cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NT 2011/004 - Erro rejeição 629

Former Member
0 Kudos

Rejeição: Valor do Produto difere do produto Valor Unitário de Comercialização e Quantidade Comercial

Boa tarde!

Alguém sabe como resolver este problema? Analisei o caso que estou tendo e detectei que o problema está no numero de casas decimais do campo VUNCOM da estrutura standar SAP. Este campo recebe um valor com 6 decimais e efetua um arredondamento automaticamente para 4 decimais, gerando assim um problema.

Ex: VUNTRIB = 2.220901

VUNCOM = 2.2209

QCOM = 26400

QTRIB = 26400

VPROD = VUNTRIB * QTRIB = 58631,79

REGRA SEFAZ = VUNCOM * QCOM = 58631,76

Se compararmos a regra da SEFAZ com o VPROD, temo uma diferença acima da tolerancia (0,01).

Estou com o ambiente produtivo parado e ficarei muito grato se conseguir uma reposta rápida.

Leandro.

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

former_member314311
Participant
0 Kudos

Desculpe reabrir a discussão.. mas estou com o problema do erro 629.

Já temos 6 casas decimais e não encontro uma solução.

-

5,99*100 = 599

Não está ocorrendo o cálculo correto.

Pelo o que vi, o SAP não está calculando certo. Alguma idéia?

Former Member
0 Kudos

Priscila,

em alguns casos também estou tendo este problema, mas na minha opinião não está no momento do envio dos dados para a estrututa XML e sim antes.

Acredito que seja algum bug, por isso, abri um chamado na SAP e até agora eles não me deram uma solução. Ficam rodando, rodando e nada definitivo.

Acho que se mais alguém relatar este problema lá, poderá dar força para que eles analisem com mais carinho este problema.

Qualquer novidade, postarei aqui.

Cordialmente,

Leandro.

Edited by: leandrofnds on Feb 7, 2012 7:56 PM

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Priscila,

No seu XML repare que tem 10 casas decimais porém só duas relevantes... foi arredondado.

Qual o valor de preço unitário que você vê nas transações standard do ERP?

Provavelmente é customizing, porém já casos de modificações de valores e impostos por BAdI daí tem um algo a mais a se preocupar.

Já verificou a dica do Felipe?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Amigo,

No nosso caso era configuração do Centro...

abraç

Former Member
0 Kudos

mcalgaroto, bom dia!

Estamos fazendo um bateria de testes, mas acho que foi solucionado o problema, segue abaixo o que fizemos:

1) Adequação da BADI

2) Aplicação da NOTA 984871, seguido de configuração para marcar opção "6" para o ICMI na visão J_1BSDKONV (SM30).

3) Alteração de casas decimais de 2 para 6 no local de negócio.

Obrigado!

Estou à disposição para qualquer ajuda.

Leandro Fernandes.

0 Kudos

Olá Leandro,

Você já conseguiu validar seu cenário? Estou com este mesmo problema de valor divergente.

A nota 984871 já estava aplicada no ambiente e também realizei a configuração da linha ICMI da J_1BSDKONV para opção "6".

Também foi alterado as casas decimais para o Local de Negócios.

Porém, na minha implementação da BADI, tenho apenas o campo VUNCOM para a estrutura standard J1B_NF_XML_ITEM. Este possui 4 casas decimais. Deve ser alterado também? Será que me falta alguma nota para a versão VUNCOM_V20?

Obrigado,

Carlos Penteado

Former Member
0 Kudos

Carlos, boa tarde!

estamos finalizando a validação, tem 95% concluído e não encontramos problemas.

Como eu havia dito em um post anterior, alteramos de 4 para 6 decimais o campo VUNCOM_V20, que esta na estrutura ZJ1B_NF_XML_ITEM, que acho que foi criada nas notas da SAP para atender a NT 2011/04.

Sem mais,

Leandro.

0 Kudos

Obrigado pela resposta Leandro!

Vou prosseguir na pesquisa aqui!

Abs,

Carlos

Felipe_Silveira
Advisor
Advisor
0 Kudos

Olá, todos.

Acredito que a solução para esse problema de arredondamento seja manter outros valores para preço. Para isso, deve ser feita uma mudança na determinação de preço de seu material, para minimizar o erro de arredondamento.

