cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Instalação SAP B1

Former Member
0 Kudos

Prezados,

gostaria de saber algumas informações sobre a instalação do SAP B1:

è possivel instalar sap b1 e sql 2008 em servidores diferente?

qual melhor configuração de hardware para 60 licenças?

já tem cases de instalaçoes em ambiente virtualizados?

Atenciosamente,

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Marco, bom dia.

Por favor, verifique os endereços abaixo:

https://websmp107.sap-ag.de/~sapidb/011000358700000032462013E.pdf

https://websmp107.sap-ag.de/~sapidb/011000358700000864742012E

https://wiki.sdn.sap.com/wiki/display/B1/Best%2520Practise%2520System%2520Setup%2520and%2520Sizing

Supported Platforms Overview for Releases 8.8 and Higher

SAP Business One

The overview of support platforms for SAP Business One and related products helps you plans your implementation or upgrade projects. 

Below, you will soon find snapshot documents for the release track 8.8 and higher which are being updated from time to time. The copies provided here are dated January 2013.

   

Latest News:

Feb 01, 13

SAP Business One 8.82 and 9.0 now support Microsoft® SQL Server 2012.
Microsoft SQL Server 2012 is now fully supported by SAP Business One 8.82 (as of patch 11) and SAP Business One 9.0 (as of patch 01), including SAP-developed Add-Ons.

  • In general, only the English platform versions are supported. Platform versions in other languages are supported as long as the issue is not specific to the platform version in a particular language.
  • SAP Business One will no longer provide any support statements on virtualization software as we consider it the virtualization vendor’s responsibility to ensure operating system compatibility. SAP Business One is running on virtualization software just as it is running on non-virtualized operating system platforms.
  • SAP Business One will test only major versions of Microsoft's operating systems, databases and Office software products. Service Packs delivered by Microsoft in the course of a product's lifecycle will no longer be tested separately, but will automatically be officially supported for SAP Business One.
  • If you encounter an issue with any of the Microsoft product Service Packs, SAP will solve this issue on a case-by-case basis as a bug (historically low rate of occurrence).
  • For inquiries concerning supported platforms, open a ticket under component SBO-CRO-PLT via the SAP Business One Product Support page.

    

  • Server Platforms
  • Client Platforms
  • Database Platforms
  • Desktop System Platforms
Server Platforms (4)8.88.818.829.0
Microsoft® Windows Server 2003 (15)
- 32 Bit (x86) / 64 Bit (x64)
   (incl. Windows Terminal Services)
- Standard & Enterprise Edition
XXX
Microsoft® Windows Server 2003 R2 (15)
- 32 Bit (x86) / 64 Bit (x64)
   (incl. Windows Terminal Services)
- Standard & Enterprise Edition
XXX
Microsoft® Windows Server 2008
- 32 Bit (x86)  / 64 Bit (x64)
   (incl. Windows Terminal Services)
- Standard & Enterprise Edition
XXXX
Microsoft® Windows Server 2008 R2 (6)
- 64 Bit (x64) (7)
   (incl. Windows Terminal Services)
- Standard & Enterprise Edition
X (8)XXX
Microsoft® Windows Server 2012
- 64 Bit (x64)
   (incl. Windows Terminal Services)
- Essentials, Standard & Datacenter Edition
tbdtbd
Microsoft® Windows Small Business Server (SBS) 2003 (1)
- 32 Bit (x86)
- Standard & Premium Edition
XXX
Microsoft® Windows Small Business Server (SBS) 2003 R2 (1, 2)
- 32 Bit (x86)
- Standard & Premium Edition
XXX
Microsoft® Windows Small Business Server (SBS) 2008
- 64 Bit (x64) (5)
- Standard & Premium Edition
XXXX
Microsoft® Windows Small Business Server (SBS) 2011
- 64 Bit (x64) (12)
- Standard & Essentials Edition (14)
X (10)XX
Microsoft® Windows XP (13)
- 32 Bit (x86)
- Professional Edition
X (3)X (3)X (3)
Microsoft® Windows Vista (16)
- 32 Bit (x86) / 64 Bit (x64)
- Business, Enterprise & Ultimate Edition
X (3)X (3)X (3)
Microsoft® Windows 7 (11)
- 32 Bit (x86) / 64 Bit (x64)
- Professional, Enterprise & Ultimate Edition
X (3, 9)X (3)X (3)X (3)
Microsoft® Windows 8 (17)
- 32 Bit (x86) / 64 Bit (x64)
- Windows 8 & Windows 8 Pro Edition
tbdtbd

