cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Certificado versão V2 do Certificado Digital ICP-Brasil

maikol_murillo
Explorer
0 Kudos

Olá todos

Estava revisando na SEFAZ SP e eu vi esta messagem:

"Prezados Contribuintes, o certificado do ambiente de produção da NF-e vence no dia 02/03/2012, e será substituído pelo certificado que é da versão V2 do Certificado Digital ICP-Brasil, nos próximos dias. Recomendamos que os contribuintes que utilizam aplicativos próprios para emissão de NF-e providenciem o quanto antes a instalação da nova cadeia ICP-Brasil V2 no aplicativo próprio, para evitarem problemas de conexão. O Emissor de NF-e gratuito já está atualizado com a nova cadeia."

É acaso que temos que fazer alguma alteração relacionada aos certificados digitais em nosso sistema PI para não ter interrupção na conectividade com SEFAZ SP e tambem com qualquer outra SEFAZ?

Entendo que a atualização é sómente necessaria no certificado digital que faz a conexão (PI) com a SEFAZ e não con os certificados que fazem o digital signature (GRC).

Agradeço a aclaração do caso para evitar qualquer interrupção nos procesos de negocio.

Obrigado pela ajuda.

Maikol M.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Maikol,

Isso é para validação do SSL, se a configuração default estiver setada (exigindo autenticação mútua).

Importe o certificado da Sefaz SP para o seu Trusted CA's que deverá resolver.

Após modificações no key storage recomendo um restart programado da instância J2EE para reler os certificados.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia Pessoal.

Fernando,

importar o certificado da SEFAZ/SP para o meu Trusted CA's seria eu instalar a cadeia de certificação V2, que é a que esta SEFAZ vai utilizar a partir de agora?

Eu entendo que a SEFAZ/SP esta substituindo sua cadeia de certificação,

assim, quem emitia NF-e corretamente até antes desta mudança possivelmente tera que exportar a cadeia V2,

ou ocorrera falha, isso?

A SEFAZ ja liberou o ambiente de homologação com a nova versão.

Ao emitir um NF-e para homologação a nota ficou parada no PI com status 03 "Signed", não deu erro.

Agradeço a atenção.

Sds

Tiago

Answers (5)

Answers (5)

0 Kudos

Obrigado Maikol,

Seguirei as recomendações acima descritas.

Abs,

Niels Eduardo

0 Kudos

Srs. Boa tarde,

Ainda não atualizei o certificado para a V2, porém em todos os testes que fiz as notas foram autorizadas normalmente, alguem sabe teve nota recusada por conta da nova versão no ambiente de homologação?

Abs,

Niels Eduardo

maikol_murillo
Explorer
0 Kudos

Niels

Antes do import da nova cadeia V2 e o restart dos Comm. Channels, nós tivemos este érro:

"<SAP:AdditionalText>com.sap.engine.interfaces.messaging.api.exception.MessagingException: iaik.security.ssl.SSLCertificateException: Peer certificate rejected by ChainVerifier</SAP:AdditionalText>"

Depois do procedimento recomendado por SAP, a comunicação deu certa.

Obrigado, Maikol M.

maikol_murillo
Explorer
0 Kudos

Fernando, Henrique

Estavamos revisando no PI, neste momento temos no Storage Key TrustedCAs os certificados V1.

Para este caso, devemos fazer somente o import dos novos certificados ou devemos reemplazar os certificados V1 pelos V2?

Para nosso caso, nos utilizamos o mesmo certificado para fazer o SSL connection com todos os sites das SEFAZ.

Muito obrigado pela ajuda.

Maikol M.

maikol_murillo
Explorer
0 Kudos

Fernando, Henrique

Neste momento estamos recebendo so seguite érro no PI com a conexão a SEFAZ SP homologação:

"<SAP:AdditionalText>com.sap.engine.interfaces.messaging.api.exception.MessagingException: iaik.security.ssl.SSLCertificateException: Peer certificate rejected by ChainVerifier</SAP:AdditionalText>"

Nos achamos que esse érro, é relacionado ao Certificado versão V2 na SEFAZ SP. Algo não está bem do nosso lado.

Neste momento em nosso PI, temos 1 só certificado para fazer todas as conexões para todas as SEFAZ.

O nome do certificado é nfeprXXXXsa

No TrustedCAs, temos:

nfeprXXXXsa-1, nfeprXXXXsa-2, nfeprXXXXsa-3

Cada um deles é cada componente do Certificado versão V1.

Agora, o upload dos Certificados versão V2 foi feito com os nomes:

CER1.cer, CER2.cer, CER3.cer; para cada componente do Certificado versão V2.

Depois do upload e o restart do J2EE instance, ainda temos o érro.

Poderiam me indicar quais deveríam ser os seguintes pasos para seguir? É necesario abrir uma messagem para SAP?

Temos sómente 10 dias para ficar com uma solução aqui. =D

Muito obrigado pela ajuda.

Maikol M.

maikol_murillo
Explorer
0 Kudos

All

Depois do restart do communication channel para SEFAZ SP, a conexão funcionou.

Acho que o problema foi resolvido e que o mesmo tem que acontecer en PROD.

- Import dos certificados

- Communication Channel restart.

Obrigado pela ajuda.

Maikol M.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Maikol,

quando vc diz restart do communication channel, vc quis dizer reativação?

Se o problema era cache, um restart do J2EE deveria sim resolver.

Atente se você não tem vários nodes Java e só restartou um dos nodes.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Boa tarde, Pessoal

Alguém sabe se a Sefaz-SP homologação está recusando as notas com Versão do Certificado Digital V1?

Obrigado.

Abraç

0 Kudos

Boa tarde Alexander,

Segundo o site da SEFAZ-SP: O ambiente de homologação da SEFAZ/SP está com a nova cadeia instalada desde o dia 17/02/2012.

Pessoal,

Por favor, eu gostaria de saber se estes procedimentos se aplicam no caso de o certificado digital instalado ser deste ano, já na v2 (2048 bits).

Obrigado,

Ricardo Marcondes.

Edited by: Ricardo Marcondes on Feb 24, 2012 7:06 PM

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal do Forum

Lendo os ultimos posts sai a procura dos arquivos na Net e achei varios em diferentes sites e tamanhos.

O arquivo .cer tem aproximadamente 3 k , porem na site da Certisign existe um download da cadeia V2 completa com 40k .pb7

Pergunta existe um site oficial para download ? qual a expereiencia de vcs ?

Grato

Sandro Alkmin

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sandro,

se vc importar o .pb7 no windows, depois vc consegue exportar como .cer.

Recomendo importar no Visual Admin como .cer (acho que nem suporta .pb7).

Abs,

Henrique.

maikol_murillo
Explorer
0 Kudos

All

Pela recomendação do Certisign, fizemos o download dos certificados desde http://www.certisign.com.br/downloads/v2/ICP-V2c.p7b

Eu fiz o unzip dos seguintes certificados:

1. Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v2

2. AC Certisign G6

3. AC Certisign Multipla G5

Ainda não colocamos no PI, mais enquanto sejam colocados, no key storage correto, eu fazo saber o resultado.

Segundo Certisign sómente com isso não deveriamos ter problema com a comunicação.

Obrigado, Maikol M.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Maikol,

em teoria, deveria resolver importando apenas o certificado público (.cer) da autorizadora raiz (ICP-Brasil), que deveria ser comum para todas as SEFAZes.

Conforme o Fernando mencionou, importe esse .cer na TrustedCAs.

Abs,

Henrique.