Isto pode ser feito, por exemplo, assim:

- Ao invés de atribuir R$0,25 para cada 10 Kg, deve ser utilizado R$25,00 para cada 1000kg.

Peço que testem essa solução para os problemas referentes à rejeição 629.

Atenciosamente,

Felipe Silveira

Felipe_Silveira
Advisor
Advisor
0 Kudos

Carlos Penteado,

Você disse: "Na minha implementação da BADI, tenho apenas o campo VUNCOM para a estrutura standard J1B_NF_XML_ITEM. Este possui 4 casas decimais. Deve ser alterado também? Será que me falta alguma nota para a versão VUNCOM_V20?"

Verifique as SAP notes 1463719 e 1467110.

Com o XML Layout 2.0 para NF-e, ocorreu a inclusão de novos campos e a mudança de alguns já existentes.

Atenciosamente,

Felipe Silveira

evandro_rosa
Discoverer
0 Kudos

Bom dia.

Alterar o cadastro do material, vai gerar mais trabalho, pois com certeza esse material é utilizado para outras finalidades ou movimentos.

A configuração não resolve o problema, existe caso que não teve necessidade de arredondamento na 6 casa decimal e mesmo assim gera a divergência acima de 1 centavo e acaba sendo rejeitada.

Infelizmente a campo valor unitário comercial não é um parametro de saida na BADI, por esse motivo a forma de alterar é capturar na memoria enquanto a SAP não libera uma nota para incluir esse campo.

Na sua implementação da badi CL_NFE_PRINT método FILL_ITEM pode efetuar o calculo.

Primeiro é necessário assignar para a memoria.

ASSIGN: ('(SAPLJ_1B_NFE)XMLI') TO IS ASSIGNED.

      • Efetuando o calculo do valor unitário

      • Pois atualmente a SAP arredonda em 6 casas decimais, porem esse arredondamento

      • está gerando diferenças acima de 1 centava, porem essa diferença é motivo para rejeição 629 e 630

-vuncom_v20 = <in_xml_itemvprod / in_xml_itemqcom_v20.

out_item-vuntrib_v20 = in_xml_itemvprod / in_xml_itemqtrib_v20.

ENDIF.

Efetuando esse calculo, você sempre irá enviar as 10 casas decimais conforme o modelo da SEFAZ, assim não terá erro 629 ou 639 devido o valor unitário.

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Primeiramente gostaria de agradecer a colaboração de vocês.

O problema foi solucionado, alteramos o numero de casas decimais do campo VUNCOM_V20 da estrutura ZJ1B_NF_XML_BADI_ITEM, de 4 decimais para 6.

Valeu!

Leandro.

Former Member
0 Kudos

Isso ae Leandro...

Boa Dica...

Valeu Bruno... Apenas tentei ajudar.. Sou Basis hehee não mto técnico e expert em NFE e Processos...

Leandro,

Não esqueça de nos classificarmos pois ai você tambem recebe pontos de Recompensa

Abraç

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

mcalgaroto,

é sempre bom ter gente disposta a ajudar mas, às vezes, "atirar pra todo lado" pode deixar a pessoa ainda mais perdida do que antes. Por favor, tente ajudar apenas nas questoes em que vc tiver noção do que está falando.

Ainda, note que solicitar que uma pessoa lhe dê pontos para perguntas respondidas é contra as regras de comportamento do fórum: http://wiki.sdn.sap.com/wiki/display/Port/RegrasdeComportamento

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Tenta esse Link

http://www.flexdocs.com.br/faq/viewtopic.php?p=361&sid=77b20f06a800d1c469b9bfc6f920698a

http://www.spedbrasil.net/forum/topics/valor-unitario-de

Ou você tentou olhar na Table XNFE/NFEVALID no GRC lá contém as regras de validação...

Outra coisa tentou Aplicar a NT005/2011 ??

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

> Ou você tentou olhar na Table XNFE/NFEVALID no GRC lá contém as regras de validação...

>

> Outra coisa tentou Aplicar a NT005/2011 ??

Oi mcalgaroto,

O GRC só faz validação técnica, e não do conteúdo de negócio.

Como assim aplicar Nota Técnica? Isso não faz sentido. Nota Técnica é o PDF que a SEFAZ publica orientando as empresas.

A última sugestão da outra thread está correta.

Abs