo ele no canal de comunicação.

Quando executo a url da sefaz no IE, ele pergunta se desejo conceder permissão ou não.

Após conceder ele executa pelo IE.

Pode ser isso?

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Nao, acho que seja, no 7.3 ainda tem o visual administrator certo? pode subir por la ?

Former Member
0 Kudos

A partir do 7.1 é tudo java. http://server:porta/nwa.

Não é mais Visual Administrator.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

cara, alguma coisa vc importou errado nesse certificado pois o certificado que o CC esta usando que esta sendo rejeitado pelo SEFAZ

Former Member
0 Kudos

Pode ser mesmo, estamos importando novamente, mas veja o erro de ABAP Proxy.

Mesmo testando na SM59 com sucesso e na sxmb_adm Integration Engine com sucesso, no Workbench peguei o erro abaixo:

Former Member
0 Kudos

Opa, criei o usuário no GRC e resolveu o problema do erro acima.

Porém mantém o erro 70 na execução do programa e 401 HTTP na sxmb_moni.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Thamir, provavelmente o usuario que ele esta mencionando no erro esta sem permissao, bloqueado ou com a senha diferente ( o que bloquearia ele tbem ), novamente, deve-se aplicar a nota anteriormente reportada apra ter certeza que TODAS AS SENHAS estejam alteradas no sistema

Former Member
0 Kudos

Estão corretas agora.

Porém os usuários estavam somente no PI.

Criamos manualmente no GRC com as mesmas permissões identicas ao PI.

Corrigiu o erro no Workbech, porém não aparece mensagem no ABAP Proxy.

Parece que nem saiu do GRC. Porém persiste o erro 401 na sxmb_moni.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

provavelmente nao tem permissao mesmo, revise a config do sua RFC Destination do tipo H, nao se esqueca que ela deve conter o usuario e senha do PI e nao do GRC, outra coisa, no GRC vc confidurou a SXMB_ADM-> Integration Engine Confug ?

Former Member
0 Kudos

Sim, configurei tudo corretamente.

RFC Destination tanto no PI quanto no GRC status 500.

Configurei Integration Engine e está correto, sem erro.

cristiano_santos
Participant
0 Kudos

Oi Thamir,

também implantei o grc com pi em maquinas diferentes. Tenho sugestões que você já deve ter feito mas não surgiram aqui, então só para relembrar:

- Rodar a transação SLDCHECK no grc e ver se não há nenhum erro

- Cadastrar usuário na transação SLDAPICUST no grc e testar conexão

- Cadastrar gateway do PI no grc na transação RZ70

Até!

Former Member
0 Kudos

Olá Cristiano, obrigado pela resposta.

Refiz todos estes passos e todos executaram com sucesso.

O estranho é que já na execução do Programa de Status de Serviço, aparece o erro na barra

Verificação do serviço: erro 70 p/região 35, ambiente 2 (duração 0,7 s)

Não encontro nenhuma execução no communication channel, e sxmb_moni mesmo erro:

Authorization error while sending by HTTP (error code: 401 , error text: Unauthorized

cristiano_santos
Participant
0 Kudos

Thamir,

por acaso os servidores estão localizados no exterior? A uns meses atrás a sefaz bloqueou a comunicação vinda de servidores fora do Brasil, sendo necessário enviar para eles o ip externo do servidor. Pode ser um teste.

Former Member
0 Kudos

Olá Cristiano, eu tinha esta suspeita, pois os servidores estão no exterior.

Porém testei a url no servidor direto e consegui sucesso.

Vou fazer isso já.

To vendo aqui, mas sabe se tem algum e-mail específico ou precisa ligar lá?

cristiano_santos
Participant
0 Kudos

Tem o email nfe_indisponibilidade@fazenda.sp.gov.br. O recomendável é que o email seja enviado pelo usuário responsavel por contactar a sefaz. Lembrando de enviar o IP externo do servidor de homologação e do de produção.

Veja este topico.

http://scn.sap.com/thread/2132942

Former Member
0 Kudos

Estava verificando o procedimento que fiz para o Upload do certificado no NWA.

