cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

FF.5 - Desconto de Duplicata?

Former Member
0 Kudos

Prezados colegas,

Alguem já implementou desconto de duplicata?

Considerando que:

  • no desconto da duplicata a ocorrência bancário "02" do arquivo de retorno representa a entrada de dinheiro na conta

  • na cobrança normal não tenho contabilização na ocorrência "02"

Como diferenciar a categoria de operação numa mesma conta corrente?

Alguem já teve esse dilema?

Outra pergunta: Num retorno de cobrança normal, tenho como debitar DUPLICATA DESCONTADA ao invés de BANCO?

Pergunto isso, pois talvez eu possa usar apenas a ocorrência "06" e fazer BANCO (Deb) x DUPLICATA DESCONTADA (Cred) manualmente.

Já me sugeriram fazer uma ZFF.5, mas estou tentando evitar o "pior".

Obrigado e abraços.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Conforme thread abaixo:

A solução para esse caso é através de user exit envolvendo a tabela FEBEP.

0 Kudos

Olá Marssel,

Qual a thread, não saiu nada em sua resposta ....

No aguardo, obrigado!

Paulo Rosa

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Não achei o link que deveria ter colado alí, mas com a ajuda de um ABAP você poderá especificar uma user exit sem a necessidade de criação de um programa Z.

Outa coisa que tem que ser verificada pelo autor do thread Leandro Siqueira é que na ocorrência 02 de retorno de cobrança não deve haver nenhuma contabilização. Isso trata apenas de uma confirmação de que o título está no banco a espera do pagamento do cliente. O desconto é outra configuração.

Att.

0 Kudos

Oi Marssel,

Foi o que fiz, com a ajuda do Abaper encontrei a Exit perfeita.

Obrigado!

Paulo Rosa

Former Member
0 Kudos

Boa tarde senhores.

Esse tópico já fez aniversário, mas lembro-me que essa operação era especia e tinha sim contabilização no operação 02. Não tratava-se apenas de confirmação de registro de duplicata.

Nesse caso a operação 02 indicava o aceite da operação "DESCONTO DE DUPLICATA", que em vias práticas colocava na conta bancária o dinheiro que o banco estava pagando por aquela operação.

Apenas quando o cliente baixava a duplicata e vinha a operação 06 ocorria a liquidação.

Portanto, na verdade, o razonete seria (deb BANCO x cred DESCONTO DE DUPLICATA).

A Partida do cliente ficava em aberto e quando chegava o 06 no retorno baixava-se cred CLIENTE x deb DESCONTO DE DUPLICATA.

Por fim, isso realmente foi feito através da exit mágica da FF.5

Abraços.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Bem nesse caso está resolvido, mas pelo que você comentou isso dava pra ser feito sem exit. Essa operação 02 geralmente não usa regra de contabilização, pois o tipo de processamento apenas preencheria o nosso numero. Bastava criar uma regra de contabilização.