  (1) Microsoft® Corp. states that a server update is required to ensure compatibility as of Windows SBS 2003 SP1 or Windows SBS 2003 R2 with Windows Vista and Office 2007. The Microsoft® Update tool applies this update automatically on the server. A manual update can be performed as outlined in Knowledge Base article 926505 on Microsoft's® Web site.
  (2) Windows Small Business Server (SBS) 2003 R2 is released by Microsoft® Corp. only on SQL 2005 Workgroup Edition.
  (3) For standalone installations only.
  (4) For details on platforms currently supported by XL Reporter, read SAP Note 1787984.
  (5) Unlike previous versions of Windows SBS, Windows SBS 2008 requires 64-bit hardware. However, if you purchased the Windows SBS 2008 Premium Edition, your second server can be a 32-bit or a 64-bit processor architecture.
  (6) According to Microsoft® Corp., Windows Server 2008 R2 only supports SQL Server 2005 Service Pack 3 and SQL Server 2008 Service Pack 1 and later versions.
  (7) Microsoft® Corp. has announced that Windows Server 2008 is the last 32-bit Windows operating system. Therefore, support for 32-bit processors (x86) has been removed from Windows Server 2008 R2.
  (8) Supported as of 8.8 PL07. Make sure to also read SAP Notes 1434624 and 1435183 as well as the SAP Notes referenced in the Related Notes sections.
  (9) Supported as of 8.8 PL06. Make sure to also read SAP Notes 1434624 and 1435183 as well as the SAP Notes referenced in the Related Notes sections.
(10) Supported as of 8.81 PL07.
(11) Before installing or upgrading SAP Business One or related products on Windows 7, make sure to first read SAP Notes 1492196 and 1493833 as well as the SAP Notes referenced in the Related Notes section.
(12) Windows Small Business Server 2011 incorporates best-of-breed 64-bit product technologies. It supports a maximum of 75 users or devices.
(13) Microsoft® Corp. has announced the end of support for Windows XP (SP3) on April 8, 2014.
(14) Using Microsoft Windows Small Business Server 2011 Essentials Edition might make it necessary to additionally install Microsoft Windows Small Business Server 2011 Premium Add-On.
(15) Microsoft® Corp. has announced the end of maintenance for Windows Server 2003 and 2003 R2 on July 13, 2010.
(16) Microsoft® Corp. has announced the end of maintenance for Windows Vista on April 10, 2012.
(17) Windows 8 N editions are available for customers who live in countries that are part of the European Economic Area, Croatia, and Switzerland. Windows RT is not supported.

  Note: SAP Business One does not support Itanium-based 64-bit (ia64) server platforms or any other UNIX derivates.

     

Note that the minimum hardware requirements outlined here are just recommendations to support operational processes at lowest level. For smooth operations, any given installation should ideally have a hardware configuration that is standard to the market.

  • Minimum Hardware Requirements for Non-hosted Environments
  • Minimum Hardware Requirements for the integration component 1.0 for SAP Business One 8.8
  • RAM Requirements for SAP Add-Ons
  • Hardware Requirements for Hosted Environments
  • Additional System Requirements

SAP Business One Servers

Component8.8 / 8.81 / 8.829.0
Processor (1)1x Intel Pentium 4 (or equivalent)1x Intel® Xeon® E3 (or equivalent)
Memory (2)1 GB4 GB
Free Hard DiskSystem partition 0.5 GBSystem partition 5 GB
Data partition 2 GBData partition 15 GB
DriveDVD-ROMDVD-ROM
Display640 x 480 with 256 colors or higher800 x 600 with 16-bit colors or higher
  (1) Dual-core processors are supported by SAP Business One on both client side and server side.
  (2) For over 10 users, refer to the Best-Practice System Setup and Sizing Wiki for further information.

SAP Business One Workstations

Component8.8 / 8.81 / 8.829.0
Processor (1)1x Intel Pentium 4 (or     equivalent)1x Intel® Core® i3 (or equivalent)
Memory (2)1 GB2 GB
Hard DiskSystem partition 1 GBSystem partition 2 GB
Data partition 0.5 GBData partition 1 GB
DriveDVD-ROMDVD-ROM
Display800 x 600 with 24-bit colors or higher1024 x 768 with 24-bit colors or higher
  (1) Dual-core processors are supported by SAP Business One on both client side and server side.
  (2) Some Add-Ons may require additional memory. For specific requirements, contact your solution provider. The Windows Vista operating system requires a hardware upgrade. Refer to the Best-Practice System Setup and Sizing Wiki for details. Recommendation: Memory consumption for     Add-ons can be significantly reduced using the new connection interface in SDK 2007 A.

Abraço,

Marcelo Silva Santos

Former Member
0 Kudos

Oi Marcelo,

como vai? Muito obrigado pelo link achei as informações que estava querendo bem detalhadas. Em fim criei o meu ambiente "SAPB1" virtualizado dessa forma:

     - 1 srv win 2008 R2 64bit 16GB xeon core i7 para sql2008;

     - 1 srv win 2008 R2 64bit 8GB xeon core i7 para B1 srv.