Criei uma nova view e importei o certificado como .pfx e selecionei o type como PKCS#12 Key Pair.

Ele ficou amarelo e não verde como abaixo:

OBS.: Anteriormente eu tinha selecionado o type como X.509 Certificate e estav verde. O erro continua o mesmo das duas formas.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Esse erro esta acontecendo pq o certificado que vc esta usando para acessar o SEFAZ não é valido, importe o certificado no Visual Admin no pi 7.3 e selecione o Key View e Entry no seu Communication channel

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Vc está tendo problema de comunicacao entre o GRC e o PI, essa mensagem nem chegou a ser repassada para o seu ambiente PI ( se eu nao me engano 7.3 ), provavelmente estao faltando as configuracoes da sxmb_adm-> Integration Engine Config e as de RFC Destinations para conexao PROXY, valide todas essas conexoes que provavelmente vc corrigira esse problema.

Former Member
0 Kudos

A RFC de comunicação do GRC com o PI está com o usuário PIAPPLUSER e retorna sucesso.

Status de resposta 500.


Função do business system: Configuração atual = Estrutura sistemas

Na sxmb_adm.

Não encontrei problemas nem no GRC e nem no PI 7.3.

O que mais posso verificar?

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

qual o tipo dessa RFC que vc criou? entra na SPROXY e veja se os proxies de conexao das interfaces estao ativos ( verdes )

Former Member
0 Kudos

Fiz uma do GRC => PI - PI => GRC do tipo H.

Na SPROXY me pede usuário, não deveria pedir certo?

Estou tentando com o PISUPER mas sem sucesso.

Ele está com as roles e com SAP_ALL.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

O ideal seria falar com um BASIS para criar um servico registrado no visual admin ai nesse servico vc tem os dados configurados precisando só menciona-lo na sua RFC Destination, mas não seria só isso, seria melhor vc entrar em contato com o profissional BASIS

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

vc olhou na SPROXY se os proxy estão ativos

Former Member
0 Kudos

Olhei sim.

O que vi é que a RFC INTEGRATION_DIRECTORY_HMI está dando HTTP 200 - OK.

E o certo deveria ser HTTP 500 - Internal Server Error, certo?

Pode ser algo de cache?

O servidor está na Espanha. Pode ter algum problema nisso?

Obrigado.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

antes de comecar a achar que a RFC destination esta errada precisamos saber se os proxy estao ok, poderia dar uma olhada na SPROXY ?

Former Member
0 Kudos

Outra coisa.

Coloquei o certificado no nwa apenas.

Ainda não coloquei no ABAP.

Pode ser isso?

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

Na SPROXY está dando o mesmo erro 401.

Porém me solicita autenticação antes.

Estou testando com PISUPER.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

as configuracoes de conexao via proxy estão com erro, precisa refaze-las, para isso aconselho que vc crie um servico registrado no Visual Administrator para usar nas configuracoes da SPROXY

Former Member
0 Kudos

Como isso funciona?

Tem alguma documentação?

Obrigado.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Configurando o Ambiente para rodar o Proxy

Informações tiradas do Blog: https://www.sdn.sap.com/irj/sdn/weblogs?blog=/pub/wlg/3022

No ambiente de origem (onde está o Proxy) entre na transação SM59 e crie uma RFC do tipo H(Conexão HTTP para sistema ABAP)

 

Inserir o Host de conexão do ambiente PID e a porta do pipeline (Ex. 8014).

 


Inserir o pipeline do PI


 

 

Inserir os dados de logon do ambiente PID, no caso deverá ser o usuário PIAPPLUSER.

 

Ainda no ambiente de origem (onde está o Proxy) entre na transação SM59 e crie duas RFC do tipo T(Conexão TCP/IP) que irá apontar para o SLD do PI/XI, essas conexões irão servir para aparecer na transação SPROXY os objetos criados no Integration Repository (Design do PI/XI), para facilitar copiar a mesma conexão TCP/IP criada no ambiente PI/XI, pois são idênticas:

Na transação SXMB_ADM efetuar a configuração do integration engine:

 

Função do Business system deve ser do tipo “Sistema de Aplicação”.

