cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

2ª via de DANFE

former_member314311
Participant
0 Kudos

Boa tarde,

Gostaria de saber se há como desenvolver um programa ABAP ou se existe um standard para reeimpressão do DANFE, porém com o layout de fundo escrito "cópia"... como se fosse uma reeimpressão ou segunda via do DANFE.

Teria que desenvolver via ABAP, correto?

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Priscila,

Pode ser feito com uma imagem em 45 graus com este texto colocada em cinza no smart form de impressão.

Daí você ativa ela por algum controle de que já foi impresso.

Acho que o flag PRINTD ("imprimida") está vazio na primeira impressão, daí pode-se usar PRINTD='X' para "ativar" a imagem no smartform... faz um teste e posta os resultados...

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Answers (7)

Answers (7)

former_member314311
Participant
0 Kudos

Eduardo,

Gostei da sua idéia. Vou avaliar junto com o ABAP e meu cliente!

Obrigada!!

former_member314311
Participant
0 Kudos

Bruno,

Gostei da idéia, o problema é que o cliente quer algo mais "simples".. e "barato" kkkkk

Henrique,

Então, já dei essa opção, o problema é que eles "emprestam" a senha.. mesmo os gerentes.. sabe como é né?! rsrsrs

Mas vou conversar ainda com o cliente a respeito... de qualquer forma, na J1B3N existe uma EXIT ou alguma forma de inserir um "poup-up"? Ao "imprimir novamente" através do menu nota fiscal, ele aciona o programa Z da DANFE??

Obrigada

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sim, ele vai chamar o Z da DANFE, desde que o FORM seja o mesmo (e deve ser).

No report Z, vc pode colocar essa verificação.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Legal, agora ficou clara a necessidade.

Obrigado a todos.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Bom dia Priscila,

Para este controle, ao invés de tratar na impressão somente, poderia fazer um controle mais "firme", porém depende de procedimento:

Criar uma transação Z para controle de registro de saída de NF. Assim, ao passar pela portaria o segurança registra que naquela data/hora, com o veículo placa XXX, motorista YYYY (e demais dados que interessar) a NF 999999 saiu da empresa.

Quando for registrar a saída, se já houve registro anterior vão aparecer os dados de quem passou pela portaria com a NF, daí o segurança já "enquadra" o cidadão

Para funcionar, lembre de ter um processo de estorno do registro (vai que o segurança lançou errado), que deve ser restrito ao supervisor da segurança, gerente do fiscal, ou algo assim, de forma a não ser acessível por aqueles que comprometem a operação dando senhas, etc...

Espero que ajude.

Abraço,

Eduardo Hartmann

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

> Para funcionar, lembre de ter um processo de estorno do registro (vai que o segurança lançou errado), que deve ser restrito ao supervisor da segurança, gerente do fiscal, ou algo assim, de forma a não ser acessível por aqueles que comprometem a operação dando senhas, etc...

Desde que o gerente não dê a senha tb... 😛

Abs,

Henrique.

former_member314311
Participant
0 Kudos

Fernando e Demais..

Entrei em contato com o usuário, e o mesmo me explicou que necessitam desse layout para a 2ª via, pois está ocorrendo problemas de operação.

Alguns funcionários, estávam reimprimindo a DANFE e "enchendo novamente o caminhão" com os produtos, e passando normalmente pela portaria da empresa, pois ao mostrar a DANFE ao segurança, constam os produtos e a DANFE "1ª via"...

Tiveram sérios problemas com "roubo" de carga por causa disso...

E por isso.. vamos fazer via J1B3N.. será liberado o acesso à usuários chaves somente. E eles terão como reimprimir a DANFE como 2ª via.

Obrigada

bruno_renzo
Employee
Employee
0 Kudos

Oi Priscila,

Nesse caso seria legal fazer um desenvolvimento onde o pessoal da portaria escaneie o código de barras quando o caminhão sai, impedindo ou alertando a re-impressão da DANFE, ou ainda, acusando se alguém tentar sair de novo com a mesma NF-e.

Que tal colocar lá no idea place?

Abraços

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

> Alguns funcionários, estávam reimprimindo a DANFE e "enchendo novamente o caminhão" com os produtos, e passando normalmente pela portaria da empresa, pois ao mostrar a DANFE ao segurança, constam os produtos e a DANFE "1ª via"...

> Tiveram sérios problemas com "roubo" de carga por causa disso...

Nesse caso, faz todo o sentido.

Quando se dá acesso ao sistema a pessoas em que nao se tem confiança... 😛

Mas se nao me engano, o ideal nao seria bloquear a reimpressão mesmo?

Se já impresso, nao deixa reimprimir.

Ou, melhor ainda, cria um authority check Z que só deixa reimprimir os gerentes de expedição, mas não os faturistas comuns.

Abs,

Henrique.

former_member314311
Participant
0 Kudos

Henrique, bom dia!

Concordo com oq vc disse, vou até argumentar isso com o meu cliente.. ele é meio insistente nas solicitações, mas tb acho válido argumentar né?!

Obrigada mesmo pela ajuda!!

Abraços

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Priscila / Henrique,

Vi isso em alguns poucos clientes porém esqueci de perguntar o motivo real. Imagino que seja para dois motivos:

1-Estar de acordo com o manual do contribuinte que comenta que deve ser impresso em via ÚNICA

2-Algum processo que "precisa" de papel...

As vezes é mais fácil imprimir uma frase dizendo que o papel não é válido que rever um processo interno.

Priscila, se tiver a oportunidade de saber e quiser enriquecer a thread com o motivo para este cliente seria legal.

De qualquer forma agradeço,

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member314311
Participant
0 Kudos

Henrique,

Então foi uma solicitação do cliente, para a 2ª impressão saia como "cópia" no fundo do layout da DANFE.

Abraços!

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Eu entendi que foi uma solicitação dele, só estou dizendo que essa solicitação não faz sentido algum.

Acho que valeria a pena fazer essa argumentação, pq ele está querendo trazer para o processo eletrônico algo que fazia sentido no cenário de NF papel.

Abs,

Henrique.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Priscila,

só não entendi pq a necessidade da palavra cópia.

Na verdade, para NF-e, toda DANFe é cópia, ou seja, é apenas uma representação em papel sem valor fiscal dos dados existentes no XML.

Legalmente falando, a DANFe impressa pela 1a vez e a reimpressa não têm diferença alguma uma da outra.

Abs,

Henrique.

former_member314311
Participant
0 Kudos

Fernando,

Obrigada!

É isso mesmo, o ABAP responsável irá criar via smartform.. e através da transação J1B3N quando for imprimir a DANFE vamos verificar se já foi impressa ou não. Caso positivo, o layout sairá com o "cópia" ao fundo.

Obrigada!