cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Messagem AU075 - Valores do imobilizado nao foram lancaddos completamente

Former Member
0 Kudos

Prezados, recentemente configuramos duas areas de avaliacao IFRS para passar a lancar na contabilidade. Elas foram configuradas para lancar no razao pela opcao 4 - Area lanca inventarios diretamente e depreciacao. Contudo ao tentar encerrar o exercico de 2011, o sistema acusou a mensagem de erro " AU075 - Valores do imobilizado nao foram lancaddos completamente" . Os valores ja foram lancados conforme definida a configuracao. Se executarmos a ASKBN, os valores serao lancados em duplicidade. Alguem ja passou por esta experiencia? Este problema nao esta ocorrendo para os lancamentos decorrentes do calculo da depreciacao. Somente para as movimentacoes (aquisicoes, adiantamentos, baixas, etc).

Att

Andrea

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Como está configurado suas novas áreas de avaliação, poderia dar mais detalhes?

1) Como está a configuração da opção "Lançar no Razão";

2) Como está configurado na parte de administração de valores o campo "Valor de aquisição".

3) Como está a configuração de Valores de Aceitação. Cópia e identico a área 01?

Eu acho que pode estar havendo uma confusão pois quando a área lança periodicamente, ela não lança no mesmo momento no AA e na Contabilidade. Só lança no AA e depois que lança na contabilidade via ASKBN. Faça um teste configurando contas contábeis diferentes para área 01 e outra para área de IFRS. No momento que entra um valor na área 01, este é copiado para as outras áreas só no AA, não tem lançamento (reflexo) contábil ainda. Só rodando a ASKBN para refletir (pensando que seu lançar no razão está 4 e não 1).

Cenário de teste:

1) Crie o imobilzado

2) Faça uma compra para este (f-90 por exemplo)

3) Tire o saldo das contas contábeis da área 01 e da outra área de IFRS (FS10n ou FAGLB03)

4) Provavelmente o lançamento contábil só vai estar registrado na conta parametrizada da área 01.

5) Execute a ASKBN

6) Verifique o saldo da conta parametrizada da área de IFRS.

Vou tentar te ajudar pois acabei de configurar uma área para IFRS e tive que solucionar este problema.

Abraços,

Thiago Rabelo

Edited by: Thiago Rabelo on Jan 3, 2012 4:11 PM

Former Member
0 Kudos

Thiago, obrigada pela colaboracao. Descobri que a configuracao estava correta afinal. Embora o sistema tenha me obrigado a executar a ASKBN, pois nao conseguiria encerrar o exercicio sem isto, verifiquei que nao ocorreram lancamentos. Apos esta execucao, o encerramento foi possivel.

Grata

Andrea

Former Member
0 Kudos

Olá Andrea,

Infelizmente tenho que te informar que este procedimento é standard. Tive o mesmo problema e abri uma chamado na SAP e a resposta foi que o sistema realmente deve se comportar desta maneira.

Toda área paralela que lança inventários periodicamente ou diretamente vai replicar os lançamentos feitos na área 01.

Verifique a nota 715514. Nesta nota há mais detalhes de como funciona o sistema.

Sugestões de solução:

1) Criar a área como reavaliação, não administrando valores de aquisição e com a opção Lançar no Razão com 1 (lança em tempo real);

ou

2) Mudar a configuração da área para lançar somente depreciação periodicamente ou diretamente;

Pelo que andei estudando, no EhP 6, essa funcionalidade de Lançar periodicamente será obsoleta e as áreas paralelas lançarão em tempo real. Segue texto da nova funcionalidade:

FI-AA, Parallel Valuation

These enhancements in the area of fixed asset accounting render the assignment of depreciation area to ledger group of the general ledger fully transparent. With it, every depreciation area posting APC will be posting directly. A derived (delta) depreciation area will become obsolete.

Former Member
0 Kudos

Thiago, obrigada pelo apoio, mas o problema do sistema e que ele esta lancando no razao duas vezes o mesmo valor. No nosso caso esta correto a capitalizacao com copia da area 01. O problema e que o sistema executa este processo automaticamente e depois quer lancar novamente os mesmo valores, mediante execucao da ASKBN. Este e o problema. Eu configurei para ser lancamento automatico para nao precisar executar a ASKBN, mas nao esta funcionando. Somente a depreciacao nao esta ocorrendo esta situacao.

Grata

Andrea