No serv. Integração correspondente efetuar a seguinte configuração dest://<Conexão tipo H criada na SM59>

Ex. dest:// CONEXÃO_PROXY

Após isso efetuar a gravação da transação:

  1. Essa configuração tem que ser feita por ambiente, pois essa transação é dependente de mandante.

 

 

 

Clicar nessa opção.

 

E efetuar essas configurações abaixo:

Entrar na transação SLDAPICUST e efetuar a configuração do SLD

 

Colocar a porta referente ao J2EE.

 


Colocar o host do ambiente PI/XI


 

 
 

Após as configurações acima, entrar na transação SICF e ativar os objetos referentes ao PI/XI:

Objetos a serem ativados, para ativar clicar com o botão direito do mouse e depois clicar em ativar.

 
 

 

 

Após efetuar as configurações do ambiente para comunicação via Proxy, efetuar a criação da interface que irá utilizar essa comunicação.

Informações tiradas do Blog:

https://www.sdn.sap.com/irj/sdn/weblogs?blog=/pub/wlg/5539

Former Member
0 Kudos

Fiz todos os procedimentos.

A SPROXY está funcionando corretamente, porém o erro 401 persiste.

Tem mais alguma coisa que eu possa testar?

Alguma configuração no GRC de acordo com o PI já que estão em máquinas diferentes?

Obrigado!

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

vc sabe testar as interfaces proxy via SPROXY só para ver se elas estão funcionando corretamente ?

O BASIS alterou recentemente a senha de algum usuario de sistema  ?

Former Member
0 Kudos

Eu não sei como testar as standards da NFe na SPROXY.

O BASIS alterou as senhas para unificá-las, mas colocamos a mesma de antes.

Apenas o PIISUSER que estava com senha diferente dos outros, mas deixamos igual.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

fale com o BASIS para aplicar a nota 999962

Former Member
0 Kudos

Já aplicamos esta nota.

Apenas lembrando que estamos com o GRC 10.0 e o PI 7.3.

Aplicamos esta nota para unificarmos as senhas.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

THamir, se essa nota foi aplicada creio que nao foi aplicada corretamente, reforco que deveriam verificar a aplicacao passo a passo

Former Member
0 Kudos

Aplicamos porém tem coisas na nota que não batem com a versão 7.3.

O estranho é que dá erro na execução do programa, de cara. Erro 70.

Segue:

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

sómente complementando a minha resposta anterior, nesse print que mandou por ultimo esta claro que a mensagem esta chegando ao sefaz AGORA porem ela esta sendo rejeitada pelo certificado nao ser valido ou vc nao estar utilizando um certificado no Communication Channel

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Thamir

Em qua circunstancia isso esta ocorrendo, em qual momento e interface ?

Former Member
0 Kudos

Olá Carlos,

Acontece no cenário do status de serviço da Sefaz: SRVSC.

Ao executar o programa /XNFE/CHECK_SRV_STATUS.

Obrigado.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Onde vc esta buscando esse erro de acesso, sxi_monitor ?

Former Member
0 Kudos

Isso mesmo, na sxmb_moni.

Testei as RFCs na SM59 com sucesso.

A RFC INTEGRATION_DIRECTORY_HMI com o PIISUSER dá status 200 - OK.

Coloquei as roles para ele e permissões.

Verifiquei que já ao executar o programa ele dá o erro:

SCAN verificação serviço erro 70 p/região 35, ambiente 2 (duração 0,7 s)

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Dentro da mensagem que vc recebe aparece a mensagem "Socket error " ?

Former Member
0 Kudos

Não.

O erro é:

Authorization error while sending by HTTP (error code: 401 , error text: Unauthorized)

Socket poderia ser firewall, certo?

Executei pelo IE e funciona por lá a url com o certificado.

Obrigado!

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

tem como vc colocar um print do seu Communication Channel e da tela do sxi_monitor onde aparece o erro para saber em qual payload vc esta tendo essa mensagem ?

Former Member
0 Kudos

Opa, tem sim.

Segue:

Abs.,