cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Valor incorreto da ICMI quando PIS/COFINS calculados por pauta

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos,

segundo determinação da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), PIS e COFINS deverão ser calculados conforme a quantidade vendida, ou seja, por pauta. Abaixo o demonstrativo de um cálculo que seria o correto, considerando a venda de 1M³ de etanol:

VENDA PELO PRODUTOR (ETANOL HIDRATADO CARBURANTE) - M³

PREÇO SEM IMPOSTOS R$ 850,00

(+)PIS/COFINS R$ 48,00

(=)PREÇO + PIS/COFINS R$ 898,00

ICMS (:(1-12%)=:0,88) R$ 122,45

TOTAL R$ 1.020,45

No SAP, utilizando-se da pricing YVABRA, fórm. 320 para a condition ICMI, temos o seguinte resultado nos testes executados quando PR00 for igual a R$850,00:

PREÇO SEM IMPOSTOS R$ 850,00 - PR00

(+)PIS/COFINS R$ 48,00

ICMS (:(1-12%)=:0,88) R$ 121,67

TOTAL R$ 1.013,91 - ICMI

No exemplo acima, o SAP entende que o valor líquido seja R$844,24. Essa diferença de R$844,24 para R$850,00 corresponde a R$5,76, que é exatamente a porcentagem de ICMS sobre o valor de PIS/COFINS, ou seja, 12% sobre R$48,00 = R$5,76.

Efetuei alguns testes com o PIS e COFINS calculando em função da porcentagem e essa diferença não ocorre, ou seja, o valor informado em PR00 é exatamente o valor líquido.

Alguém já verificou essa situação?

At.

Marcio

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Márcio,

boa tarde!

Alguma solução para o problema citado?

Estou com uma diferença nos impostos após aplicação do EHP6 em um cliente onde temos umas aplicações de notas na fórmula 320 exatamente para pauta.

Agradeço se puder compartilhar.

Renato

marcioh_bell
Explorer
0 Kudos

Bom dia Renato, tudo bem?

estava buscando nas minhas documentações o que foi feito, por isso não consegui ser mais breve na resposta.

Eu resolvi esse problema a pouco tempo em uma outra usina. A minha solução foi configurar a condição de preço (PR00 ou cópia) com PIS  e COFINS inclusos. Caso você não conheça a configuração:

View J_1BKON1SDVV

Configurar a condição como Ctg. condição = H.

Deve resolver.

At.

Marcio H. Bell