Lembrando que estou com 55 licença user, ainda não teve como testar em produção "full", pois ainda estou em fase de implantação, mas assim que tiver algum resultado vou postar aqui!

Por em quanto gostaria de agradecer todo mundo que quis compartilhar informações e dicas!

Atenciosamente,

Marco Favaretto

Former Member
0 Kudos

Marco,

Se precisar de informações mais detalhadas sobre ambientes me avise.

Abraço,

Marcelo Silva Santos

Answers (7)

Answers (7)

Former Member
0 Kudos

Se tem alguma dúvida para a instalação/implantação, leia este artigo onde encontra-se um excelente detalhamento sobre o sistema.

http://wp.me/p27WIE-8l - Rezenhando | WORDPRESS

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal, tudo bem?

Aproveitando o tópico, há a possibilidade de instalar o SAP 9 PL00 diretamente no sql 2012?

Ou terei que instalar nesta sequencia: sql 2008 > SAP 9 PL00 > upgrade SAP 9 PL 04 > upgrade sql 2012?

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

Olá Julio,

Não é possível.. somente acima do PL00 para o SAP Business One 9.0.

SAP Business One supports SQL Server 2012, note 1808691

Symptom

Currently, SAP Business One does not support SQL Server 2012.


Solution

SAP intends to provide a patch or patches in order to solve the problem described.
The section Reference to Related Notes below will list the specific patches once they become available.
The corresponding Info file of the patches in SAP Service Marketplace will also show the SAP Note number.
Be aware that these references can only be set at patch release date.
SAP will deliver patches only for selected releases at its own discretion, based on the business impact and the complexity of the implementation.


References

This document is referenced by:

SAP Business One Notes (2)

1807737

Overview Note for SAP Business One 8.82 PL11

1796097

Overview Note for SAP Business One 9.0 PL01

Abraço,

Marcelo Silva Santos

Former Member
0 Kudos

Bom dia Marcelo, tenho um problema com a instalação do SAP BO 9 no usuário final, no usuário administrador lista as bases normalmente, mas quando abro outro usuário com permissões de administrador, não lista as bases, vou passar o cenário:

Servidores:

Banco de Dados: Windows 2003 Server 64 bits - SQL Server 2008 instalado na instância do SQL por ter o banco Vault junto.

Instalação do License Manager: Windows 2008 Server 64 bits com domínio e AD (firewall desativado), antivírus McAfee nada bloqueando o SAP. Os dois com Ips fixos.

Máquina do usuário: Windows 7 Prof. 64 bits, firewall desativados e McAfee nada bloqueando, inclusa no domínio.

   Quando logo como Administrador e faço a instalação do Client do SAP, instala, abro o SAP me lista as bases e logo na teste ou na oficial normalmente.

Mas quando logo com o usuário do AD (com direito de administrador) e tento abrir o SAP não me lista as bases de dados, só mostra que é o SQL Server 2008 e lista o IP do servidor com a instancia corretos porém não me lista as bases para eu escolher em qual entrar.

   Já executei o aplicativo SAP como administrador, já dei permissão de administrador para o usuário em questão nas pastas arquivos de pro... \SAP e Business... e nada, não lista as bases, apenas quando entro com o usuário administrador, ai sim lista as bases.

     O que pode ser? Qual mais arquivos e pastas preciso liberar ou configurar, lembrando que no usuário administrador do computador funciona perfeitinho.

     Obrigado e aguardo resposta,

     Reginaldo.

Former Member
0 Kudos

Reginaldo,

você experimentou configurar o usuário como administrador local no Windows? Eu não precisei dar nenhuma permissão nas pastas ou alterar usuário no ad, simplesmente nas configurações de usuário do Windows deixei o usuário como administrador local!

Att.

Marco

Former Member
0 Kudos

Bom dia Marco,

   Esse usuário já é administrador local, gostaria de saber se existe algum arquivo que eu tenha que deletar para o SAP criar novamente na máquina que guarda as configurações de conexões, já conectei com usuário novo na nesta mesma máquina local (essa que da erro), e usuários novos funcionam normalmente.

    Já desistalei o SAP e instalei novamente e nada, também reinstalei o sqlncli_r2... (aplicativo de conexão do banco) e mesmo assim não abre no usuário.

    Tem alguma outra possibilidade? ou alguma pasta que eu tenha que deletar?

     Obrigado,

Former Member
0 Kudos

Reginaldo,

que eu saiba nesta pasta de instalação do sap no cliente:

c:\programfiles\sap\sap business one\conf

tem um arquivo b1-local machine.xml onde vc informa o caminho do servido de licença!

