cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Problemas SEFAZ MG Homologação

Former Member
0 Kudos

Boa tarde, senhores!

Realizei as configurações para envio de NF-e para o ambiente de homologação da SEFAZ MG. E esta está apresentando um comportamento estranho para os ambientes de DEV e QA. Em PRD ainda não foi testada a configuração, pois estamos em Fase de testes.

O envio de lote (BATCH) está indo ok segundo payload da mensagem no SXI_MONITOR:


(...)
  <ns2:tpAmb>2</ns2:tpAmb> 
  <ns2:verAplic>12_5_72</ns2:verAplic> 
  <ns2:cStat>103</ns2:cStat> 
  <ns2:xMotivo>Lote recebido com sucesso</ns2:xMotivo> 
  <ns2:cUF>31</ns2:cUF> 
(...)

Então a consulta do status do lote (BATSR) retorna:


  <ns2:tpAmb>2</ns2:tpAmb> 
  <ns2:verAplic>12_5_72</ns2:verAplic> 
  <ns2:nRec>310000021170547</ns2:nRec> 
  <ns2:cStat>105</ns2:cStat> 
  <ns2:xMotivo>Lote em processamento</ns2:xMotivo> 
  <ns2:cUF>31</ns2:cUF> 

E nisso ele entra em loop, obtendo a mesma resposta da SEFAZ, e consome o número máximo de consultas do lote, deixando a nota travada com status de "Nº Máximo de Consultas atingido". Nesse caso eu tenho duas dúvidas:

1) Mais alguém está tendo o mesmo problema? Não tenho muita experiência com PI e não estou certo de que o problema seja nas minhas configurações ou na SEFAZ MG.

2) Esse comportamento de insistir na Consulta do Status do Lote é o padrão quando a SEFAZ retorna o status 105(Lote em processamento)?

3) Existe algum procedimento que eu deva seguir para essas notas travadas que não seja "marretar" o número de tentativas/status?

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Tiago,

nao há problema algum do ponto de vista da aplicacao.

Verificar novamente enquanto a SEFAZ estiver retornando 105 é o comportamento padrão, até o limite maximo de verificacoes definido (esse limite existe pra verificacao nao ficar rodando infinitamente).

Como o Bernardo falou, deve ser um problema na SEFAZ MG.

O comportamento normal, caso estivesse demorando um pouco mais, seria eles retornarem o 105 algumas poucas vezes, mas depois devolver o status do lote processado. Caso nao processem nunca o lote, então a aplicacao deles está se perdendo.

Entre em contato com eles para verificar o porque de nao ter retorno dos lotes.

Uma solucao paleativa caso a questao seja tempo de processamento (demora), seria aumentar o numero de verificacoes e o intervalo entre elas para cUF = 31, na tabela de parametros de lote.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Obrigado aos que realizaram os testes e me esclareceram, vou tentar entrar em contato com a SEFAZ MG.

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Olá Maikel,

Verifiquei a SMQ1 e SMQ2 para todos os Clients e não havia nada lá. Já até refiz as configurações no Directory e não mudou nada.

Para os outros estados as notas estão saindo sem problemas.

Grato,

Tiago Marinho

Former Member
0 Kudos

Ok Tiago,

Certinho,

Essa solução que lhe passei poderia lhe ajudar...

Ajuda quando os lotes ficam travados com o Status de Processamento.

Abraç

Former Member
0 Kudos

Olá Tiago

Tente entrar na Transação SMQ1 e SMQ2 no GRC client 100 e 001.

Pode estar travada lá, caso tenha alguma basta clicar emcima de dar um Liberar.

Att,

Maikel

Former Member
0 Kudos

Eu diria que é problema no ambiente de homologação da SEFAZ MG.

Problema este BASTANTE comum ultimamente neste ambiente.

Continue tentanto reenviar o lote pelo monitor GRC (em intervalos maiores - a cada 1 hora).

Um hora (ou dia) vai.

obs.: Testei agora e esta ocorrendo mesma coisa comigo aqui.

At.,

Bernardo Braga

Edited by: Bernardo Tavares Braga on Jan 16, 2012 6:51 PM

Former Member
0 Kudos

Acho que deve ser algum problema com a SEFAZ-MG.

Desde quinta-feira a tarde estamos com problemas para envio de lotes... Perguntei para amigos em outras empresas/projetos e ainda tentamos emitir NFe por outro ERP, nada a ver com SAP/GRC/PI... nada também...

Isso para o ambiente de homologação.

Abs.