Agora nessa maquina que vc esta tendo problema, logando com o usuário normal consegue a descobrir a sua rede no "meu computador"?

Former Member
0 Kudos

Vou verificar esse arquivo se o usuário está conseguindo acesso nele.

As vezes esse usuário aparece a descoberta de rede do servidor e as vezes não, porem no usuário administrador também não aparece a descoberta de rede e mesmo assim abre as bases.

Former Member
0 Kudos

verifiquei os conf. e todos estão com permissão, na máquina não aparece o servidor no ambiente de rede, porem em outras máquinas também não e mesmo assim funciona, é algum problema no usuário... pois no usuário administrador também não aparece mas conecta no SAP. isso ta me tirando o sono...

  Tenho também o servidor onde está instalado o SAP (Windows 2008 Server 64) e ele tem o serviço de TS (terminal service) e em alguns usuários acontecem a mesma coisa, em uns usuários lista a base e conecta normalmente e em outros não lista... isso no mesmo servidor via TS.

Former Member
0 Kudos

Tenta verificar se a configurações na tela de "modificar de empresa" estão de acordo com o seu banco:

Former Member
0 Kudos

Olá Marco

Aqui na Silmáquinas temos todo o ambiente do B1 rodando perfeitamente em VM.

Tivemos duvidas em quanto de memoria e processamento alocar para o servidor, mas a vantagem da virtualização é esta, de gerenciarmos estes recursos conforme a necessidade.

Former Member
0 Kudos

Prezados, boa noite. Sou novo no mundo SAP e estava precisando de algum material na qual contenha informações de como instalar uma estrutura de 100 usuarios, no metodo cliente/servidor com SO Windows 2008 R2 e Oracle/Sql Server

Former Member
0 Kudos

Olá Marco, boa tarde.

O mais indicado neste caso realmente é se trabalhar com servidores separados, sobre a questão da virtualização não existe problema desde que, seja bem feita. O hardware necessário depende muito se esses servidores serão exclusivos para o SAP Business One, quais recursos irá utilizar e no caso do banco de dados, quantas bases serão disponibilizadas e se outros aplicativos irão fazer uso banco, política de backup e redundância.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Att.,

Marcelo Silva Santos

Former Member
0 Kudos

Rafael,

como vai? só mais uma duvida, qual seria a melhor licença sql para acoplar com SAP B1:

sql 20xx core

ou sql 20xx com cal usr?

se for liceça por user cada usuario sap tem que ter uma cal de acesso sql?

e se for core precisaria so 1 cal por cada core?

e em ambiente virtualizado?

Agradeço pela atenção.

Atenciosamente,

Marco F.

Former Member
0 Kudos

Olá,

Vou citar as minhas explicações.

É possível instalar o SQL Server 2008 em uma máquina e ter o Service Manager do SAP em outro micro, sem problemas. Na instalação do Service você indicará onde está o Servidor SQL.

Quanto a melhor configuração, nas documentações da SAP você pode encontrar indicações de hardware mínimo requerido. Não sei se tem especificando por quantidade de licenças, mas você poderá ter uma boa idéia do que é necessário.

Sobre ambientes virtualizados, temos clientes com esse ambiente, rodando perfeitamente. Atente para a quantidade de memória disponibilizada para essa VM e espaço em disco para futuros upgrades de PL.

Espero ter te ajudado.

Abraço!

Rafael Fontoura

Former Member
0 Kudos

Rafael,

agradeço pelas informações, realmente estava com duvidas sobre a possibilidade de instalar, em ambiente virtualizado, o banco e aplicativo B1 em servidores separados.

Atenciosamente,

Marco F.

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Aproveitando o gancho, estou com uma dificuldade também na instalação na verdade é uma configuração do Firewall do Windows server 2008, pois já tenho o B1 instalado e os client estão acessando, porém o acesso só ocorre quando o Firewall esta desativado, minha necessidade é ativar o Firewall e liberar somente as portas que o B1 utiliza. Já tentei liberar somente a porta 30000 e também as portas que o SQL utiliza, porém isso não adiantou. Com o Firewall ativado, o B1 retorna a mensagem que o Licence Manager precisa ser reiniciado e não permite o acesso às bases do sistema.

Não sei se o padrão de instalação é deixar o Firewall desativado mesmo.

Agradeço a ajuda.

Ronaldo Bonfim

Former Member
0 Kudos

Ronaldo, boa tarde.

Por favor, verifique se os serviços:

- B1DI_Server.exe

- B1License.exe

- ServerManager.exe

- etc

Estão liberados dentro de: Painel de Controle\Todos os Itens do Painel de Controle\Firewall do Windows\Programas Permitidos

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Att.,

Marcelo Silva Santos